Black Friday - Congresso 2025
 

Nelson Ferreira Tavares Junior

Levantamento de processos e indicadores em área de Gerenciamento de Facilidades em Data Center de empresa do setor bancário

Benefícios do curso - A abordagem do MBA/USP - GF que aponta todas as possibilidades na Gestão de Facilidades em vários tipos de edifícios somada às várias visitas em edificações foi fundamental para a melhoria profissional.

Acrescentando-se a isso a possibilidade de conviver com profissionais da área e compartilhar experiências, ampliou meu leque de ferramentas para atuar com questões quotidianas na minha empresa.

Aumentou, também, a segurança no tratamento com fornecedores e clientes, pois ao compreender melhor o universo da gestão de facilidades, sinto-me confortável na maioria das situações que, antes, deixavam-me preocupado, ao analisar se a tomada de decisão seria a mais adequada.

O MBA em Gerenciamento de Facilidades tornou-se um divisor de águas na minha carreira.

Tese da monografia - Minha monografia teve como tema o “Levantamento de processos e indicadores em área de gerenciamento de facilidades em data center de empresa do setor bancário”, pois apesar de várias empresas possuírem grandes centros de processamento de dados, principalmente as instituições financeiras, até a elaboração dessa monografia, não se tinha muito material sobre Gerenciamento de Facilidades em Data Center, no Brasil.

Esse trabalho pretendeu preencher um pouco desse espaço, explicando como são importantes os indicadores dos processos relacionados ao gerenciamento de facilidades, e como esses indicadores influenciam na performance do edifício e de todos os produtos que ele oferece aos clientes da empresa.

Desde a segurança física com controles rígidos de acessos, até a área de conforto aos usuários, todos os processos mapeados e com indicadores específicos, colaboraram para um ganho de eficiência.

Alguns indicadores, nem sempre são ligados ao Gerenciamento de Facilidades, mas, como todos os processos desse edifício inter-relacionam-se, podemos atribuir ao GF, boa parte desse ganho, sendo alguns deles ligados à eficiência energética de elétrica e outros ao Ar condicionado.

Perfil

Possuo o MBA em Gerenciamento de Facilidades pela Poli-USP e o MBA em Segurança da Informação pela Fatec. Atualmente sou Analista de Infraestrutura Sr., atuando a mais de 30 anos no Bradesco inicie, em 1987, a área de Processamento de Dados da organização; em 1990 fui promovido para a área de mainframe - Processamento em Grande Porte; em 1993 promovi a instalação de PC (Personal Computer) no departamento; em 1996 atuei na Operação do Ambiente de Internet Banking da organização; em 2006 concluí a centralização de 50 departamentos da instituição; em 2008 auxiliei na consolidação de toda a área de TI no novo Data Center; e em 2010 fui responsável pela Certificação da ISO 27001 neste Data Center. No ano de 2012 passei a atuar na equipe de Gerenciamento de Facilidades como responsável pela manutenção dos processos e indicadores a serem levantados na área. Hoje, atuo no Almoxarifado, promovendo uma melhoria e migrando o setor para o centro logístico com implantação de sistemas de monitoração de ativos do departamento.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP