Condor
 

Maria Cristina de Queiroz

Gerenciamento de facilidades no Brasil em escolas privadas de ensino fundamental e médio

Benefícios do curso - O MBA/USP - GF trouxe-me, como real benefício, o fato de ter aprendido a lidar com adversidades. Dentro do conceito sistêmico de gestão de pessoas, processos e serviços relacionados à infraestrutura predial, surpreendi-me aplicando conceitos que aprendi durante o curso o que, rapidamente, trouxe-me a oportunidade de assumir a área administrativa/financeira da empresa que atuo hoje. Como a empresa desenvolve e implanta projetos de automação predial, sinto segurança em dizer que sei sobre custos e as dificuldades de se fazer uma manutenção, sobre as Normas que devemos atentar e sobre os cuidados com documentos que devemos manter.

Outro quesito que vale destacar no curso é sua ênfase na sustentabilidade. Tive a oportunidade de realizar economias significativas com uso adequado de água potável, com reciclagem de resíduos, com a otimização de sistemas de iluminação entre outros. 

Ainda me lembro da aula em que o Professor Moacyr disse que ao final do curso estaríamos capacitados a assumir o RH de uma empresa ou mesmo a administração. Sim! Comigo foi assim! A expansão das ideias e das alternativas para a solução de problemas tem sido um diferencial na minha carreira. Lição aprendida!

Tese da monografia - A tese da minha monografia foi o “Gerenciamento de facilidades no Brasil em escolas privadas de ensino fundamental e médio” e acredito que sua maior contribuição foi demonstrar a complexidade das atividades múltiplas que existem  dentro de uma escola e quanto o Gerenciamento de Facilidades pode contribuir como gerador de recursos. Na escola que foi base de estudos para a tese tive a oportunidade de vivenciar a redução de custos diversos (energia, água, reciclagem, serviços, entre outros) o que, ao final, contribuiu para redistribuição dos recursos para implementação de infraestrutura predial, compra de ativos diversos e treinamento para funcionários.

Outro fator importante foi o envolvimento tanto de pais quanto alunos em diversas atividades. Como na época a escola tinha apenas 20 funcionários para realizar a manutenção e também as atividades para a produção de teatros, festas e feiras, levamos a comunidade escolar, por meio da Gestão de Facilidades, a participar da organização dos eventos o que trouxe um sentimento de pertencimento e algum tempo depois, o nível de vandalismo em nossas instalações foi reduzido a zero.

Perfil

Como Gerente de Facilidades participei de projetos na integração administrativa do sistema e controle orçamentário e fui responsável pela Manutenção Geral dos edifícios e equipamentos,  pelo gerenciamento do atendimento e acompanhamento de empresas terceirizadas, avaliação de desempenho, gestão de reciclagem, otimização de espaços e conforto, organização de eventos, feiras e festas e pelo reúso de ativos, e programas de controle de manutenção e sustentabilidade. 

Fui responsável pela abertura e implantação da startup Cozzini do Brasil em 2000/2002.

Como Gerente Administrativa Financeira fui responsável pelo controle e supervisão de atividades financeiras e controle orçamentário,  gestão de compras dos produtos nacionais e importados,  definição dos parâmetros para as negociações junto a fornecedores dentro dos SLAs. Na Gestão de Recursos Humanos cuidei da implantação de rotinas junto a ferramenta ERP (Microsiga) resultando em dados para análise de KPIs entre outros incluindo relatórios gerenciais para tomada de decisão.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MAKITA

Mais lidas da semana

Operações

Qual é o impacto dos painéis solares de titânio na operação predial?

Nova tecnologia desenvolvida pela Universidade de Tóquio promete até 1.000 vezes mais eficiência que o silício

Operações

IFM de alta complexidade no condomínio Empresarial Senado

Inovação, segurança e melhoria contínua marcam a gestão de Gustavo Nicacio

Operações

Aeroportos adotam energia limpa para reduzir CO²

Solução elétrica substitui equipamentos a diesel, corta emissões e traz ganhos de segurança e eficiência para operações em solo

Carreira

Evasão de engenheiros e lacuna global: os riscos para o Facility Management no Brasil

A falta de profissionais técnicos é um desafio mundial que ameaça infraestrutura, inovação e sustentabilidade. No Brasil, o impacto sobre o Facility Management exige respostas rápidas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP