Black Friday - Congresso 2025
 

Marcos Maran

Modernização de sistema de ar condicionado. Estudo de caso de implantação de melhorias para um edifício de escritórios

Benefícios do curso - Realizar o MBA/USP - GF foi um divisor de águas em minha carreira. Até meu ingresso no curso, em 2002, eu praticamente só militava em grupos de manutenção e instalações industriais e na Abraman, cuja base de conhecimento é do setor industrial. A mudança começou quando conheci o Professor Moacyr em um evento em 2001 e ele me convidou, um ano depois, a participar da 1ª turma do MBA da Poli-USP.

Nesse curso tive a oportunidade de conhecer os conceitos e as práticas do Gerenciamento de Facilities naquilo que havia de mais moderno. Lá também tive o primeiro contato com os conceitos de Real Estate. Os conhecimentos adquiridos ajudaram-me muito no desenvolvimento das ações de operação/manutenção e, principalmente, nos planos de renovação/modernização do Cenesp. Tratava-se, agora, de enxergar um produto de base imobiliária e o que fazer para manter seu valor e consolidar sua competitividade no mercado de São Paulo. Afora isso, fiz um excelente networking com professores e colegas, uma amizade que permanece até os dias atuais. Entusiasmei-me tanto com a área de Facility Management, que acabei participando da fundação da Abrafac em 2004, lá exercendo várias diretorias, culminando com a sua presidência durante 4 anos.

Tese da monografia - Minha monografia, “Modernização de sistema de ar condicionado: estudo de caso de implantação de melhorias para um edifício de escritórios” foi baseada nos trabalhos planejados e executados no Sistema de Ar Condicionado do Cenesp. Tentei contribuir para com o mercado mostrando a estratégia e o plano de ação para o Retrofit do sistema de ar condicionado de todo o empreendimento, descrevendo as principais ações adotadas, como, as instalação de variadores de frequência para as bombas de água gelada, substituição de chillers e de válvulas controladoras de água gelada, implantação de rede de automação para todo o sistema entre outros. Por causa dessa monografia fui convidado a realizar o curso de mestrado na Escola Politécnica da USP, onde defendi, em 2011, minha dissertação Manutenção baseada em condição aplicada a um sistema de ar condicionado como requisito para sustentabilidade de edifício de escritórios. Ela está livre para consulta no site da USP e desde sua publicação, em 2012, já teve mais de 3000 downloads. Em 2013 fui convidado pelo Professor Moacyr a ministrar a disciplina de “Manutenção/Operação e Modernização do Ambiente Construído” no mesmo MBA do qual fui aluno anos antes, o que me dá muito orgulho e satisfação.

Perfil

Sou Engenheiro Eletricista (modalidade Eletrotécnica) formado pela USJT, com Pós-graduação em Gerenciamento de Manutenção pela FEI, MBA em Gerenciamento de Facilidades pela Poli-USP e Mestrado em Sistemas Prediais também pela Poli-USP. Trabalhei em empresas como a Cia Fabricadora de Papel-Klabin, empreiteira Alusa S/A, VASP (Viação Aérea São Paulo) e Cenesp (Centro Empresarial de São Paulo), onde iniciei como chefe da área Eletroeletrônica e depois assumi o cargo de Gerente do Departamento de Manutenção, Operação de Utilidades e Obras. No Cenesp reformulei toda a organização do departamento, os planos de manutenção e operação de utilidades, e fui um articulador do Plano Diretor de Retrofit, onde idealizei, contratei e gerenciei mais de 200 obras, culminando no Retrofit de toda sua fachada (cerca de 53.000 m²), obra ícone para um empreendimento idem. Depois de 29 anos no Cenesp de lá saí e agora estou com minha própria empresa, a Maran – Gestão de Ativos Físicos, onde pretendo contribuir com outras empresas na tarefa de consolidar e manter o valor de seu patrimônio imobiliário.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP