Benefícios do curso - Realizar o MBA/USP - GF foi um divisor de águas em minha carreira. Até meu ingresso no curso, em 2002, eu praticamente só militava em grupos de manutenção e instalações industriais e na Abraman, cuja base de conhecimento é do setor industrial. A mudança começou quando conheci o Professor Moacyr em um evento em 2001 e ele me convidou, um ano depois, a participar da 1ª turma do MBA da Poli-USP.
Nesse curso tive a oportunidade de conhecer os conceitos e as práticas do Gerenciamento de Facilities naquilo que havia de mais moderno. Lá também tive o primeiro contato com os conceitos de Real Estate. Os conhecimentos adquiridos ajudaram-me muito no desenvolvimento das ações de operação/manutenção e, principalmente, nos planos de renovação/modernização do Cenesp. Tratava-se, agora, de enxergar um produto de base imobiliária e o que fazer para manter seu valor e consolidar sua competitividade no mercado de São Paulo. Afora isso, fiz um excelente networking com professores e colegas, uma amizade que permanece até os dias atuais. Entusiasmei-me tanto com a área de Facility Management, que acabei participando da fundação da Abrafac em 2004, lá exercendo várias diretorias, culminando com a sua presidência durante 4 anos.
Tese da monografia - Minha monografia, “Modernização de sistema de ar condicionado: estudo de caso de implantação de melhorias para um edifício de escritórios” foi baseada nos trabalhos planejados e executados no Sistema de Ar Condicionado do Cenesp. Tentei contribuir para com o mercado mostrando a estratégia e o plano de ação para o Retrofit do sistema de ar condicionado de todo o empreendimento, descrevendo as principais ações adotadas, como, as instalação de variadores de frequência para as bombas de água gelada, substituição de chillers e de válvulas controladoras de água gelada, implantação de rede de automação para todo o sistema entre outros. Por causa dessa monografia fui convidado a realizar o curso de mestrado na Escola Politécnica da USP, onde defendi, em 2011, minha dissertação Manutenção baseada em condição aplicada a um sistema de ar condicionado como requisito para sustentabilidade de edifício de escritórios. Ela está livre para consulta no site da USP e desde sua publicação, em 2012, já teve mais de 3000 downloads. Em 2013 fui convidado pelo Professor Moacyr a ministrar a disciplina de “Manutenção/Operação e Modernização do Ambiente Construído” no mesmo MBA do qual fui aluno anos antes, o que me dá muito orgulho e satisfação.
Perfil
Sou Engenheiro Eletricista (modalidade Eletrotécnica) formado pela USJT, com Pós-graduação em Gerenciamento de Manutenção pela FEI, MBA em Gerenciamento de Facilidades pela Poli-USP e Mestrado em Sistemas Prediais também pela Poli-USP. Trabalhei em empresas como a Cia Fabricadora de Papel-Klabin, empreiteira Alusa S/A, VASP (Viação Aérea São Paulo) e Cenesp (Centro Empresarial de São Paulo), onde iniciei como chefe da área Eletroeletrônica e depois assumi o cargo de Gerente do Departamento de Manutenção, Operação de Utilidades e Obras. No Cenesp reformulei toda a organização do departamento, os planos de manutenção e operação de utilidades, e fui um articulador do Plano Diretor de Retrofit, onde idealizei, contratei e gerenciei mais de 200 obras, culminando no Retrofit de toda sua fachada (cerca de 53.000 m²), obra ícone para um empreendimento idem. Depois de 29 anos no Cenesp de lá saí e agora estou com minha própria empresa, a Maran – Gestão de Ativos Físicos, onde pretendo contribuir com outras empresas na tarefa de consolidar e manter o valor de seu patrimônio imobiliário.