Black Friday - Congresso 2025
 

Leandro Jubilato

Sistemática de alinhamento das operações de facilidades com as estratégias organizacionais

Benefícios do curso - Acredito que 3 foram os aspectos mais relevantes do curso: Primeiro: ampliar meu olhar sobre as coisas, pois o curso de MBA nos ensina a pensar de forma sistêmica sem perder a visão analítica. Isso torna o agente de Facilities hábil para a solução de problemas e, sempre que possível, hábil para antevê-los e atuar pro ativamente. No meu caso, específico, o aprimoramento das habilidades e competências a partir do MBA/USP - GF foi, e continua sendo, fundamental para atuar como gestor de operações de estacionamentos em condomínios, hotéis e outros empreendimentos imobiliários. Segundo: compreender que os edifícios são únicos, mas os anseios e as expectativas dos seus ocupantes são os mais variados possíveis, e o curso contribuiu para saber reconhecer esses pormenores e harmonizar os interesses de todos que fazem parte da “comunidade” que usa o empreendimento. Terceiro: valorizar a operação dos edifícios, pois será ela quem garantirá a perpetuidade de ocupação do empreendimento e o retorno do investimento.

Tese da monografia - A monografia apresentada teve como objetivo estabelecer uma “Sistemática de alinhamento das operações de facilidades com as estratégias organizacionais”, tomando uma montadora de veículos como estudo de caso. Entendo que a sua principal contribuição foi envolver o Agente de Facilidades nas discussões estratégicas da empresa de modo que este compreenda a sua importância no todo e, a partir daí, desenvolver as suas competências essenciais. A ideia foi criar uma rotina que precisa ser revisada periodicamente: primeiro, são apresentados os níveis estratégicos e como cada departamento da organização contribui para a realização dos objetivos corporativos; depois, é detalhada a estratégia e destacado os pontos de interface com as operações de facilidades  momento em que são definidos quais os atributos de desempenho devem ser atendidos pelo Gerenciamento de Facilidades. Por fim, realiza-se o diagnóstico das operações de facilidades, atribuindo valores conforme o nível de atendimento a cada requisito, e definem-se as ações a serem tomadas, isto é, se a empresa deve continuar investindo numa determinada operação, ou se ela deve redirecionar seus recursos, abrindo mão daquela operação sob sua estrutura.

Perfil

Sou Técnico em Edificações (ETFSP/1992), Arquiteto Urbanista (FAU-USP/1998) e MBA em Gerenciamento de Facilidades (PECE-EP-USP/2007), com mais de 25 anos de experiência nas áreas de arquitetura e construção civil. Como arquiteto atuei por nove anos nos departamentos de manutenção civil, obras e infraestrutura e plano diretor/planejamento estratégico da Mercedes-Benz do Brasil. Como consultor em real estate fui um dos responsáveis pela estruturação do departamento de estudos de mercado e vocação, formatação de produtos imobiliários e análises da qualidade de investimento da Ikann-Ivista (2007-2009); coordenador da equipe que desenvolveu o Plano de Desenvolvimento Sustentável de Vila Velha/ES. Em 2009, fundei a IXR Property Advisory, onde fui coautor de diversas consultorias em projetos de desenvolvimento urbano-imobiliário. Em 2015, associei-me a dois grandes empresários do setor de estacionamentos e fundamos a Estarte Parking Facilities, que hoje conta com 23 operações.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP