Black Friday - Congresso 2025
 

Fabio Sampaio Bordin

Estudo de aplicação, utilizando a metodologia para avaliação da qualidade em serviços chamada Servqual

Benefícios do curso - Acredito que o profissional que faz seu trabalho com entusiasmo agrega naturalmente conhecimento com a experiência que acumula no dia a dia, mas quando ele consegue complementar este aprendizado com uma revisão acadêmica, conceitual, atualizada e aplicável nos diversos aspectos que envolvem sua atividade, é possível visualizar novas possibilidades de melhorias de processo e de desempenho, além de defender as implantações com mais embasamento teórico, o que melhora as possibilidades de argumentação e convencimento. Confesso que exerci minha atividade na área de gestão de serviços por alguns anos com dificuldade de argumentar com algumas pessoas, no ambiente corporativo, que a qualidade na gestão de serviços é muito mais do que apenas o controle de processos e que estes devem estar focados para o bom atendimento das expectativas do público-alvo que deve ter sido pré-definido, quantificado e estudado no projeto de posicionamento da marca/empreendimento.

O MBA/USP - GF também foi uma oportunidade de ampliação do networking no mercado de Gerenciamento de Facilidades por meio dos professores, alunos, empresas e associações que ali desenvolvem atividades, o que ajuda bastante a acompanhar atualizações e tendências da área.

Tese da monografia - O foco do meu trabalho foi um “Estudo de aplicação, utilizando a metodologia para avaliação da qualidade em serviços chamada Servqual”. Esta metodologia avalia e quantifica a eficiência dos serviços a partir do entendimento da qualidade como sendo a diferença entre as expectativas e as percepções dos usuários de um determinado serviço.

O trabalho procurou, por meio do estudo de caso de avaliação da qualidade de serviços em um campus universitário, demostrar a aplicação dos conceitos teóricos da ferramenta Servqual como uma oportunidade de melhor identificação e gerenciamento das expectativas dos usuários em seus diversos níveis de interação com os serviços (levantamento das expectativas na visão do público alvo; interpretação destes desejos pelo ambiente corporativo; definição das ações de melhoria; percepções do usuário pelo serviço recebido) possibilitando o mapeamento e priorização das ações que agregam alto valor e que estão diretamente associadas a percepção de qualidade, satisfação, comportamentos de afinidade e fidelização ao serviço do usuário.

Perfil

Atuei no Instituto Mauá de Tecnologia como Coordenador de Planejamento para implementar as áreas de Marketing, Eventos e Comunicação de 1995 até 1998 quando fui promovido a Gerente de Manutenção e Serviços, cargo que exerci por 13 anos, administrando as instalações e serviços nos 2 campi da Instituição, que possuem aproximadamente 43.000 m2 de área construída incluindo 54 salas de aulas e 106 laboratórios para os cursos de Engenharia, Administração e Design. Em 2013 assumi a Superintendência de Planejamento e Desenvolvimento coordenando o novo Plano Diretor para o campus de São Caetano do Sul e o desenvolvimento de sistemas de informática para gestão e suporte aos processos administrativos, relativos às atividades de previsão orçamentária e gestão de aquisições de produtos. Procurei complementar minhas formações acadêmicas em Administração de Empresas/Comércio Exterior (Instituto Metodista) e Engenharia Mecânica (Escola de Engenharia Mauá), com os cursos: Especialização em Gerenciamento de Empresas e Empreendimentos da Construção Civil (Pece/USP); MBA em Finance Trading (Instituto Mauá de Tecnologia); e MBA em Gerenciamento de Facilidades (Pece/USP). Atualmente cursando MCR (Master of Corporate Real Estate) (Pece/USP) e CoreNet.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP