Black Friday - Congresso 2025
 

Fabiana Giannubilo Stumpf

Gerenciamento de Facilidades em Agências Bancárias: Critérios para Avaliação da Sustentabilidade Utilizando o LEED© FOR Existing Buildings

Benefícios do curso - O MBA/USP - GF me fez compreender que a área de FM é extremamente técnica. Para ser um bom profissional, além de experiência, é necessário ter conhecimento em diversas esferas de atuação. O assunto vai muito além do bom senso e da criatividade, como muitos pensam.

A área de FM, diversas vezes, não é reconhecida, pois muitos acham que poderiam fazer melhor, porém, não é tão simples assim.

O curso me deu mais segurança e clareza no entendimento de que antes de dar qualquer informação, é necessário analisar os fatos, e ter conhecimento na área de gestão de empreendimentos, manutenção, serviços, riscos e até financeira.

Tese da monografia - A tese de minha monografia foi “Gerenciamento de facilidades em agências bancárias: critérios para avaliação da sustentabilidade utilizando o LEED© For Existing Buildings”. Este tema, na época em que fiz o trabalho, era relativamente novo no Brasil. Estavam surgindo vários prédios certificados no País, na sua maioria na cidade de São Paulo, e o trabalho ajudou os profissionais da área à entenderem um pouco sobre o assunto.

Importante salientar que apesar de muitos prédios já “nascerem” certificados,  no caso do meu trabalho, tratava-se de um estudo de caso de uma agência bancária, que já funcionava e foi adaptada para ser um Green Building. Esta adaptação muitas vezes é custosa demais e a aprovação deste investimento é mais difícil.

Perfil

Antes de atuar na área de real estate, atuei no ramo de hotéis. Sou formada em Hotelaria e Administração, o que forneceu a base para área de FM. 

Em 1997 comecei na Compass Birmann, empresa que depois foi comprada pela LaSalle Partners e posteriormente passou para Jones Lang LaSalle (hoje JLL). Atuei como Assistant Building Manager no Birmann 11 & 12, passei a Property Manager, Facilities Manager, Gerente Regional e fiquei em Chicago por 10 meses em um programa de intercâmbio da JLL, quando trabalhei nas contas do Bank One e Bank of America.

Depois de 5 anos de atuação fui para BRC, empresa do grupo Cyrela, onde implantei e gerenciei o The Park Hall e o Faria Lima Financial Center.

Em 2005, comecei a trabalhar na área de Facilities Management da CBRE, local em que trabalhei por 6 anos nas contas American Express e EDS, como FM e Senior FM. Em 2010, passei de fornecedora à tomadora de serviços trabalhando desde então com fundos de investimento e cuidando como “proprietária” dos imóveis dos fundos, contratando e supervisionando o trabalho das administradoras, administrando os contratos de locação e atendendo aos locatários dos imóveis.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP