Black Friday - Congresso 2025
 

Ernesto de Gouveia Tavares Júnior

Comissionamento em Edificações

Benefícios do curso - O MBA/USP - Gerenciamento de Facilidades é um grande diferencial na vida profissional. A integração entre as atividades cotidianas de atendimento a clientes com qualidade de serviço e fundamentação e abordagem técnica de todos os aspectos envolvidos nas operações são bastante explorados durante o curso e acabam por fortalecer a percepção do profissional e a inserção deste no mercado. A visão sistêmica, tão difundida no curso, se torna a constante prática, permeando o entendimento empresarial, ajudando a qualificar posturas e procedimentos e consolidando conhecimento.

Tese da monografia - O “Comissionamento de edificações” é um processo técnico de verificações e ajustes, às quais se submetem as edificações e suas operações, e se aplica à construção civil (construções novas e retrofits) e na manutenção das edificações já em operação.

Visa a obtenção de economia de recursos, a correta verificação dos procedimentos de manutenção, a integração com aspectos ambientais, o conforto e segurança das edificações e a integração destes elementos com aspectos de automação predial, entre outros objetivos do processo.  

Historicamente, o processo de comissionamento tem sua origem nos ajustes das embarcações navais complexas (perfeita integração e funcionamento do conjunto) e seu uso estendeu-se às edificações em seus sistemas mais complexos como Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado. Atualmente, dado as constantes inovações de processos construtivos nos campos tecnológicos e as complexas necessidades das empresas, e visando a qualidade e confiabilidade das operações, o processo de Comissionamento em Edificações tem se tornado parte integrante do planejamento, construção e operação de edificações em países mais desenvolvidos. O processo ainda é pouco difundido no Brasil, pois o comissionamento por aqui se aplica mais a partes isoladas da edificação (instalações elétricas de média e alta tensão, sistemas de ar condicionado, predominantemente). A importância de se comissionar toda a edificação ainda não é largamente difundida na cadeia da construção civil em nosso país, sendo ainda encarado, muitas vezes, como um custo desnecessário.

Além de o procedimento do Comissionamento de Edificações ser um instrumento de apoio para o profissional de Facilities desempenhar com mais segurança o seu trabalho, afinal uma edificação comissionada é mais confiável e eficiente, é também um campo de mão de obra muito afeito à sua execução pelo próprio profissional de Facilities, dado o conhecimento e áreas de atuação deste profissional.

Perfil

Sou formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie. MBA em Gerenciamento de Facilidades pela Poli-USP. USP – Escola Politécnica – Fundação Paulo Vanzolini – Planejamento Estratégico na Construção Civil. Universidade Secovi - Incorporação Imobiliária. Universidade Secovi - Administração de Condomínios / Síndico Profissional.

Como Síndico Profissional há dez anos, atuando em condomínios residências e comerciais, busco oferecer soluções completas para a implantação e gestão desses empreendimentos por meio da experiência adquirida em sindicância profissional, atendendo a legislação vigente, agregando valores e operando com ética, aplicando metodologia própria desenvolvida. 

Dentre meus trabalhos destaco: Cond. Edifício Corporate Park (área total mantida de 39.000 m² e cerca de 60 colaboradores terceirizados fixos); Cond. Pedra Grande (área total mantida de 18.000 m² e 18 colaboradores terceirizados fixos); Cond. Edifício Saint George (área total mantida de 24.000 m², residencial com 160 apartamentos, 2 blocos e 11 colaboradores próprios);Cond. Edif. Diseño Campo Belo (área total mantida de 16.000 m², residencial com 108 apartamentos e 9 colaboradores terceirizados).

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP