Benefícios do curso - O MBA/USP - Gerenciamento de Facilidades é um grande diferencial na vida profissional. A integração entre as atividades cotidianas de atendimento a clientes com qualidade de serviço e fundamentação e abordagem técnica de todos os aspectos envolvidos nas operações são bastante explorados durante o curso e acabam por fortalecer a percepção do profissional e a inserção deste no mercado. A visão sistêmica, tão difundida no curso, se torna a constante prática, permeando o entendimento empresarial, ajudando a qualificar posturas e procedimentos e consolidando conhecimento.
Tese da monografia - O “Comissionamento de edificações” é um processo técnico de verificações e ajustes, às quais se submetem as edificações e suas operações, e se aplica à construção civil (construções novas e retrofits) e na manutenção das edificações já em operação.
Visa a obtenção de economia de recursos, a correta verificação dos procedimentos de manutenção, a integração com aspectos ambientais, o conforto e segurança das edificações e a integração destes elementos com aspectos de automação predial, entre outros objetivos do processo.
Historicamente, o processo de comissionamento tem sua origem nos ajustes das embarcações navais complexas (perfeita integração e funcionamento do conjunto) e seu uso estendeu-se às edificações em seus sistemas mais complexos como Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado. Atualmente, dado as constantes inovações de processos construtivos nos campos tecnológicos e as complexas necessidades das empresas, e visando a qualidade e confiabilidade das operações, o processo de Comissionamento em Edificações tem se tornado parte integrante do planejamento, construção e operação de edificações em países mais desenvolvidos. O processo ainda é pouco difundido no Brasil, pois o comissionamento por aqui se aplica mais a partes isoladas da edificação (instalações elétricas de média e alta tensão, sistemas de ar condicionado, predominantemente). A importância de se comissionar toda a edificação ainda não é largamente difundida na cadeia da construção civil em nosso país, sendo ainda encarado, muitas vezes, como um custo desnecessário.
Além de o procedimento do Comissionamento de Edificações ser um instrumento de apoio para o profissional de Facilities desempenhar com mais segurança o seu trabalho, afinal uma edificação comissionada é mais confiável e eficiente, é também um campo de mão de obra muito afeito à sua execução pelo próprio profissional de Facilities, dado o conhecimento e áreas de atuação deste profissional.
Perfil
Sou formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie. MBA em Gerenciamento de Facilidades pela Poli-USP. USP – Escola Politécnica – Fundação Paulo Vanzolini – Planejamento Estratégico na Construção Civil. Universidade Secovi - Incorporação Imobiliária. Universidade Secovi - Administração de Condomínios / Síndico Profissional.
Como Síndico Profissional há dez anos, atuando em condomínios residências e comerciais, busco oferecer soluções completas para a implantação e gestão desses empreendimentos por meio da experiência adquirida em sindicância profissional, atendendo a legislação vigente, agregando valores e operando com ética, aplicando metodologia própria desenvolvida.
Dentre meus trabalhos destaco: Cond. Edifício Corporate Park (área total mantida de 39.000 m² e cerca de 60 colaboradores terceirizados fixos); Cond. Pedra Grande (área total mantida de 18.000 m² e 18 colaboradores terceirizados fixos); Cond. Edifício Saint George (área total mantida de 24.000 m², residencial com 160 apartamentos, 2 blocos e 11 colaboradores próprios);Cond. Edif. Diseño Campo Belo (área total mantida de 16.000 m², residencial com 108 apartamentos e 9 colaboradores terceirizados).