Black Friday - Congresso 2025
 

Edson Campioni

A aplicação do conceito de acessibilidade em edifícios de escritórios

Benefícios do curso - Além de obter maior foco nas necessidades de minha profissão, como gestão das áreas financeiras, manutenção e serviços, o MBA/USP - GF trouxe-me conhecimento dos meus pares, profissionais que atuam em diversos ambientes de trabalho. Compreendi mais amplamente que o setor de facilities é um sistema da organização, constituído principalmente por processos gerenciais e de planejamento, onde as entradas são os recursos de vários tipos: humanos, financeiros, energéticos, naturais e tecnológicos e, principalmente, informação e os resultados são os serviços de suporte necessários, produtos da operação do edifício e de seus sistemas. Dimensionei que em todo esse sistema atuam influências externas, exercidas basicamente pela sociedade, mercados, organização e legislação, e internas, exercidas pelos diversos usuários e condições do edifício, seus sistemas e equipamentos. Estas influências interferem na forma como os processos de planejamento são desenvolvidos e, portanto, em seus resultados.

Tese da monografia - Com o título de “A aplicação do conceito de acessibilidade em edifícios de escritórios” minha monografia objetivou elaborar um guia prático que esclarece o conceito de acessibilidade nas empresas, fornecendo aos Gerentes de Facilidades o acesso a informações de forma rápida e abrangente de modo a sensibilizá-lo para a importância do uso correto dos conceitos impostos pelas normas e legislações vigentes (Lei Federal nº 10.098/2000, Lei Complementar nº 683/92 do Estado de São Paulo, Lei nº 8.213/91e Decreto nº 3.298/99), propiciando maior agilidade nas tomadas de decisão e na solução dos problemas a um custo compatível. 

A comparação dos custos de implantação no início do projeto e o custo da adaptação com o ambiente já em funcionamento encontrou uma relação de 1% para até 25% do valor investido, o que demonstrou ser ideal que os projetos já contemplem esse conceito antes que os ambientes sejam construídos.

Por fim, foi proposto um guia prático com recomendações para as adequações em forma de checklist, possibilitando, a partir da execução destas, o pleno uso por parte de todos.

Perfil

Sou Engenheiro Eletricista, graduado há 18 anos, MBA em Gerenciamento de Facilidades pela Poli-USP, com experiência de 16 anos na área de Facilities/Property/Manutenção/Operação, em empresa farmacêutica americana, gerenciadora e prestadora de serviços, atuando em edifícios, indústrias, centro de distribuição, data center, hospitais, shoppings, entre outros, destacando principalmente: gerenciamento de contratos e de pessoas, planos de manutenção preditiva e preventiva, automação de sistemas prediais, acesso, segurança, telefonia e dados, redução de custos com gerenciamento de contas de energia elétrica, água e afins, gerenciamento de documentação (AVCB, alvará de licença, Cetesb), controle orçamentário e custos, implantação de novos projetos (layout e sistemas prediais), programas de treinamento. 

Como objetivo de meu trabalho, busco integrar pessoas, espaço e tecnologia. Dentre as empresas que trabalhei destaco: JLL (2014), Grupo Brasanitas (2012-2014), CB Richard Ellis (2011-2012) e Merck Sharp & Dohme Farmacêutica Ltda. (1998-2011).

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP