Condor
 

Andrea de Jesus Filipe

Como criar acessibilidade em prédios já construídos

Benefícios do curso - O MBA/USP - GF ajudou-me a compreender melhor as tarefas e responsabilidades da área; outro ponto positivo foi a troca de experiência que obtive com profissionais que enfrentam a mesma realidade que eu. 

Com o curso, aprendi a estar aberta para mudanças e adaptar-me facilmente a novos projetos ou demandas que surgem no dia a dia, e isso me ajudou a ter menos medo de enfrentar situações que antes eu não teria coragem de encarar, ou seja, deixou-me mais segura para tomar decisões e fazer a gestão de equipes com formações diferentes. 

O MAB é bastante abrangente, nele aprendi desde a elaboração de planilhas para controle financeiro até métodos de recuperação de estrutura e fachadas. 

As aulas com o Professor Moacyr da Graça nos fizeram quebrar paradigmas e refletir sobre fatos/atividades/problemas de uma maneira diferente da que estávamos acostumados, além de simular hipóteses e soluções diversas para os mesmos problemas. Realmente foi o ponto alto.

Tese da monografia - A minha tese foi sobre “Como criar acessibilidade em prédios já construídos”. Nós, responsáveis por facilities, precisamos pensar em situações que podem ocorrer em nosso dia a dia, em maneiras de transformar o ambiente sem afetar ao usuário final. 

Essa monografia ajudou-me a entender melhor o cotidiano de uma pessoa com dificuldades motoras, além de compreender o funcionamento do edifício que foi utilizado como estudo de caso. Agregou-me maior conhecimento sobre o que podemos fazer em edificações já existentes, nas quais as grandes reformas são mais restritas em função de investimento, segurança e sustentabilidade da construção.

Perfil

Possuo formação em Engenharia Civil pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, concluída em 1999. Em 2002, retornei à Universidade Presbiteriana Mackenzie onde concluí a pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho. Em 2012 finalizei o MBA em Gerenciamento de Facilidades na Poli-USP. 

Atualmente trabalho em uma multinacional do segmento de Turismo Corporativo, onde atuo como Gerente de Facilidades. Sou responsável pela gestão das equipes terceirizadas de limpeza, bens de consumo alimentício e segurança, além de um quadro efetivo que executa o suporte relacionado à manutenção, compras internas e logística de um escritório de mais de 2.000 m2. 

Anteriormente, trabalhei na Dafiti (2011 a 2014) uma empresa de e-commerce, como Gerente de Facilidades, onde fui responsável pela gestão de 4.100 m2 e um CD - Centro de Distribuição - de quase 20.000 m2 e também na Serasa Experian (2004 a 2011), onde entrei como Engenheira de Segurança do Trabalho e finalizei como Coordenadora de Facilidades.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MAKITA

Mais lidas da semana

Operações

Qual é o impacto dos painéis solares de titânio na operação predial?

Nova tecnologia desenvolvida pela Universidade de Tóquio promete até 1.000 vezes mais eficiência que o silício

Operações

IFM de alta complexidade no condomínio Empresarial Senado

Inovação, segurança e melhoria contínua marcam a gestão de Gustavo Nicacio

Operações

Aeroportos adotam energia limpa para reduzir CO²

Solução elétrica substitui equipamentos a diesel, corta emissões e traz ganhos de segurança e eficiência para operações em solo

Carreira

Evasão de engenheiros e lacuna global: os riscos para o Facility Management no Brasil

A falta de profissionais técnicos é um desafio mundial que ameaça infraestrutura, inovação e sustentabilidade. No Brasil, o impacto sobre o Facility Management exige respostas rápidas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP