Black Friday - Congresso 2025
 

Andrea de Jesus Filipe

Como criar acessibilidade em prédios já construídos

Benefícios do curso - O MBA/USP - GF ajudou-me a compreender melhor as tarefas e responsabilidades da área; outro ponto positivo foi a troca de experiência que obtive com profissionais que enfrentam a mesma realidade que eu. 

Com o curso, aprendi a estar aberta para mudanças e adaptar-me facilmente a novos projetos ou demandas que surgem no dia a dia, e isso me ajudou a ter menos medo de enfrentar situações que antes eu não teria coragem de encarar, ou seja, deixou-me mais segura para tomar decisões e fazer a gestão de equipes com formações diferentes. 

O MAB é bastante abrangente, nele aprendi desde a elaboração de planilhas para controle financeiro até métodos de recuperação de estrutura e fachadas. 

As aulas com o Professor Moacyr da Graça nos fizeram quebrar paradigmas e refletir sobre fatos/atividades/problemas de uma maneira diferente da que estávamos acostumados, além de simular hipóteses e soluções diversas para os mesmos problemas. Realmente foi o ponto alto.

Tese da monografia - A minha tese foi sobre “Como criar acessibilidade em prédios já construídos”. Nós, responsáveis por facilities, precisamos pensar em situações que podem ocorrer em nosso dia a dia, em maneiras de transformar o ambiente sem afetar ao usuário final. 

Essa monografia ajudou-me a entender melhor o cotidiano de uma pessoa com dificuldades motoras, além de compreender o funcionamento do edifício que foi utilizado como estudo de caso. Agregou-me maior conhecimento sobre o que podemos fazer em edificações já existentes, nas quais as grandes reformas são mais restritas em função de investimento, segurança e sustentabilidade da construção.

Perfil

Possuo formação em Engenharia Civil pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, concluída em 1999. Em 2002, retornei à Universidade Presbiteriana Mackenzie onde concluí a pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho. Em 2012 finalizei o MBA em Gerenciamento de Facilidades na Poli-USP. 

Atualmente trabalho em uma multinacional do segmento de Turismo Corporativo, onde atuo como Gerente de Facilidades. Sou responsável pela gestão das equipes terceirizadas de limpeza, bens de consumo alimentício e segurança, além de um quadro efetivo que executa o suporte relacionado à manutenção, compras internas e logística de um escritório de mais de 2.000 m2. 

Anteriormente, trabalhei na Dafiti (2011 a 2014) uma empresa de e-commerce, como Gerente de Facilidades, onde fui responsável pela gestão de 4.100 m2 e um CD - Centro de Distribuição - de quase 20.000 m2 e também na Serasa Experian (2004 a 2011), onde entrei como Engenheira de Segurança do Trabalho e finalizei como Coordenadora de Facilidades.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP