Condor
 

Alan Vieira Santin

Diretrizes para o gerenciamento de facilidades quanto a continuidade dos negócios no setor bancário

Benefícios do curso - O MBA/USP - GF, além de abordar aspectos técnicos, legais, de sistemas, de serviços entre outros, amplia a visão da real participação do Gestor de Facilidades em decisões estratégicas e de planejamento da empresa, demonstrando a crescente importância e valorização desse profissional.

A troca de informações entre alunos e professores é de grande valia. Algumas das aplicações diretas estão ligadas à avaliação e implantação de SLAs, políticas internas e procedimentos, sistemas de contingência, otimização de espaços, revisão de contratos e redução de custos, melhoria no planejamento e execução dos serviços e maior controle das ações e do budget. Essas mudanças trouxeram maior confiança e permitiram que a área tivesse maior visibilidade e participação nos projetos, tornando-a mais colaborativa nas decisões da empresa.

Tese da monografia - Busquei por meio do meu trabalho de conclusão de curso “Diretrizes para o gerenciamento de facilidades quanto a continuidade dos negócios no setor bancário” trazer algumas das principais informações que o Gestor de Facilidades deve se atentar antes, durante e após a implantação da empresa, visando a mitigar perdas financeiras e até mesmo humanas. O trabalho contém uma abordagem geral um pouco mais conceitual e posteriormente traz pontos específicos de verificação, com listas diversas sobre legislação, questões técnicas e operacionais, de avaliação/escolha da localização e etc. Além disso, são indicadas diretrizes e procedimentos preventivos e corretivos que visam a não interrupção das atividades da empresa e, caso ocorram, para que a retomada seja realizada o mais rápido possível.

Apesar de direcionado para o setor bancário, grande parte da monografia pode ser aproveitada por empresas de diversos ramos.

Perfil

Sou Gerente de Facilidades. MBA em Gerenciamento de Facilidades pela Poli-USP, pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pela FEI-SP e graduado em Arquitetura e Urbanismo pela PUC-Campinas. Trabalhando há 12 anos em empresa de grande porte/multinacional, atuei inicialmente como Coordenador de Expansão em âmbito nacional e assumi a Gestão de Facilidades da empresa em 2011, reestruturando a área e passando a ser o responsável pelo patrimônio, frota, serviços gerais (segurança, limpeza, expedição e etc.), manutenção/reformas de todos os sites e filiais. Implantei novos controles e procedimentos, mitigando riscos operacionais e perdas com impactos financeiros, além de realizar uma revisão dos contratos para a otimização dos serviços sobre responsabilidade da área.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MAKITA

Mais lidas da semana

Operações

Qual é o impacto dos painéis solares de titânio na operação predial?

Nova tecnologia desenvolvida pela Universidade de Tóquio promete até 1.000 vezes mais eficiência que o silício

Operações

IFM de alta complexidade no condomínio Empresarial Senado

Inovação, segurança e melhoria contínua marcam a gestão de Gustavo Nicacio

Operações

Aeroportos adotam energia limpa para reduzir CO²

Solução elétrica substitui equipamentos a diesel, corta emissões e traz ganhos de segurança e eficiência para operações em solo

Carreira

Evasão de engenheiros e lacuna global: os riscos para o Facility Management no Brasil

A falta de profissionais técnicos é um desafio mundial que ameaça infraestrutura, inovação e sustentabilidade. No Brasil, o impacto sobre o Facility Management exige respostas rápidas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP