Por Léa Lobo
A Escola Politécnica, por meio de seu corpo docente e seus ex-alunos, tem contribuído de maneira significativa para o desenvolvimento do setor, organizando, disseminando e alinhando o conhecimento técnico. É tradição desta escola a formação de profissionais altamente capacitados a exercer cargos de liderança em diversos setores da sociedade. A atividade de Gerenciamento de Facilidades é organizada a cada dia com acelerada taxa de crescimento. O setor apresenta hoje um nível mais alto de maturidade, gerando inúmeras oportunidades de negócio e de emprego qualificado. O reconhecimento da importância da gestão profissional do ambiente construído é atualmente uma realidade em todo o País, notadamente nos grandes centros urbanos.
É para celebrar o valor deste trabalho, o aniversário de 15 anos do MBA/USP - Gerenciamento de Facilidades e também o World FM Day, que no dia 17 de maio celebra o dia mundial do facility manager, destacamos a seguir o resultado de mais uma das importantes ações exercidas pela Escola Politécnica, cumprindo o seu papel enquanto instituição de ensino inovadora, agregando a experiência de mais de um século de existência, também contribuindo para o desenvolvimento do mercado de Facilities Management.
O MBA/USP - Gerenciamento de Facilidades é realizado sob a responsabilidade do Grupo de Ensino e Pesquisa em Sistemas Prediais, do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica da USP. O curso é operacionalizado por meio do programa Poli-Integra. O leitor acompanha, nas próximas páginas, a experiência de 40 ex-alunos que se graduaram nestes últimos quinze anos. A monografia completa dos entrevistados pode ser acessada no www.teses.usp.br
O COMEÇO DO MBA DE FACILITIES NO BRASIL
“No final da década de 1990 tínhamos na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo uma disciplina de Pós-Graduação em Manutenção Predial. Naquela época eu já ouvia falar sobre Facilities Management, que era uma atividade praticamente desconhecida no Brasil. Examinei o assunto em profundidade e pude ver claramente a tendência ao crescimento, a exemplo do que vinha ocorrendo em outros países. Procurei, então, verificar como estava a atividade no Brasil conversando com as lideranças de algumas empresas estrangeiras que já operavam no País e percebi uma carência de profissionais munidos de ferramental teórico e prático. Meditando sobre a questão, julguei ser oportuna a criação de um curso de especialização sobre o assunto. Verifiquei quais seriam as exigências para isto e passei a pensar sobre o conteúdo de uma formação dessa natureza. Escolhidas as disciplinas, detalhei o conteúdo com a ajuda inestimável do Rogério F. Santovito Filho, que cursava Pós-Graduação em Real Estate na Escola Politécnica e trabalhamos intensamente para dar corpo ao curso. Havíamos definido 14 disciplinas para englobar o conteúdo necessário. Isto feito, passei a escolher os membros do corpo docente e a efetivar os convites que, uma vez aceitos, deram origem a uma adequação do conteúdo das disciplinas em função do perfil, da história e da experiência de cada professor. Anexamos toda a documentação necessária e montamos o processo para aprovação nos órgãos competentes da estrutura da Universidade de São Paulo, a começar pelo Conselho do Departamento de Engenharia Urbana e de Construção Civil. O curso foi denominado MBA/USP - Gerenciamento de Facilidades, após uma certa controvérsia sobre a expressão na língua portuguesa. O processo correu normalmente e em 2002 iniciamos a primeira turma.
Aprendemos muito com o curso. Para calibrá-lo, em sua primeira versão, determinei a mim mesmo assistir a todas as aulas para adquirir mais sensibilidade com relação ao conteúdo. Percebi que a maior dificuldade estava em ministrar um conjunto heterogêneo de disciplinas para um público diversificado. O Gerenciamento de Facilidades exige conhecimento amplo em diferentes áreas e os alunos da primeira turma, assim como os estudantes das turmas seguintes, tinham formação em Engenharia, Arquitetura, Administração de Empresas, Economia e outras menos frequentes. Foi um grande desafio compatibilizar o conteúdo para diferentes formações acadêmicas. Desde sua turma inicial, o curso já sofreu algumas revisões: na primeira, ampliamos o elenco de disciplinas de 14 para 16; na segunda, fizemos uma revisão de conteúdo; e na terceira, aumentamos a densidade fazendo uma compactação de 20% no total de horas. Com o passar do tempo, um grupo de alunos, professores e membros do GAS e do GRUPAS, fundou a Abrafac que vem até hoje trabalhando na divulgação da atividade e defendendo os interesses do setor.
Muitos foram os alunos que se formaram e vêm alcançando posições de liderança com o merecido destaque profissional. Procuramos, acima de tudo, gerar profissionais com a devida capacitação para exercerem a posição com dignidade e empunharem a bandeira de que poderemos construir a base para um mundo de melhor qualidade para as pessoas.
Desde a criação do curso desenvolvemos inúmeras atividades extraclasse trazendo profissionais de renome para a realização de palestras e conferências. Em 2010 sediamos a International Conference in Facilities Management do CIB - International Council for Research and Innovation in Building and Construction - tendo recebido aqui no Brasil a elite acadêmica mundial em Gerenciamento de Facilidades. Isto trouxe ao MBA/USP - GF um reconhecimento internacional, o que é algo muito significativo. Temos contato com outros cursos no mundo, o que nos mantém atentos às constantes mudanças, permitindo assim evitar a obsolescência natural com o passar do tempo e possibilitando que sejamos hoje um curso consolidado e reconhecido por ex-alunos e pelo mercado.
Neste ano em que completamos 15 anos de existência (um dos mais antigos do mundo) posso olhar para trás e ver que o trabalho realizado não foi em vão e que fez, sim, muita diferença para o desenvolvimento de GF no Brasil, em particular na cidade de São Paulo. Posso também olhar para frente e perceber que inúmeras mudanças virão. Assim, devemos estar permanentemente reciclando e atualizando os procedimentos para que o MBA/USP - GF mantenha sempre a sua posição pioneira e de liderança acadêmica em Gerenciamento de Facilidades no Brasil.
Não posso deixar de agradecer a todos os professores e funcionários que tornaram isso possível. Agradeço também aos alunos que, perseverantes, nos acompanharam e toleraram todos os erros que foram cometidos. Agradeço ao Rogério Santovito Filho pelo empenho e dedicação no tempo em que participou conosco e espero que continue com a missão na Alemanha, onde mora atualmente.
É sempre gratificante construir algo em se acredita. Fico feliz por estarmos onde chegamos”.
Prof. Dr. Moacyr E. A. da Graça, Coordenador do MBA/USP - Gerenciamento de Facilidades
FDTE-Gerenciamento de Ativos Imobiliários Corporativos
Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
Departamento de Engenharia de Construção Civil