Black Friday - Congresso 2025
 

Design de ponta a ponta

SVP Técnico, Construção e Design da AccorHotels América do Sul, Paulo Mancio anuncia o apartamento do futuro e os novos eixos estratégicos da rede hoteleira na busca por tornar inesquecível a experiência do usuário - objetivo que impacta diretamente Facilities Management

Por Érica Marcondes

A AccorHotels parece não ter sentido a crise, pelo menos não na mesma intensidade dos demais nichos de negócios. O ano de 2016 foi recorde em entrega de empreendimentos: 31 novos hotéis na América do Sul, onde a rede contabiliza a operação de 289 hotéis (dos quais 252 estão no Brasil). Além disso, 40 foram renovados e a promessa é de que 2017 siga em um ritmo semelhante.

Os bons ventos sopram de um movimento de transformação, da aposta forte em design, tecnologia e sustentabilidade – eixos estratégicos que visam acompanhar a sociedade e, mais do que isso, atender os diferentes perfis do novo hóspede.

Paulo Mancio, SVP Técnico, Construção e Design da AccorHotels América do Sul, diz ser fundamental buscar inovações, não somente na indústria da hospitalidade, mas nos mais diversos universos que compõem a experiência de uma viagem. 

“Percebemos que aquele produto em que éramos extremamente vencedores – os nossos projetos standards –, há dois anos começou a mudar. Hoje a proposta é oferecer uma dose muito mais forte de design e customização, levando em conta a localização do empreendimento. Em outras palavras: é necessário ousadia, conhecimento apurado sobre novas tecnologias, rigor técnico e muita criatividade para valorizar a hospitalidade e a experiência das pessoas nos ambientes de um hotel”, afirma o executivo, que está na empresa desde 2002.

Um exemplo de como o design pode ser poderoso é o ibis Styles São Paulo Anhembi, inspirado na história da aviação. Até mesmo o entorno colabora para essa atmosfera, uma vez que está situado próximo ao Campo de Marte, aeroporto para aviação geral, executiva, táxi aéreo e escolas de pilotagem, e à Praça Campo de Bagatelle, onde há uma grande réplica em metal do 14 Bis, avião no qual Alberto Santos Dumont fez o seu famoso voo em Paris, em 1906.

No interior do hotel, o piso do lobby simula uma pista de decolagem a fim de conduzi-lo a uma viagem inesquecível. No bar, sente-se em poltronas de aviões e seja recebido pela equipe com um animado serviço de bordo. Nos outros andares, os corredores azuis são o caminho para os 187 quartos com camas de nuvens.

Surpreso? Então veja esta outra proposta: inaugurado em setembro, o Mama Shelter Rio de Janeiro, localizado no bucólico bairro de Santa Teresa, é a marca mais descolada da rede AccorHotels e com tarifas interessantes (diária a partir de R$ 229).

Com assinatura do designer Philippe Starck, os espaços de convívio e lazer refletem uma decoração com muita personalidade, além de programação cultural, bar e restaurante abertos ao público geral, e 55 quartos com atrativos extras. “Um lugar para se divertir e, quem sabe, até dormir”, brinca Mancio.

Ele lembra que a meta é fornecer aspectos únicos e criativos dentro dos empreendimentos. “Não queremos entender apenas do produto, mas também do ser humano que vai usufruir dos nossos serviços. O cliente é cada vez mais plural, quer conhecer novos horizontes, ter experiências únicas e personalizadas”.

Desestruturar para melhor reorganizar

Aliás, fugir do padrão é uma das lições desta reportagem. Sabe aquele projeto hoteleiro que apresenta um espaço para recepção, outro para um bar e um terceiro para o restaurante? Esqueça! Trata-se de um conceito que caiu por terra diante da mudança de comportamento das novas gerações.

O projeto deve nascer com foco no design – contemplando não somente a estética, mas principalmente a funcionalidade. “Hoje, o lobby tem múltiplas funcionalidades. Lá, você pode pedir um café, realizar o seu check-in, participar de uma reunião de negócios. O design acaba desestruturando e reorganizando de uma forma integrada e inteligente o business da empresa”. A estratégia vem atrelada a outro investimento pesado: alimentos e bebidas. Atrair o usuário para dentro dos hotéis, onde o design e a qualidade dos serviços são muito diferenciados.

Uma das revitalizações mais recentes nesse sentido transformou o hotel Pullman São Paulo Vila Olímpia em um point não só para hóspedes, mas também para executivos e executivas que trabalham nas proximidades e escolhem o local para esticar a noite.

O bar é a primeira coisa que o usuário avista no cenário. O HUB Food Art Lounge é um espaço convidativo que une bar, lounge e restaurante para curtir e consumir. Também recebe uma série de eventos culturais, a exemplo do Art Battle, que traz artistas para competições ao vivo, disputando o voto do público para consagrar o vencedor da noite, enquanto os tradicionais happy hours acontecem às quintas e sextas-feiras.

Abertura de portas por celular 

Outra novidade do Pullman São Paulo Vila Olímpia é a abertura de portas por celular, desde 12 de dezembro o primeiro hotel da América do Sul a adotar a tecnologia. O sistema implantado pela Assa Abloy Hospitality visa proporcionar uma experiência diferenciada desde o check-in, com mais agilidade e segurança. Funciona assim: sem precisar se dirigir à recepção, após a confirmação da reserva a partir do check-in online, o hóspede recebe um e-mail para baixar o aplicativo e habilitar a chave eletrônica para aquela determinada estadia. Em hospedagens futuras, tudo fica mais rápido e cômodo para acessar o quarto: ele recebe uma nova chave digital para o aplicativo já instalado. Todos os hotéis da rede recém-inaugurados já vêm com a solução.

Forte envolvimento de FM

E isso tudo tem um impacto muito interessante para a área de Facilities Management, lembrando que a rede sempre teve uma preocupação latente com a infraestrutura de suas instalações.

Isso porque, FM bem-feito não se atém ao dia a dia. Ele nasce no projeto de uma forma inteligente. E projeto é planejamento, ressalta Mancio. “Quando você começa a pensar bem seu projeto, com certeza a gestão será mais adequada, moderna e eficaz. Esse novo design impacta positivamente na operação, porque os espaços serão curingas, multifuncionais, flexíveis, evitando rearranjos de layout. Hoje pode ser uma recepção, à noite uma balada e amanhã um espaço para reuniões ou uma sala de aula. Junto com ele nada mais natural do que pensar um mobiliário também flexível. É uma questão de tornar nossos espaços inteligentes, preparados para atender esse novo mundo”.

Além do mais, a questão da infraestrutura dos edifícios da rede está intimamente ligada ao tema sustentabilidade, que segue o programa Planet 21, cujos guidelines são colocados em prática com rigor no projeto, implantação e operação dos empreendimentos, na escolha dos equipamentos e tecnologias para eficiência e até mesmo no comportamento dos colaboradores e na forma como fornecedores e clientes são influenciados.

“Sustentabilidade não é discurso. É um tema vasto, intenso, sério e de retorno para a empresa. Quando falamos no uso consciente dos recursos naturais, estamos nos referindo a um assunto que tem um impacto enorme no meio ambiente, na sociedade e nos resultados da empresa. Essa é uma preocupação pra gente”, ressalta ele, com orgulho inclusive do novo projeto da compra de energia no mercado livre, que em janeiro contabilizou sete hotéis e economia de 20% no mesmo mês.

Tecnologia para mais performance 

Para auxiliar essa gestão eficiente, entra em cena a tecnologia. Vanguarda em sistemas de climatização, a AccorHotels implementou recentemente no Caesar Park Ipanema, no Rio de Janeiro, uma reforma completa do ar condicionado, que traz soluções tecnicamente mais confortáveis e acusticamente mais interessantes.

Novos sistemas de iluminação – que oferecem mais conforto, qualidade, performance luminotécnica e eficiência energética – também estão sendo incorporados aos empreendimentos, além de um novo sistema de duchas que reduziu o consumo hídrico de 12 litros para 5,6 litros por minuto, sem perder em performance, graças a uma moderna solução de turbilhonamento que proporciona a maior vazão de água da categoria.

“O FM é um eixo estratégico nesse negócio. A experiência de um banho bom ou ruim é praticamente instantânea na avaliação do hóspede. Hoje ele é o rei. Ele sai do nosso hotel e compartilha a sua experiência em redes sociais e canais especializados”, conta Mancio. Esse dado é tão significativo que 30% da remuneração dos gerentes da rede é baseada na nota que a unidade recebe nos sites de avaliação, conforme citou o CEO Patrick Mendes em entrevista à Você S.A. de fevereiro deste ano.

Apartamento do futuro

Um item novo e relevante a ser observado quando a meta é proporcionar uma experiência positiva para o hóspede é a conectividade. Afinal, com ela vem tudo: televisão, acesso à internet, telefone. E, nesse sentido, a rede hoteleira também traz tecnologias de vanguarda. A promessa é de que essas novidades façam parte do Apartamento do Futuro, cujas surpresas despertarão a vontade de dormir e ao mesmo tempo de não dormir, e não ir embora. 

Mancio forneceu algumas pistas do que poderá ser visto durante a segunda edição do Prêmio Design & Technical Summit – evento que visa antecipar tendências e promover a próxima geração de profissionais do setor hoteleiro, com data marcada para 20 de junho, em São Paulo (saiba mais como participar no Portal INFRA).

O “banheiro do amanhã”, por exemplo, poderá receber uma película que será um adesivo que vira uma televisão. Ou essa mesma película poderá revestir o frigobar para que o usuário visualize os preços dos produtos, a propaganda de uma bebida ou qualquer outra coisa. Imaginação é o que não falta, assim como o trabalho intenso das áreas de Facilities Management e Tecnologia da Informação para mostrar o que serão as novas demandas desse segmento. “Nosso investimento em capital intelectual continua bastante forte. Da mesma forma, estamos abertos às novas tecnologias e ideias, sistemas mais performáticos de ar condicionado, elétrica, hidráulica etc. Qualquer boa ideia é muito bem-vinda, inclusive de novos fornecedores”, confidencia o executivo. “Nossa preocupação é de que amanhã vai ser diferente. Estamos sempre pensando em como inovar e encantar o cliente. Acreditamos em um legado de design e sustentabilidade. Não existe negócio no mundo que não esteja ligado a esses dois temas”, conclui.

Confira esse conteúdo também na versão digital da Revista INFRA (clicando aqui)

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP