QUESADA ADVOGADOS REPAGINA SEU ESCRITÓRIO
Situado em um dos prédios mais tradicionais do Centro do Rio de Janeiro, o escritório de advocacia Quesada contratou a arquiteta Kátia Ibrahim para dar uma repaginada no ambiente de trabalho, cuja execução da obra ficou a cargo da RJ Martins Arquitetura. A marcenaria serviu como fio condutor do projeto, dando espaço a um projeto contemporâneo com algumas referências clássicas. Medindo 150 m², o escritório tem iluminação La Lampe, em todos os sete ambientes. Na recepção, Ibrahim optou por aplicação de revestimento cerâmico wave white nas paredes, armário em madeira freijó e cadeira Herman Miller. A sala do Diretor, Alexandre Quesada, recebeu papel de parede Orlean, mesa Alberflex e painel em freijó com detalhes de curvas do revestimento cerâmico usado na recepção. A mesma madeira forma um painel em “U” na sala de reuniões, mobiliada com mesa Alberflex. Para o banheiro dos clientes, cuba de apoio com coluna Deca em marrom fosco, torneira curva de piso tube (Deca) em gold matte e bacia sanitária da linha Carrara (Deca), também em tom marrom fosco. Já no banheiro dos advogados, Ibrahim usou a mesma bacia sanitária, combinando com uma cuba Deca de apoio trapezoidal, torneira de parede Sky e bancada de silestone branco Capri polido. A sala dos advogados teve paredes forradas com papel Orlean, além do logo aplicado sobre painel em freijó. Na área de circulação, o mesmo painel de freijó da marcenaria recebeu iluminação indireta.
NOVO TERMINAL DO AEROPORTO INTERNACIONAL DE BH
A Bacco Arquitetos projetou a reforma do novo Terminal do Aeroporto Internacional de BH, que propôs a instalação de diversas áreas comerciais na sala de embarque, conceito já utilizado em outros aeroportos no mundo.
O projeto do Terminal existente, elaborado pelo arquiteto Milton Ramos, é um legado para arquitetura brasileira. Neste sentido, a proposta do trabalho desenvolvido procurou preservá-lo ao máximo e adaptá-lo às novas necessidades do aeroporto. No Terminal 1, o grande desafio foi dar sequência à qualidade do projeto. Seria impossível conceber, no atual contexto, uma rampa ou uma escada como as existentes no prédio inaugurado em 1984, de uma beleza e qualidade de execução indiscutíveis.
A cobertura de vidro foi reconfigurada para assegurar melhor conforto térmico para os passageiros. A Bacco procurou resgatar alguns dos conceitos originais de Milton Ramos, liberando o espaço da antiga rua, que havia sido transformada em canteiros que bloqueavam a passagem, e que hoje, apesar de coberta voltou a ser uma rua.
O desafio do projeto do novo Terminal foi tratar a dimensão do novo píer, que incorporou mais de 600 metros ao terminal existente. Os dois terminais são integrados e o percurso atinge mais de um quilômetro de extensão num salão único.
O amplo pé direito que permitirá, no futuro, a instalação de novas áreas comerciais, privilegiou a incidência da luz natural criando uma diferenciação no espaço projetado, tanto pela abertura das janelas na parte superior como no ritmo musical dos brises que protegem do sol. Os blocos onde estão situados os sanitários e as diversas instalações técnicas necessárias desenham o ritmo da fachada no lado terra. Três conjuntos de esteiras rolantes auxiliam minimizar o tempo de percurso dentro do terminal.
A ideia que orientou a implantação do novo terminal foi a exploração do pátio de aeronaves já existente, incluindo uma diagonal que irá garantir a circulação dos aviões e permitirá as possiveis expansões de áreas de exploração comercial e a implantação de novos terminais no lado terra. Além disso, essa solução minimizou as interferências no sistema viário durante a obra.