Por Léa Lobo
A Revista INFRA foi convidada para conhecer, em Porto Alegre/RS, a Central de Inteligência da Sodexo On-site, unidade da empresa onde é possível o cliente acompanhar como é o dia a dia dos serviços integrados de alimentação e de facilities. Na ocasião, conversamos com o atual Presidente da companhia, Mauro De Marchi; com o Supervisor Administrativo – Frotas, Viagens, Serviços Gerais e Facilities, Edgar Pereira de Quadros; com Marilde Fontana, Gerente da Plataforma Food; e com Gabriela Cardoso, Gerente do Restaurante.
No Brasil, atuando no segmento há mais de 35 anos, com 35 mil colaboradores e cerca de duas mil unidades operacionais, a empresa oferece Serviços On-site – Alimentação e Facilities Services, com uma ampla gama de serviços integrados e atende a clientes de vários segmentos em todo o território nacional. Na Central de Inteligência da empresa (antigo site da gaúcha Puras, que foi adquirida pela francesa Sodexo em setembro de 2011), os clientes encontram, inclusive, uma maquete que mostra uma edificação com todos os serviços ofertados pela companhia, que além de traduzir bem a importância dos serviços integrados, ajuda no treinamento dos próprios colaboradores que conseguem ter uma visão sistêmica de todas as frentes em que atuam e entender melhor todo o fluxo dos processos do negócio da companhia.
Ativo do grupo desde 2007, sendo os últimos cinco anos como CFO da Sodexo On-site Brasil, Mauro De Marchi agora é o novo Presidente no Brasil, que acaba de desembarcar em São Paulo, vindo da unidade. Enquanto CFO, o Executivo foi o responsável por consolidar a Integração da Puras pela Sodexo. A partir de agora, De Marchi se reportará à Chairman Global das Regiões, Lorna Donatone. A mudança acontece juntamente com a reestruturação do modelo de negócio da divisão e tem como objetivo reforçar ainda mais o comprometimento da empresa com o crescimento do País. Com a nova estrutura de trabalho, a Sodexo On-site será segmentada pelas seguintes áreas de atuação: Corporativo, Saúde, Educação e Energia e Recursos, especificando melhor o nível de atendimento que cada segmento demanda.
De Marchi, que é formado em Ciências Contábeis e possui MBA em Administração Financeira com especialização em Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), disse que pretende colaborar com o desenvolvimento da nova estrutura da empresa, que agora trará as melhores práticas globais e novas tecnologias já usadas pelo grupo em outros países, para serem aplicadas aqui no Brasil, o que permitirá uma maior troca de conhecimento, experiências e particularidades.
O novo Presidente contou-nos que os negócios vinham crescendo timidamente nos últimos anos, e que em 2016, apesar da crise, encerram o ano fiscal – em agosto –, com um crescimento de 5,4%, considerando todas as áreas de negócio da companhia. “Para nós, mesmo com o cenário econômico e político desestabilizado, é uma boa performance, pois significa uma boa aceitação das nossas ofertas e proposta de valor, incluindo os serviços integrados, que são bem aceitos pelo mercado brasileiro. Temos evoluído nas negociações de venda de serviços integrados em vez da venda de um único serviço, o que de certa forma mostra um amadurecimento do mercado contratante, que começa a enxergar a importância de uma gestão integrada de serviços de facilities”, resume o Executivo.
ÁREA DE FACILITIES
Edgar Pereira de Quadros, que é o Supervisor Administrativo – Frotas, Viagens, Serviços Gerais e Facilities da unidade de Porto Alegre/RS, levou-nos para fazer um tour e apresentou as melhorias que vem fazendo nas instalações da empresa, onde o seu dia a dia de gestão inclui os projetos de modernização desde a chegada da Sodexo em Porto Alegre, somado às experiências das equipes de “inteligência” interna e, também, às experiências de seus colegas gestores que ficam na planta dos clientes. Esse centro de inteligência, acaba de ser certificado ISO 9001 – FM: Serviços de Limpeza, Jardinagem e Recepção.
Durante os últimos três anos, foram muitos projetos, que incluíram desde a ampliação da sede, a partir da demolição de um galpão anexo, que permitiu maior conforto aos usuários e flexibilidade de layout, conseguindo ainda um crescimento adicional de 15% para postos de trabalho. O site está dividido em dois andares (térreo e mezanino), possui refeitório dividido entre a cozinha inteligente e dois ambientes (interno e externo) para as refeições. Acompanhe agora alguns projetos de melhorias implantados pela gestão de Quadros:
• Com a demolição de um galpão externo, alguns funcionários que ficavam de “cara para a parede antes da modernização”, agora tem janelas que permitem que todo o escritório tenha a luz do dia à disposição. A obra também contribuiu para dobrar a capacidade do estacionamento, que atualmente conta com 200 vagas. Além disso, a área foi toda pavimentada, evitando riscos de acidentes para os pedestres.
• Retrofit do sistema de iluminação com o uso de LED, obteve uma redução de 30% do consumo de energia com iluminação.
• Troca de 400 cadeiras que antes não atendiam às normas e necessidades dos colaboradores, por assento da Herman Miller, que aumentou muito a satisfação e bem-estar dos funcionários.
• Mictórios sem utilização de água, com significativa redução no consumo.
• Retrofit no sistema de ar condicionado, que no passado climatizava os dois andares por meio do mesmo duto, ou seja, não era possível ajustar a temperatura de um andar sem afetar o outro. Agora os andares têm sistema de dutagem e máquinas independentes. A central do sistema também recebeu projeto acústico e fica dentro do escritório, no andar térreo. O Data Center também foi contemplado com a melhoria da climatização.
• Reformulação acústica de uma sala de reunião, que tem sob seu teto um exaustor da coifa da cozinha, que anteriormente emitia vibração e ruído, atrapalhando o uso do espaço.
• Na limpeza, foi feita a implantação de panos coloridos, distintos por cada área, o que facilita o trabalho dos operacionais na identificação adequada de uso para cada situação/área de trabalho.
• Sensores de presença nos sanitários, inclusive dentro dos boxes, também contribui com a economia de energia.
• Implantação de uma sala multiuso, que serve para convivência entre os colaboradores durante o intervalo do almoço, onde é possível assistir TV, jogar videogame, tênis de mesa e descansar. Também é utilizada para reunião de grandes equipes, pois comporta até 120 pessoas. Atende também a encontros de confraternização das equipes no final do dia.
• Para atender à cultura local dos apreciadores do chimarrão, a implantação de uma simples mateira self service (em frente à sala de treinamento), retirou a necessidade dos funcionários solicitarem à cozinha que aquecesse a água do mate, o que atrapalhava a logística do trabalho.
• Os funcionários ainda têm à disposição uma farta horta que permite que levem hortaliças para suas residências.
• Implantação de um telhado sobre a laje do prédio ajudou na melhoria dos equipamentos de utilidades, que antes ficavam no sol e que de certa forma influenciavam na performance dos ativos.
• Criação de uma área de reciclagem (antes o lixo ficava em frente à entrada do site, dando um aspecto ruim ao ambiente). A área para descarte de lixo foi transferida para um local específico ao fundo do site e com a saída dos resíduos por portão próprio, sem interferir no acesso principal.
• No refeitório, há persianas com tecido black-out, que diminuem a incidência da luz e portas automáticas entre a saída do refeitório interno para o espaço externo, o que facilita que o colaborador entre e saia de uma área para outra, com suas bandejas, com logística facilitada, de maneira mais livre.
COZINHA INTELIGENTE
A Cozinha Inteligente da empresa é uma solução diferenciada que evita os desperdícios na produção, agiliza ainda mais o preparo das refeições e traz conforto para os colaboradores que trabalham diretamente na cozinha. Com a utilização de equipamentos de alta tecnologia e a otimização de processos, é possível aumentar a produtividade e padronizar a apresentação dos alimentos, sem aumentar a produção de resíduos ou os custos operacionais é o que nos contam, com orgulho e entusiasmo, Marilde Fontana, Gerente da Plataforma Food, e Gabriela Cardoso, Gerente do Restaurante.
Utilizam ingredientes selecionados e pré-processados, o que agiliza ainda mais o preparo das refeições e evita os frequentes desperdícios de recursos durante o preparo, como água e gás. Há também a padronização dos cortes, tamanhos e porções, o que auxilia ainda mais na qualidade dos pratos oferecidos.
Como resultado, além da agilidade no preparo dos pratos e atendimento aos consumidores, os processos coordenados conseguem reduzir em até 66% os gastos de gás, 32% do gasto de energia elétrica, 21% do consumo de água e 30% em resíduos orgânicos em ambientes de serviços de alimentação.
“Para conseguir essa otimização no preparo de alimentos, atuamos com quatro pilares: 1. Tecnologia: inovação por meio do uso de equipamentos modernos, com as mais novas técnicas que auxiliam e agilizam a rotina; 2. Processos: simplificação das formas de trabalhar; 3. Pessoas: melhoria da qualidade de vida dos colaboradores, com menos tarefas repetitivas e a melhor distribuição de tarefas; e 4. Gestão: padronização de produtos e atividades, agregando valor aos serviços prestados”, resume Fontana, que já tem na sua bagagem projetos de 43 cozinhas inteligentes, sem falar nas outras centenas de cozinhas já implantadas em clientes.
Já a Gerente do restaurante, Gabriela Cardoso fala que com o uso de equipamentos mais modernos e tecnológicos o dia a dia da cozinha fica muito mais fácil. Por exemplo, o processo de fritar um ovo de forma tradicional é coisa do passado, pois hoje em quatro minutos consegue-se assar 90 ovos (que parecem ovos fritos, mas são mais saudáveis). Uma carga de grelhados que antes levava três horas na chapa, com o uso de um forno combinado, faz a mesma carga em metade do tempo.
Essa visita à Central de Inteligência da empresa deixou claro a importância de se experenciar os serviços no dia a dia de uma organização, antes de implantar o projeto em outro lugar – a vida como ela realmente será – uma possibilidade que facilita a compreensão do negócio tanto para o público interno quanto externo, pois integra a soma de múltiplas experiências já implantadas em outros clientes.