Por Léa Lobo

Com mais de 45 anos de história, a International Facility Management Association (IFMA) é a maior e mais influente organização global dedicada ao avanço do Facility Management. À frente dessa nova fase está Michael V. Geary, CAE, executivo com sólida trajetória na liderança de entidades do setor do ambiente construído. Em sua primeira entrevista exclusiva à Revista InfraFM, Geary detalha as diretrizes de sua gestão, que combinam governança moderna, expansão internacional e valorização do impacto humano do FM.
Com mais de 25 mil membros em 140 países, a IFMA vive um momento de transformação, impulsionada por temas como inteligência artificial, ESG, sustentabilidade e trabalho híbrido. Nesta conversa, Geary compartilha sua visão sobre o futuro da profissão, o fortalecimento das certificações globais, a integração das vozes regionais, especialmente da América Latina, e o reconhecimento do Brasil como um polo estratégico do setor.
Da formação de lideranças à criação de pontes entre compradores, fornecedores e inovação, o novo CEO reforça: o Facility Management é muito mais do que gestão de espaços é sobre criar ecossistemas saudáveis que promovem bem-estar, produtividade e impacto positivo para o planeta. Acompanhe a entrevista completa.
Você tem uma longa carreira liderando associações e organizações executivas. Como sua experiência anterior se conecta com o mundo do Facility Management, e como isso ajudará a fortalecer a IFMA?
Grande parte da minha carreira foi dedicada a cargos de liderança em organizações voltadas ao ambiente construído, incluindo construção, design, engenharia, paisagismo e outras áreas. Todas elas têm em comum o compromisso de ajudar profissionais a desenvolver suas carreiras e a promover o propósito específico de cada organização. A IFMA é muito semelhante e, por eu compreender como os edifícios funcionam, posso trabalhar de forma mais eficaz e ágil com nossos voluntários e equipe para impulsionar o Facility Management como profissão e promover seu impacto na sociedade em geral.
Quais são as principais diretrizes do seu “plano de governança” como novo presidente e CEO da IFMA? Quais áreas estratégicas você considera prioritárias para garantir que a associação continue crescendo e mantendo relevância global?
Há anos, o Conselho Global da IFMA vem desenvolvendo um claro roteiro estratégico para a associação. Ele inclui o crescimento da organização, o avanço da profissão e o desenvolvimento das ferramentas de que nossos membros precisam à medida que o setor, e as próprias instalações, evoluem. Combinado à nossa visão de liderar o futuro do ambiente construído para tornar o mundo um lugar melhor, temos uma base sólida e uma fórmula estratégica para alcançar nossos objetivos.
Embora sediada nos Estados Unidos, a IFMA é realmente uma organização global, com uma parcela significativa de membros fora da América do Norte. Expandir o acesso local a recursos de desenvolvimento de carreira e conexões profissionais em todo o mundo, garantindo que todos os nossos membros tenham voz nas discussões sobre transformação do ambiente de trabalho e excelência em facilities, é uma prioridade máxima.
O World Workplace é a maior e mais importante conferência de Facility Management do mundo. O que o público pode esperar da edição de 2025?
À medida que as organizações elevam suas expectativas em relação aos seus facility managers, nossos participantes também elevaram suas expectativas em relação à experiência no World Workplace. Respondemos a isso oferecendo palestras de classe mundial e práticas recomendadas para aprimorar a proficiência, a agilidade e o avanço dos profissionais de FM, o que se traduz em maior eficiência, resiliência e resultados para suas organizações.
O ano de 2025 marca o 30º aniversário do World Workplace. Não é apenas uma celebração para a IFMA e para o nosso setor, mas uma prova de que nos adaptamos e evoluímos junto com os profissionais e as organizações que servimos, e um sinal de que continuaremos fazendo isso. Independentemente da região ou idioma, os membros da IFMA enfrentam desafios semelhantes. Nosso foco, como setor, é criar as melhores condições para que pessoas, negócios e o meio ambiente prosperem. As oportunidades de aprendizado e networking oferecidas pelo World Workplace cumprem esses objetivos de forma segura e bem-sucedida.
O Facility Management está evoluindo rapidamente com a tecnologia, o ESG e o trabalho híbrido. Qual é sua visão para a profissão nos próximos cinco anos?
Não podemos ignorar o impacto da rápida evolução da inteligência artificial e da crescente demanda por habilidades em dados. A pandemia de COVID-19 impulsionou muitas organizações a uma transformação digital para a qual não estavam totalmente preparadas.
A IFMA respondeu com uma série de relatórios de pesquisa aprofundados, cursos e webinars com foco em tecnologia, além de conteúdo na revista FMJ para ajudar os profissionais a navegar no uso de tecnologias avançadas e desenvolver competências voltadas ao futuro.
À medida que o Facility Management avança por meio da integração da IA e os FMs ampliam suas capacidades em análise de dados, cibersegurança, práticas de economia circular e iniciativas de bem-estar, a IFMA continuará ajudando os profissionais a compreender e adotar novas ferramentas, habilidades e estratégias.
A IFMA é referência em certificações e formação profissional. Há planos para expandir ou atualizar os programas educacionais para preparar melhor os líderes de FM frente aos desafios de digitalização, sustentabilidade e governança?
Sem dúvida. Estamos constantemente em diálogo não apenas com os detentores de credenciais da IFMA, mas também com empresas, organizações e grupos de pesquisa globais e locais, para garantir que nossas certificações superem as expectativas do ambiente de trabalho atual.
A forma como absorvemos informações está mudando e nos adaptamos para oferecer aprendizado acessível, relevante aos interesses e preocupações dos profissionais de FM, e adequado aos desafios de cada região do mundo.
As organizações estão avaliando o impacto financeiro de suas iniciativas de sustentabilidade, modernizando infraestruturas para atender metas de digitalização e, ao mesmo tempo, enfrentando variações nas exigências governamentais.
Tudo isso recai diretamente sobre os ombros dos facility managers. Enfrentar esses desafios torna as credenciais e o desenvolvimento profissional reconhecidos globalmente pela IFMA ainda mais indispensáveis no mercado.
As organizações não pedem mais apenas que seus FMs executem tarefas, elas querem saber como serão realizadas e quanto custarão. Nossas certificações e treinamentos posicionam os profissionais para responder a essas perguntas cruciais, permitindo-lhes tomar decisões informadas, traçar estratégias com o C-level e conquistar o engajamento de suas partes interessadas.
Com mais de 25 mil membros em mais de 140 países, a IFMA tem um ecossistema extremamente diverso. Como você planeja integrar ainda mais essas vozes regionais e transformar essa diversidade em uma força estratégica para a associação?
Temos uma estratégia robusta para apoiar profissionais em todo o mundo, com foco atual na América Latina, no Oriente Médio e no continente africano. Estamos desenvolvendo eventos e capítulos, reunindo influenciadores e provedores educacionais regionais para oferecer programação junto a novos capítulos em formação.
Estabelecemos grupos consultivos regionais, um conselho diretor geograficamente diverso e contratamos colaboradores em diferentes continentes para apoiar esses esforços. Nosso objetivo é garantir respeito às culturas locais, aos idiomas e às práticas de negócios regionais.
Embora a IFMA seja uma organização global, nossos membros a vivenciam localmente.
O setor de FM movimenta mais de US$ 526 bilhões anuais em produtos e serviços. Como a IFMA pode se posicionar como ponte entre compradores, fornecedores e inovação, gerando maior valor para o mercado global?
Eu diria que já somos essa ponte, uma ponte que evoluiu ao longo dos 45 anos de existência da nossa organização. Seja por meio do desenvolvimento profissional, do networking ou do compartilhamento de conhecimento, a IFMA posiciona seus membros para tomarem as melhores e mais informadas decisões para suas organizações.
Essas decisões geram uma reação em cadeia que influencia o bem-estar das pessoas todos os dias. Muitos de nossos membros estão no lado dos fornecedores e contam com a IFMA para se manterem informados sobre as demandas dos clientes. Esse conhecimento não apenas ajuda os fornecedores a atender às necessidades dos FMs, como também inspira inovação, garantindo que seus produtos, serviços e recomendações evoluam junto (ou até à frente) do setor.
Quando falamos em bens e serviços, US$ 526 bilhões é obviamente um número astronômico. Mas esse total não reflete a verdadeira influência do FM, que é o bem-estar das pessoas. As pessoas passam 90% de suas vidas em ambientes internos. Quando nós , FMs, nossas organizações e nossos fornecedores parceiros, criamos ambientes saudáveis, estamos influenciando o bem-estar físico e mental das pessoas. Pessoas saudáveis e equilibradas são pessoas felizes e produtivas. O FM cria os ecossistemas que tornam tudo isso possível.
Que mensagem você gostaria de deixar para os profissionais de Facility Management da América Latina, especialmente do Brasil, que acompanham de perto as iniciativas da IFMA?
As iniciativas da IFMA na América Latina surgiram do desejo de sincronizar treinamento, networking e conhecimento em Facility Management, oferecendo acesso a recursos de nível mundial e programas regionais. Nosso objetivo é integrar os FMs latino-americanos às discussões globais sobre tendências e práticas, além de promover conversas locais sobre seus impactos regionais.
Temos diversos membros no Brasil e, para aprimorar sua experiência, estamos desenvolvendo eventos e conteúdos culturalmente alinhados, permitindo que os profissionais aprendam e se conectem em seu próprio idioma; que formem amizades duradouras com colegas próximos ou de outros países; que defendam políticas locais que impactam diretamente seu trabalho; e que direcionem suas estratégias para desafios regionais específicos, agregando ainda mais valor à sua atuação.
As plataformas da IFMA oferecem oportunidades de engajamento. Portanto, se você já sentiu que não tinha voz, aqui você tem uma. Se já teve uma ideia ou um caso de sucesso que poderia beneficiar outros, aqui você pode compartilhá-lo. E se tiver uma dúvida ou quiser outra perspectiva sobre um problema, aqui também encontrará isso.
A rede da IFMA se estende por todo o mundo e abrange todos os campos do ambiente construído, oferecendo aos membros e ao setor acesso a percepções sobre tudo o que impacta nossas instalações. Esse escopo de conhecimento e visão é extremamente valioso para os empregadores.
O Brasil abriga o maior evento de FM da América Latina – o Congresso & Expo InfraFM. A IFMA planeja desenvolver iniciativas, parcerias ou projetos específicos no país, aproveitando esse ecossistema já consolidado?
Estou realmente impressionado com a sólida infraestrutura e o mercado dinâmico de FM no Brasil, e ouvi excelentes comentários sobre o congresso. Há anos, profissionais de FM têm encorajado a IFMA a se aproximar da comunidade brasileira, e por isso estamos nos conectando ativamente com membros e parceiros locais para explorar como podemos apoiar e colaborar com essa comunidade vibrante. Seria uma honra ter uma presença da IFMA no Brasil, em alguma capacidade, e fortalecer nossa conexão global com os profissionais de Facility Management.