Condor
 

Reforma tributária e juros elevados testam força das locadoras de veículos

Com demanda crescente e custos elevados, locadoras se adaptam com inovação e estratégias financeiras

Por Natalia Gonçalves

Reforma tributária e juros elevados testam força das locadoras de veículos

O mercado de aluguel de veículos no Brasil continuará sua trajetória de crescimento em 2025, apesar de desafios econômicos e regulatórios. Essa é a avaliação de Marco Aurélio Nazaré, presidente da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA). Segundo ele, o setor ainda tem um amplo potencial de expansão, já que apenas 20% das empresas brasileiras utilizam serviços de locação de veículos.

“Porém, estamos prevendo que teremos um ano de 2025 um pouco mais complicado, com o dólar alto e o custo crescente do capital, com depreciação dos veículos acima da prevista e calculada, inflação e aumento de preços dos veículos novos, das peças e dos serviços”, alerta Nazaré. Além disso, os juros aplicados ao setor podem chegar a 18% ou até 20%. Entretanto, ele destaca que essas condições econômicas também podem impulsionar a demanda, especialmente entre empresas que buscam otimizar o fluxo de caixa e podem optar por alugar veículos ao invés de adquiri-los.

Com um mercado em constante transformação, a capacitação profissional se torna essencial para as locadoras de veículos. De acordo com Nazaré, o setor está bem preparado para enfrentar a escassez de mão de obra qualificada, investindo na formação de novos profissionais e líderes.

“Investir em capacitação traz resultados reais, retorno positivo no desempenho, satisfação e retenção de talentos. Por isso, na ABLA, temos a Universidade Corporativa do Setor de Locação de Veículos (Uniabla), que já treinou mais de 10 mil profissionais desde 2016”, afirma. Os cursos oferecidos abrangem desde gestão e inovação até técnicas especializadas para aprimorar a eficiência operacional.

A adoção de novas tecnologias também será um fator determinante para a competitividade das locadoras de veículos em 2025. Segundo Nazaré, a digitalização dos processos será essencial para atender às demandas do mercado e melhorar a eficiência operacional.

“Entre as diversas tendências tecnológicas e operacionais, podemos citar a necessidade de aprimorar a agilidade de aprovação de cadastros por meio de sistemas integrados, bem como a automação de processos”, explica. Para isso, a ABLA criou a ABLA ONE, uma empresa de tecnologia que oferece soluções inovadoras para locadoras, especialmente as pequenas e médias, permitindo um gerenciamento mais eficiente de frotas, rastreamento de veículos e prevenção de fraudes.

Outro ponto de atenção para o setor em 2025 será a Reforma Tributária. Embora a transição possa resultar em um aumento da carga tributária, Nazaré destaca que o setor está preparado para mitigar impactos negativos. “Haverá algum aumento na carga para o nosso setor, mas não em patamares que colocariam em risco a continuidade da atividade de locação no país”, pontua.

Para acompanhar essas mudanças e defender os interesses das locadoras, a ABLA montou um comitê especializado que monitora a evolução da reforma e outras iniciativas legislativas que impactam o setor.

Diante desse cenário, as locadoras de veículos devem focar em três pilares: adaptação as novas realidades econômicas, investimento em tecnologia e capacitação profissional. Com essas estratégias, o setor de aluguel de veículos deve continuar sua expansão e se consolidar como solução viável para empresas e consumidores em busca de mobilidade eficiente e custo-benefício adequado.

 


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MAKITA

Mais lidas da semana

Operações

Qual é o impacto dos painéis solares de titânio na operação predial?

Nova tecnologia desenvolvida pela Universidade de Tóquio promete até 1.000 vezes mais eficiência que o silício

Operações

IFM de alta complexidade no condomínio Empresarial Senado

Inovação, segurança e melhoria contínua marcam a gestão de Gustavo Nicacio

Operações

Aeroportos adotam energia limpa para reduzir CO²

Solução elétrica substitui equipamentos a diesel, corta emissões e traz ganhos de segurança e eficiência para operações em solo

Carreira

Evasão de engenheiros e lacuna global: os riscos para o Facility Management no Brasil

A falta de profissionais técnicos é um desafio mundial que ameaça infraestrutura, inovação e sustentabilidade. No Brasil, o impacto sobre o Facility Management exige respostas rápidas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP