Participe do InfraFM Hospitais
 

Center Norte investe em expansão, novas tecnologias e certificação ISO 41001

Em entrevista exclusiva, equipe de Facilities Management e de Projetos da Cidade Center Norte fala sobre desafios do processo de modernização.

Por  Natalia Gonçalves

Da esquerda para a direita, de pé: Getúlio Batista Benedito, coordenador de Facilities Management, e Luis Antonio Ruivo, gerente executivo de Operações; sentadas, da esquerda para a direita: Deborah Cirino Bauer, coordenadora de Segurança, Giuliana Alves Tavares, gerente de Facilities Management, e Hellen Reis, coordenadora de Arquitetura e Qualidade. Foto: Léa Lobo


Além de centro comercial, o Shopping Center Norte é um lugar de nostalgia para os moradores da zona norte de São Paulo. Com 40 anos de história, recentemente ele foi certificado pela norma ISO 41001 - Facility Management, criou um Centro de Controle Operacional (CCO) e passou por obras de expansão. Para Hellen Reis, coordenadora desses projetos, é gratificante trabalhar em um local onde passou momentos marcantes da infância, como quando participava dos corais de Natal no shopping center.

Desde a inauguração, no início dos anos 1980, até o momento, o complexo passou por grandes transformações e hoje faz parte da Cidade Center Norte (CCN), um projeto de bairro e cidade inteligente em desenvolvimento. Atualmente, a CCN é composta pelo Shopping Center Norte, Shopping Lar Center, Expo Center Norte, Instituto Center Norte, Expo Neon e Novotel.

Em 2023, durante o processo de certificação da ISO 41001 e o acompanhamento das obras de expansão e do CCO, a equipe de Facilities Management vivenciou o que consideraram o “melhor ano de suas carreiras”, por causa da união da equipe e a qualidade das entregas. Segundo Giuliana Alves Tavares, gerente de Facilities Management da operação, a equipe conseguiu administrar duas obras e o processo de certificação, pois tudo direcionava ao futuro da CCN.

“O ano passado foi o ano do pontapé inicial para começar a construir essa cidade. Então, teve um período de muita estruturação, de construir um time, de construir fundação e base para começar a colher esses frutos. Houve esse movimento da companhia, mas também houve um movimento interno da área de Facilities Management em se preparar e construir isso”, observa Giuliana.

Para Luis Antonio Ruivo, gerente executivo de Operações da CCN, a excelência das entregas é consequência da equipe preparada: “tenho uma máxima, que ouvi de um antigo gestor: ‘time é tudo’. Se existe dúvida entre resolver determinado assunto ou a relação entre a equipe, equipe deve vir primeiro. Quando o time é unido e qualificado, fica fácil de criar e tocar projetos”. Na Cidade Center Norte, Ruivo ressalta, a equipe de Facilities Management fornece desde o suporte até a elaboração de novas estratégias para a área Operacional.

Com a conquista da norma ISO 41001, o Shopping Center Norte e o Shopping Lar Center se tornaram os primeiros shopping centers com a certificação no mundo. Apesar de uma certificação do sistema de gestão, como explica Tavares, o processo de adequação à norma envolve outras áreas: “foi necessário o engajamento de Suprimentos, de Tecnologia da Informação (TI), do Jurídico, e do Recursos Humanos”. O processo, destaca Giuliana, durou um ano.

“Mais do que a conquista do selo, o mais importante foi como nós mudamos durante o processo de certificação. A nossa área se transformou numa área de excelência e de melhoria contínua, o que impacta a cultura organizacional também. Através desses manuais e desses novos processos, pudemos rever a nossa operação e passar a olhar os dados com mais frequência para buscar melhorias”, conclui Tavares. 
 

Com prazo de 15 anos, o Master Plan da Cidade Center pretende construir hospitais, escolas, prédios residenciais e áreas de lazer.

 

Centralização da operação 

Há 27 anos no Shopping Center Norte, a coordenadora de Segurança Deborah Cirino Bauer é responsável pelo novo Centro de Controle Operacional (CCO), que também gerencia o Shopping Lar Center. A partir das trocas com Deborah, Hellen Reis, coordenadora de Arquitetura e Qualidade, conseguiu idealizar o projeto do CCO.

Antes, as áreas de Segurança, de Estacionamento e de Sistemas Prediais eram separadas por salas, o que dificultava a comunicação para resolver urgências do dia a dia. Desta forma, houve a unificação dos centros de controle. 

“Existiu uma resistência para não misturar as áreas. Eu conheço muito a área de Segurança e existe a tendência desses profissionais em não querer compartilhar o que está acontecendo. Com o CCO, a gente não tem isso, pois existe transparência entre todas as áreas, com as equipes lado a lado”, pontua a coordenadora de Segurança.

Durante o planejamento do projeto, houve o processo de benchmarking através da visitação aos centros de controle operacionais da Polícia Militar, o COPOM, da Ecovias, do Hospital das Clínicas e do bairro Riviera de São Lourenço, pois o objetivo é construir, a longo prazo, o CCO de um bairro inteligente do complexo CCN, não somente dos shopping centers.

“Do momento inicial, quando definimos o conceito do projeto, até o momento em que a gente inaugurou foram 245 dias. Isto é, entre levantamentos e pesquisa também”, pontua Hellen. O investimento total do projeto do CCO, que não reaproveitou aparelhos dos outros centros operacionais, foi de R$ 510 mil.

 

Com o Deck Park, o Center Norte conta com 893 novas vagas de estacionamento.

 

Expansão de edificação dos anos 1980

Desde antes da crise sanitária causada pela Covid-19, que foi reconhecida como pandemia no início de 2020, já existia uma discussão sobre a expansão do Shopping Center Norte entre as equipes de Projetos e de Facilities Management. Além da solicitação de novas lojas, as reclamações sobre o estacionamento aberto eram constantes. “Então, veio a pandemia e uma série de coisas foram postergadas. Assim, a expansão é um projeto de muito orgulho, pois foi muito desafiador”, comenta Hellen Reis.

Com novas lojas e um deck park, a expansão foi inaugurada em outubro de 2023. O Center Norte, como explica Hellen, continua sendo um shopping térreo, pois esse é um grande diferencial da edificação, mas houve a construção de três níveis de estacionamento em área coberta.

Por consequência dos 40 anos da estrutura, houve o cruzamento de novas e antigas instalações para a expansão do shopping. “Mesmo com o projeto executivo em mãos, imprevistos aconteceram, como o ar-condicionado não ligar”, lembra Giuliana Alves Tavares, gerente de Facilities Management do Cidade Center Norte.

Outro desafio, também observado por Giuliana, foi a manutenção do selo Resíduo Zero durante o processo de obra. “O sonho de ser Resíduo Zero começou em 2017, mas conseguimos a certificação em 2023 – mesmo ano em que estavam chegando mais outras 22 novas lojas com a expansão”, destaca.

Assim, a tarefa de orientar as novas lojas e gerir o descarte de entulhos foi de Getúlio Batista Benedito, coordenador de Resíduos em Facilities Management do Cidade Center Norte: “é um trabalho de formiguinha fazer os lojistas comprarem a ideia de separar os resíduos e entregá-los separados para a gente. Apesar dos aterros serem legais, temos o objetivo de desviar esses resíduos para o descarte de destinação, uma alternativa mais sustentável”.

Através de conversas com a equipe de cada nova loja, houve a conscientização do impacto do descarte incorreto para o meio ambiente. Atualmente, o Shopping Center Norte continua certificado pelo Resíduo Zero, possui 307 lojas e 3.445 vagas de estacionamento. 


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Tendências de ESG em Hospitais

Mais lidas da semana

Operações

Cinco passos para humanizar a gestão de terceirizados

Wellington Idalino da Silva, coordenador de manutenção e professor de Facilities Management, explora benefícios da gestão mais estratégica e humanizada.

Workplace

Como Mercado Livre reinventou espaço de trabalho com conceito híbrido

Manager of Real Estate da empresa compartilha detalhes da reforma da Melicidade.

Operações

Método de incorporação dos critérios ESG nos processos decisórios

Apesar de convergências, ainda não há consenso sobre o que priorizar nos critérios de ESG. Leia o segundo artigo da série "A corda bamba do ESG.

Mercado

Conheça como a Toyota revoluciona área de Facilities Management

Nova Head de Facilities da multinacional fala sobre cases da carreira e novos desafios.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Legado para os brasileiros e para o planeta

Diretor Executivo do Centro de Serviços Compartilhados da Globo compartilha insights sobre inovação.

Revista InfraFM

Center Norte investe em expansão, novas tecnologias e certificação ISO 41001

Em entrevista exclusiva, equipe de Facilities Management e de Projetos da Cidade Center Norte fala sobre desafios do processo de modernização.

Revista InfraFM

Por qual ângulo devemos enxergar as fazendas verticais?

Conceito chamou a atenção na metade da década passada, mas a empolgação vingou?

Revista InfraFM

Novo escritório da Sabesp aposta em espaços abertos e integrados

Saiba como o projeto atende novas demandas, com espaços para descompressão, reuniões rápidas e informais.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP