Expo 2025 - Credenciamento
 

A importância do suporte de Engenharia, SESMT e Suprimentos no Facility Management

Manter uma estrutura corporativa para suporte às operações de FM é parte da estratégia da Cushman & Wakefield para potencializar negócios.

Por Cushman & Wakefield

A importância do suporte de Engenharia, SESMT e Suprimentos no Facility Management

Foto: Divulgação

A atuação de suporte de Engenharia corporativa nos assuntos técnicos de gestão de requisitos técnicos, de suprimentos e de Segurança do Trabalho é de extrema importância para a qualidade dos processos operacionais e assegura ao cliente o atendimento aos requisitos normativos, bem como a continuidade de seus negócios.  

Suporte técnico de Engenharia

O Suporte técnico da engenharia corporativa está relacionado ao fornecimento de conhecimento técnico aos seus colaboradores, tais como:

•    Treinamento de capacitação técnica

•    Fornecimento de laudos técnicos

•    Execução de inspeções técnicas

•    Auditorias de processos e aplicação de pesquisas de satisfação / NPS, buscando a melhoria contínua de processos, bem como atender às demandas contratuais, superar expectativas e potencializar o negócio dos clientes

Suprimentos

A área de suprimentos corporativa trabalha com fornecedores qualificados que possuam qualidade de serviços e produtos que garantam performance aceitável e acima da média de mercado, redução de custos e, consequentemente, atrai valor agregado perceptível a médio e curto prazos pelo cliente.

SESMT - Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho

O suporte do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) nas operações tem várias dimensões e busca excelência no que tange a execução dos serviços com respeito e segurança aos profissionais e clientes.

O corpo técnico de profissionais experientes de saúde e segurança do trabalho busca gerar as seguintes ações:

1.    Prevenção de acidentes e doenças ocupacionais: identificar e avaliar os riscos no ambiente de trabalho, contribuindo para a implementação de medidas preventivas que visam evitar acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Isso não apenas protege os funcionários, mas também evita custos associados a acidentes, como licenças médicas, indenizações e interrupções na produção.

2.    Promoção da saúde ocupacional: gerar ações de promoção da saúde dos trabalhadores, oferecendo programas de prevenção de doenças, promoção de hábitos saudáveis e acompanhamento médico periódico. Isso resulta em colaboradores mais saudáveis, satisfeitos e produtivos.

3.    Conformidade legal: atuar conforme obrigações legais. A presença de profissionais qualificados em saúde e segurança do trabalho ajuda a organização a cumprir as regulamentações governamentais e evitar multas e sanções.

4.    Redução de custos: a prevenção por meio do SESMT permite o cliente reduzir os custos associados a acidentes de trabalho, licenças médicas, indenizações trabalhistas e processos judiciais. Além disso, colaboradores saudáveis tendem a ser mais produtivos, o que pode aumentar a eficiência e reduzir os custos operacionais nos contratos.

5.    Melhoria do clima organizacional: ao demonstrar preocupação com a segurança e saúde dos colaboradores, o SESMT contribui para a criação de um ambiente de trabalho mais seguro, confiável e valorizado pelos funcionários. Isso pode melhorar o engajamento e a lealdade dos trabalhadores.

6.    Competitividade e imagem da empresa: empresas que investem em saúde e segurança ocupacional tendem a ter uma melhor reputação no mercado, o que pode atrair talentos e clientes. Uma imagem positiva como empregador responsável pode ser um diferencial competitivo importante em um mercado cada vez mais consciente de questões sociais e ambientais.

O SESMT desempenha um papel fundamental na proteção e promoção da saúde e segurança dos trabalhadores, ao mesmo tempo em que contribui para a conformidade legal, redução de custos, melhoria do clima organizacional e fortalecimento da imagem da empresa.

O suporte corporativo técnico orienta e suporta as operações de FM da Cushman & Wakefield e garante proximidade entre profissionais alocados nos projetos e a corporação, causando positivamente com diretrizes, padrões e níveis de qualidade diferenciados.

Clique e entenda mais como a Cushman & Wakefield pode potencializar negócios com os serviços de Facility Management.


Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Congresso 2025 - Políticas de Aquisição

Mais lidas da semana

Operações

Carregamento de veículos elétricos em condomínios divide opiniões

Como equilibrar os custos e as preocupações dos condôminos de forma justa e transparente. Leia artigo exclusivo.

Carreira

Fábio Pace Adamo assume Real Estate Management da Volvo

Com mais de 20 anos de experiência, profissional assume gestão em nível nacional.

Mercado

Soluções de economia de água com o fim do desconto da Sabesp

Tecnologias e estratégias inovadoras tornam sustentável o consumo de água.

Workplace

Pinterest transforma escritório em oportunidade de novos negócios

Daiane Silva, Workplace Manager da multinacional, fala sobre gestão focada em clientes externos e cultura flexível.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Diversidade de ideias no 10º Fórum InfraFM Hospitais & Ambientes de Saúde

Evento abordou sustentabilidade, cases de sucesso, otimização de gestão e outros temas em voga no setor.

Revista InfraFM

Guardiões do movimento

Assegurando o bem-estar dos colaboradores ao longo dos 14 mil quilômetros de ferrovias, que cortam nove estados brasileiros.

Revista InfraFM

Oportunidades e inovações no World Workplace 2024 da IFMA

Transformando o setor de FM com foco em tecnologia e sustentabilidade

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP