PARTICIPE DA EDIÇÃO HISTÓRICA DA EXPO INFRAFM - EDIÇÃO 2025
 

McDonald´s transformou a visão sobre clientes internos do FM da Diageo

Há mais de uma década na área de FM, Hernani Rocha compartilha desafios da transição de carreira, experiência no McDonald's e uma solução para evitar retrabalhos na solicitação de serviços.

Por Natalia Gonçalves

McDonald´s transformou visão sobre clientes internos do analista de Facilities da Diageo


​O analista de Facilities da Diageo, Hernani Rocha, descreve a entrada para a área de Facility Management como “por acaso”. Antes de surgir a oportunidade de realizar a transição de carreira, ele trabalhava há seis anos na área de logística reversa e promocional.

Em 2012, um antigo colega de trabalho estava mudando de área na Diageo e telefonou para convidá-lo para participar do processo seletivo.“Eu fiquei um pouco inseguro, porque eu não sabia muito bem o que era Facilities, mas resolvi aceitar o desafio”, lembra Rocha. Este ano, ele completou 11 anos na empresa. 

Segundo Rocha, a experiência como supervisor de contas na Art-Services Logística Promocional, onde lidava com clientes externos, o preparou para a carreira em FM. “Aqui na Diageo o meu cliente é o funcionário, mas o objetivo é o mesmo: proporcionar uma experiência superpositiva para ele. Para isso, eu uso as habilidades que desenvolvi na Art Services, como organização, comunicação e solução de problemas, que são essenciais para Facilities”, diz.

Cuidado com o cliente é consequência da experiência no McDonalds

O primeiro emprego de Hernani foi no McDonald’s, onde não ficava apenas em uma função. Um dia, ele poderia estar na chapa e no outro no caixa. Para ele, essa experiência o tornou multifuncional e adaptável. “Eu priorizo as minhas demandas e entregas do dia, mas eu também me adapto bem às mudanças, porque no Méqui a gente tinha que estar pronto para mudar de acordo com o movimento da loja e se precisassem de mim em outra área, eu tinha que estar disponível”, comenta.

“Sem falar que eu busco sempre a excelência no atendimento ao meu cliente interno na Diageo, graças aos ensinamentos do Méqui, que sempre colocou o cliente em primeiro lugar”, completa. O departamento de Facilities da Diageo é responsável pela gestão do escritório em São Paulo, do centro de distribuição e da fábrica da Ypióca no Brasil, totalizando mais de 800 colaboradores. Para atendê-los da melhor maneira, o analista de Facilities prioriza a padronização de processos e a comunicação clara.

Uma solução encontrada para diminuir atrasos e retrabalhos das solicitações de serviços, por exemplo, foi a criação de um portal específico para a abertura de solicitações. Conforme Rocha, a ideia surgiu após a visita a um fornecedor: “com a ferramenta, nós conseguimos criar formulários personalizados para cada serviço, e ainda enviar atualizações sobre o status das solicitações para os clientes internos”.

Busca por formação, MBA e benchmarking

Em 2016, com quatro anos na Diageo, Hernani observou a necessidade em cursar a graduação de Processo Gerenciais. “A formação em processos gerenciais foi fundamental para eu desenvolver uma compreensão abrangente sobre aspectos como o mapeamento de processos. Assim, eu posso administrar os processos de forma integrada, seja na área de Facilities ou de frota”.

Desde 2022, Hernani é responsável pela gestão de frotas na Diageo. “Me deparei com um desafio que não tinha planejado, mas que aceitei com entusiasmo. Percebi que era preciso transformar a forma de atuação da área e que isso exigia mais do que boa vontade. Por isso, busquei me capacitar através de contatos com gestores de outras empresas, participação em feiras, congressos e, finalmente, através do MBA”, relembra. 

Para Rocha, essa foi uma das melhores decisões que tomou, pois conseguiu ampliar a visão sobre a área de frotas e, consequentemente, tomar decisões mais focadas na segurança do condutor, por exemplo.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Mercado

Newset quer jogar luz sobre a "caixinha preta" da climatização corporativa

Educar para transformar a contratação de serviços de manutenção em ar-condicionado

Workplace

Swile reposiciona escritório com base em estudo de geolocalização

Empresa usou dados de deslocamento da equipe para escolher novo endereço e transformar escritório em ferramenta de bem-estar e engajamento

Operações

Em 2025, a linguagem que você precisa falar é a do ESG

Entender o vocabulário ESG não é mais diferencial, é necessidade estratégica.

Mercado

PodeSubir é um startup que transformou o “pode subir” em experiência digital

Com crachás digitais, reconhecimento facial e independência de hardware

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

Revista InfraFM

Prédio limpo, negócio forte!

Como a opinião do cliente final está moldando o futuro da limpeza profissional

Revista InfraFM

Infraestrutura Hospitalar como Pilar de Excelência

Como a gestão estratégica de Engenharia, Real Estate e Facilities contribui para consolidar o Hospital Israelita Albert Einstein como referência mundial

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP