Palestra Arquitetura
 

McDonald´s transformou a visão sobre clientes internos do FM da Diageo

Há mais de uma década na área de FM, Hernani Rocha compartilha desafios da transição de carreira, experiência no McDonald's e uma solução para evitar retrabalhos na solicitação de serviços.

Por Natalia Gonçalves

McDonald´s transformou visão sobre clientes internos do analista de Facilities da Diageo


​O analista de Facilities da Diageo, Hernani Rocha, descreve a entrada para a área de Facility Management como “por acaso”. Antes de surgir a oportunidade de realizar a transição de carreira, ele trabalhava há seis anos na área de logística reversa e promocional.

Em 2012, um antigo colega de trabalho estava mudando de área na Diageo e telefonou para convidá-lo para participar do processo seletivo.“Eu fiquei um pouco inseguro, porque eu não sabia muito bem o que era Facilities, mas resolvi aceitar o desafio”, lembra Rocha. Este ano, ele completou 11 anos na empresa. 

Segundo Rocha, a experiência como supervisor de contas na Art-Services Logística Promocional, onde lidava com clientes externos, o preparou para a carreira em FM. “Aqui na Diageo o meu cliente é o funcionário, mas o objetivo é o mesmo: proporcionar uma experiência superpositiva para ele. Para isso, eu uso as habilidades que desenvolvi na Art Services, como organização, comunicação e solução de problemas, que são essenciais para Facilities”, diz.

Cuidado com o cliente é consequência da experiência no McDonalds

O primeiro emprego de Hernani foi no McDonald’s, onde não ficava apenas em uma função. Um dia, ele poderia estar na chapa e no outro no caixa. Para ele, essa experiência o tornou multifuncional e adaptável. “Eu priorizo as minhas demandas e entregas do dia, mas eu também me adapto bem às mudanças, porque no Méqui a gente tinha que estar pronto para mudar de acordo com o movimento da loja e se precisassem de mim em outra área, eu tinha que estar disponível”, comenta.

“Sem falar que eu busco sempre a excelência no atendimento ao meu cliente interno na Diageo, graças aos ensinamentos do Méqui, que sempre colocou o cliente em primeiro lugar”, completa. O departamento de Facilities da Diageo é responsável pela gestão do escritório em São Paulo, do centro de distribuição e da fábrica da Ypióca no Brasil, totalizando mais de 800 colaboradores. Para atendê-los da melhor maneira, o analista de Facilities prioriza a padronização de processos e a comunicação clara.

Uma solução encontrada para diminuir atrasos e retrabalhos das solicitações de serviços, por exemplo, foi a criação de um portal específico para a abertura de solicitações. Conforme Rocha, a ideia surgiu após a visita a um fornecedor: “com a ferramenta, nós conseguimos criar formulários personalizados para cada serviço, e ainda enviar atualizações sobre o status das solicitações para os clientes internos”.

Busca por formação, MBA e benchmarking

Em 2016, com quatro anos na Diageo, Hernani observou a necessidade em cursar a graduação de Processo Gerenciais. “A formação em processos gerenciais foi fundamental para eu desenvolver uma compreensão abrangente sobre aspectos como o mapeamento de processos. Assim, eu posso administrar os processos de forma integrada, seja na área de Facilities ou de frota”.

Desde 2022, Hernani é responsável pela gestão de frotas na Diageo. “Me deparei com um desafio que não tinha planejado, mas que aceitei com entusiasmo. Percebi que era preciso transformar a forma de atuação da área e que isso exigia mais do que boa vontade. Por isso, busquei me capacitar através de contatos com gestores de outras empresas, participação em feiras, congressos e, finalmente, através do MBA”, relembra. 

Para Rocha, essa foi uma das melhores decisões que tomou, pois conseguiu ampliar a visão sobre a área de frotas e, consequentemente, tomar decisões mais focadas na segurança do condutor, por exemplo.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Cidade Center Norte

Mais lidas da semana

Operações

Cinco passos para humanizar a gestão de terceirizados

Wellington Idalino da Silva, coordenador de manutenção e professor de Facilities Management, explora benefícios da gestão mais estratégica e humanizada.

Workplace

Como Mercado Livre reinventou espaço de trabalho com conceito híbrido

Manager of Real Estate da empresa compartilha detalhes da reforma da Melicidade.

Operações

Método de incorporação dos critérios ESG nos processos decisórios

Apesar de convergências, ainda não há consenso sobre o que priorizar nos critérios de ESG. Leia o segundo artigo da série "A corda bamba do ESG.

Mercado

Conheça como a Toyota revoluciona área de Facilities Management

Nova Head de Facilities da multinacional fala sobre cases da carreira e novos desafios.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Legado para os brasileiros e para o planeta

Diretor Executivo do Centro de Serviços Compartilhados da Globo compartilha insights sobre inovação.

Revista InfraFM

Center Norte investe em expansão, novas tecnologias e certificação ISO 41001

Em entrevista exclusiva, equipe de Facilities Management e de Projetos da Cidade Center Norte fala sobre desafios do processo de modernização.

Revista InfraFM

Por qual ângulo devemos enxergar as fazendas verticais?

Conceito chamou a atenção na metade da década passada, mas a empolgação vingou?

Revista InfraFM

Novo escritório da Sabesp aposta em espaços abertos e integrados

Saiba como o projeto atende novas demandas, com espaços para descompressão, reuniões rápidas e informais.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP