NEOWRK
 

Infestações no ano mais quente da história

Com o calor intenso, o risco dos insetos de clima quente cresce exponencialmente.

Infestações no anon mais quente da história

Foto: Canva.com/auimeesri

A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) dos EUA compartilhou alguns dados no último mês em relação ao calor que vem atingindo não só o Brasil, mas o mundo. De acordo com a associação, setembro de 2023 foi o mês mais quente em 174 anos e, com isso, 2023 tem 99% de chances de fechar como o ano mais quente que se tem registro na história.

Dentre ações ambientais e de sustentabilidade que devem ser tomadas para mitigar o cada vez mais presente aquecimento global, existem também as consequências das altas temperaturas nas operações que não podem ser deixados de lado. Para além de uma boa climatização e acesso fácil à água e outras fontes de hidratação nessas condições, o que pode passar desapercebido nessas condições são as infestações de cupins.

Cupins são insetos de ambientes quentes e secos, o que torna sua propagação mais intensa nas épocas de calor. Com a previsão de que o El Niño siga pelos próximos meses, a probabilidade de um aumento nas infestações de cupins é grande.

Apesar de serem insetos que vivem primariamente em ambientes naturais, onde desempenham um papel fundamental no equilíbrio do ecossistema, em centros urbanos e plantações os cupins podem causar sérios problemas devido à seu apetite por materiais como madeira, celulose, papel, papelão e fibras vegetais. Em outras palavras, estruturas de madeira infestadas de cupins acabam danificadas de maneira permanente caso não sejam tomadas ações imediatas.

De acordo com Jeferson de Andrade, Desenvolvedor de Produtos de mercado da BASF: “Diversos estudos apontam que possivelmente os danos econômicos e ecológicos substanciais causados pelos cupins invasores aumentem em resposta às alterações climáticas e a urbanização”.

Prevenção e tratamento de infestação de cupins

O ideal é que ações de prevenção sejam tomadas antes mesmo do processo de edificação começar. Aplicação preventiva de inceticidas para afastar os insetos, assim como o uso de madeira tratada, envernizada ou com revestimentos protetores costumam deixar as estruturas menos atrativas para o consumo dos cupins.

Também é necessário que o manejo adequado de resíduos seja cumprido, evitando assim a criação de colônias. Para detectar o problema em seus estágios iniciais, telas protetoras e inspeções regulares são recomendadas. No caso da colônia já ter se instaurado, a forma mais eficaz é o uso de inseticidas. 

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


TEMON

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP