11ª Expo InfraFM
 

Ambientes corporativos aprimorados

Belgotex, Evolv, Gran Coffee, Grupo Interativa, ICTS Security, Trielo e Workplace Arquitetura Corporativa compartilham soluções.

Ambientes corporativos aprimorados

Foto: Divulgação


Os espaços de trabalho estão passando por uma modernização contínua. Nas startups, por exemplo, observamos a fusão cada vez maior de tecnologia e inovação nos ambientes corporativos, que exigem móveis e acabamentos capazes de acompanhar o ritmo acelerado do dia a dia.

Quando se trata de ambientes corporativos movimentados, o uso de carpetes é uma escolha certeira, pois eles combinam estética, variedade de cores e proporcionam tratamento acústico e térmico, benefícios que já conhecemos. No projeto Glia Pay, uma instituição financeira localizada em São José dos Pinhais (PR), a arquiteta Janaina Bazzo buscava um revestimento que transmitisse a identidade visual da empresa.

Em um espaço de 140 m², Janaina utilizou a paleta de cores do cliente como forma de estimular a criatividade dos funcionários e expressar a essência da marca. O ambiente é composto por tons vibrantes de amarelo, laranja, roxo e azul, que se estendem desde o teto até o piso. Posteriormente, o projeto foi expandido para outra área operacional, mantendo a paleta de cores.

“Escolhi os carpetes da Belgotex do Brasil pelo conforto acústico que proporcionam. Eu, particularmente, gosto de utilizar carpete para delimitar e setorizar, especialmente quando o espaço não possui paredes ou outras barreiras físicas”, afirmou Janaína. “Buscávamos um ambiente mais descontraído e energético, por isso investimos no estudo das cores”.

O carpete modular Solidus, na cor Grape, marca a sala de convivência do escritório, combinando perfeitamente com algumas cadeiras amarelas que fogem do tradicional, e dialoga harmoniosamente com o tom de roxo que ela buscava para o piso.

Para uma sala mais reservada, o carpete Gravity traz uma atmosfera mais sóbria, sem perder a ideia central do local. O mesmo carpete é utilizado em formato redondo, no sistema À la Carte, no espaço central. Já na sala de descompressão, o carpete modular Layout - Mood brinca com tonalidades de cinza entre os tons de roxo.

Além de estar concluído o projeto, o carpete também oferece a vantagem de ser mais fácil de limpar no dia a dia em comparação aos pisos frios. Um aspirador de pó já é suficiente para manter o ambiente limpo e livre de sujeiras. Além disso, em caso de manchas, a manutenção é facilitada, pois a maioria delas pode ser removida facilmente com o uso dos produtos adequados, conforme as instruções do manual.
 

Como a IoT está revolucionando a limpeza de banheiros e os sistemas de manutenção nos aeroportos brasileiros?

Foto: Divulgação


As soluções oferecidas pela EVOLV estão transformando a maneira como os aeroportos fornecem serviços aos usuários. Utilizando tecnologias como inteligência artificial e sensores sem fio IoT, essa startup está diretamente aprimorando os indicadores de Qualidade de Serviço dos Aeroportos, que são estabelecidos e avaliados pela ANAC.

Um dos indicadores essenciais estabelecidos pela ANAC é o “Fator Q”, o qual influencia diretamente o reajuste tarifário das concessionárias, afetando, por conseguinte, a receita dessas empresas. “Essas soluções podem aprimorar diversos itens do Fator Q, tais como a limpeza dos banheiros, a disponibilidade de elevadores, escadas e esteiras rolantes, sistemas de processamento e restituição de bagagens, além do conforto térmico e acústico”, explica Leandro Simões, CEO da empresa.

Um exemplo interessante é o Aeroporto de Viracopos, em São Paulo, onde foram instalados contadores de fluxo de pessoas da EVOLV em 40 banheiros. Com esses contadores, é possível monitorar e ajustar os processos de limpeza através do conceito de “Limpeza Sob Demanda”. Essa abordagem utiliza o monitoramento do fluxo de pessoas nos banheiros para alertar as equipes de limpeza sobre o momento adequado de deslocarem-se para cada banheiro, de acordo com a demanda real.

Em outros casos, sensores são utilizados para monitorar a condição de operação dos elevadores, escadas rolantes, esteiras rolantes e equipamentos de transporte de bagagens, alertando a equipe de manutenção assim que algum desses equipamentos fique indisponível. Além disso, esses sensores registram a duração da indisponibilidade. A empresa também possui um sistema de manutenção preditiva, que utiliza a leitura de parâmetros como vibração, temperatura e consumo de energia elétrica para alertar as equipes de manutenção caso a “saúde” de qualquer equipamento, como motores, redutores, compressores, bombas, chillers, ar-condicionados, entre outros, comece a apresentar problemas.

Sensores também monitoram continuamente a temperatura e umidade dos ambientes, emitindo alertas caso algum local saia da faixa ideal de parâmetros. A EVOLV oferece sensores capazes de automatizar remotamente os equipamentos de ar-condicionado, sem a necessidade de infraestrutura adicional, como ocorre nos sistemas tradicionais, que são caros e precisam de cabeamento.

“É uma tecnologia que aprimora a experiência do usuário, ao mesmo tempo em que otimiza as equipes e aumenta a eficiência dos processos. Os resultados têm um impacto direto na qualidade do serviço prestado”, conclui Leandro.

 

Oferecendo uma experiência Premium para colaboradores da Huawei®

Oferecendo uma experiência Premium para colaboradores da Huawe

Foto: Divulgação


O momento atual dos ambientes de trabalho, que estão cada vez mais híbridos e flexíveis, demanda um espaço confortável e conveniente para atrair colaboradores que se acostumaram a trabalhar no conforto de suas casas. Além disso, privilegiar aqueles que se deslocam até o local de trabalho tornou-se uma preocupação crescente para as empresas.

Seguindo essa tendência, a Gran Coffee, líder nacional em fornecimento automatizado de café e alimentos para empresas, ampliou sua linha de produtos, oferecendo indulgência e qualidade superiores. Gustavo Gama, sócio-diretor da empresa, destaca: “Nós combinamos sabor, cafés de alta qualidade, tecnologia avançada e automação para proporcionar os melhores momentos de pausa e socialização no ambiente de trabalho”.

Esses diferenciais permitiram à Gran Coffee retomar a parceria com a Huawei®, gigante chinesa de telecomunicações, após anos de pandemia. Com o objetivo de proporcionar a melhor experiência aos colaboradores de todos os seus sites no Brasil, a Huawei® contratou o serviço premium da empresa, que inclui as máquinas Krea Touch, produtos Café do Centro® e Hershey’s®, além da solução de honest market, Gran Coffee Express.

Essas soluções contribuíram para atrair ainda mais os funcionários aos escritórios da empresa, possibilitando que colaboradores de São Paulo tenham a mesma experiência que aqueles em Brasília ou Recife. A variedade de opções oferecidas, desde café espresso feito com grãos gourmet Café do Centro® até achocolatado Hershey’s® Cookies n’ Cream ™, além de uma ampla seleção de snacks, bebidas geladas, produtos saudáveis e refeições rápidas, é valorizada pela praticidade que proporciona em dias de trabalho intenso.

Outro diferencial que simplificou as operações nas áreas das copas foi a disponibilidade de café coado pela máquina Krea, preparado no momento do consumo, eliminando a necessidade de garrafas térmicas ou cafeteiras. Com isso, a contratante conseguiu atender tanto os usuários mais exigentes quanto aqueles que buscam um café tradicional de forma prática, higiênica e econômica em termos de espaço.
 

Inovação na comunicação para gestão de ambientes hospitalares

Inovação na comunicação para gestão de ambientes hospitalares

Foto: Divulgação


Com mais de 20 anos de atuação no setor de Facilities e Segurança Patrimonial, o Grupo Interativa reconhece o valor essencial da tecnologia como facilitadora e impulsionadora de soluções significativas. Estamos comprometidos em utilizar as inovações tecnológicas para aprimorar processos, garantir eficiência, transparência e qualidade, resultando em ambientes de excelência.

Pensando nessas facilidades e em parceria com um de nossos clientes, identificamos uma problemática comum em hospitais e nos tornamos pioneiros na implantação de um sistema de comunicação integrado, que proporciona uma gestão mais eficaz e otimizada. A solução permite que informações essenciais sejam capturadas e compartilhadas via aplicativo móvel e acesso web, integrando os responsáveis pela limpeza, supervisores, encarregados e a equipe de hotelaria.

Para exemplificar, o cliente precisa fiscalizar as atividades de limpeza realizadas em diferentes áreas do hospital. Com o auxílio de um dispositivo móvel e de QR Codes localizados em cada ambiente, ele tem acesso aos checklists padronizados para cada tipo de limpeza e pode avaliar os itens conforme sua execução. Além disso, o sistema permite que a equipe hospitalar abra chamados para solicitar limpezas extras ou reportar ocorrências. Esses chamados são automaticamente direcionados para a liderança do prestador e para os colaboradores responsáveis por cada ambiente, para a realização das tarefas solicitadas. Dessa forma, os problemas são identificados e solucionados de maneira ágil, contribuindo para a melhoria contínua dos serviços de Higienização e Limpeza Hospitalar.

Além disso, o aplicativo utilizado nos dispositivos móveis pode registrar o horário de início e término de cada tarefa, garantindo a gestão do tempo e otimizando cada atividade. Todas essas informações são registradas em tempo real no sistema, garantindo transparência e rastreabilidade das ações realizadas para acompanhamento do cliente e da empresa. Outro aspecto importante é a padronização dos procedimentos de limpeza, uma vez que os checklists protocolares são disponibilizados no aplicativo. Isso garante que todas as áreas do hospital sejam limpas conforme os padrões preestabelecidos, promovendo a uniformidade e a qualidade dos nossos serviços.

Os benefícios dessa implantação são notáveis, pois promovemos a facilitação da comunicação, supervisão e resolução de demandas, além de proporcionarmos acesso fácil aos dados por meio da automatização de processos, resultando na redução do tempo de resposta e na minimização de erros. O Grupo Interativa tem o orgulho de se destacar por sua expertise e compromisso em fornecer soluções inovadoras voltadas para cenários hospitalares.
 

ICTS eleva nível de segurança em empresa do setor logístico

ICTS eleva nível de segurança em empresa do setor logístico

Foto: Divulgação


Vivemos em um sistema urbano global onde as distâncias foram encurtadas pela tecnologia e pela capacidade de transporte do mundo moderno. Enquanto esse sistema tecnologicamente conectado tem trazido enorme potencial de negócios para as empresas, ele também aumenta os riscos para suas cadeias produtivas.

Neste cenário de riscos e oportunidades, a ICTS Security tem ajudado seus parceiros de negócio a elevar o nível de maturidade de segurança em suas operações através de serviços estratégicos como análises de riscos, gestão de segurança especializada e geointeligência. Dessa forma, conseguimos trazer a segurança para o centro da estratégia da empresa como uma importante alavanca de negócio, diminuindo perdas, aumentando a eficiência em custos e mitigando riscos operacionais.
 
Recentemente, por exemplo, uma empresa nos procurou para realizarmos uma investigação. Porém, durante o mapeamento das dores desse cliente, entendemos que era necessária uma análise de riscos sobre todo o seu processo logístico. Com isso, conseguimos encontrar uma vulnerabilidade sistêmica na administração dos recursos de CFTV que permitia o acesso de criminosos no centro de distribuição do cliente sem que ele tivesse imagens e evidências para a comunicação das autoridades. Imediatamente após essa identificação, apoiados por um robusto relatório de inteligência, atuamos para que as autoridades policiais fossem comunicadas, a ocorrência registrada, e o inquérito policial instaurado.

Em paralelo, demos continuidade ao assessment de segurança com a identificação de novos riscos e vulnerabilidades, propondo novas ações para mitigação deles com maior clareza para o cliente. A parceria com nossos clientes somado ao know-how da ICTS Security contribui para elevar o nível de maturidade de segurança do processo logístico e tornar as suas operações mais resistentes a novas investidas criminosas.

Nota: Conteúdo redigido por Anderson Hoelbriegel e Saulo Farto Chaves, diretores de negócios da ICTS Security, empresa de origem israelense que atua com consultoria e gerenciamento de operações em segurança.

 

Controle de acesso para atendimento hospitalar de excelência

Foto: Divulgação


Com mais de 40 anos de atuação, o Hcor - Associação Beneficente Síria - é uma referência no atendimento hospitalar, oferecendo mais de 50 especialidades médicas, incluindo Cardiologia, Oncologia, Ortopedia, Neurologia, Medicina Diagnóstica e muitas outras.

O Hcor tem como objetivo prestar aos seus pacientes um atendimento humanizado de alto padrão e com a mais elevada qualidade e segurança assistencial. Foi identificada pelo hospital necessidade real para que houvesse bloqueio em área específica, porém que permitisse liberação rápida de pessoas acamadas sem a necessidade de removê-las em caso de situação de emergência.

Levando isso em consideração, a Trielo, parceira que fornece soluções de controle de acesso para mais de 150 áreas do hospital, realizou um estudo conjunto com o Hcor para encontrar a melhor solução em termos de localização, tecnologia e segurança para o novo bloqueio. Jessé Teixeira Azevedo, Coordenador de Segurança Patrimonial, afirma: “A Trielo desenvolveu, em conjunto com o fabricante, um bloqueio com as medidas necessárias para atender a essa solicitação, e a solução foi implementada em 9 locais estratégicos do hospital. A tecnologia desenvolvida pela empresa inclui uma placa controladora eletrônica que permite a integração com a central de alarmes do hospital, proporcionando tranquilidade ao saber que não haverá restrições de mobilidade em casos extremos. Além disso, a vantagem de o software ser desenvolvido pela Trielo facilita customizações e adaptações que são comuns em nosso dia a dia”.

O Hcor tem como meta continuar a evoluir a solução constantemente, por meio de novas integrações e tecnologias, sempre com o objetivo de melhor atender seus pacientes, visitantes e funcionários. A solução atual já permite essa evolução contínua.  

 

Arquitetura superando desafios na Nutrien 

Arquitetura superando desafios na Nutrien

Foto: Divulgação


No mundo da arquitetura corporativa, cada projeto representa uma oportunidade de superar limitações, enfrentar adversidades e entregar resultados excepcionais. Recentemente, a equipe da Workplace Arquitetura Corporativa se deparou com um dos maiores desafios de sua trajetória: arquitetar e gerenciar a execução do projeto de 1140 metros quadrados da Nutrien Ag Solutions, na Argentina, em apenas 100 dias. Agora, com a missão cumprida, é hora de celebrar essa conquista tão marcante e compartilhar os aprendizados.

A equipe estava familiarizada com a cultura da Nutrien e buscou transmitir os valores da empresa no escritório de Buenos Aires, garantindo que todos os funcionários se sentissem parte da mesma empresa, respeitando as necessidades e cultura local.

Um dos primeiros desafios foi entender as semelhanças e diferenças culturais entre os dois países. Os argentinos têm o hábito de frequentar lugares públicos de convivência, como parques e praças, mas preferem ter espaços de trabalho mais delimitados no escritório. O projeto foi zoneado para setorizar as áreas, permitindo interação eficaz por meio de um espaço aberto, fortalecendo a cultura da empresa.

Desde a concepção até a entrega da obra, foram dias de intenso trabalho e dedicação, lidando com a adaptação a uma língua e cultura local novas, além da delicada situação política e econômica da Argentina, que impôs limitações e restrições em termos de acabamentos e materiais.

Foi necessário realizar um intenso trabalho de pesquisa com empresas locais para garantir durabilidade, conforto e ergonomia, mantendo um padrão de qualidade em todos os escritórios. Essa situação também permitiu ampliar a rede de fornecedores da Workplace na América Latina.

A fundadora e diretora executiva da Workplace, Thais Trentin, expressou profunda gratidão à equipe, destacando sua resiliência e trabalho em equipe.

O case de sucesso da Workplace com a Nutrien Ag Solutions é um exemplo de superação e comprometimento. A equipe superou desafios técnicos e logísticos, entregando um espaço que atende às necessidades e expectativas dos colaboradores da empresa, reforçando a reputação da Workplace como referência no mercado de arquitetura corporativa.

Eliana Lezcano, analista de Facilities da Nutrien Argentina, expressou admiração pelo resultado, destacando a criação de um espaço excepcionalmente bonito e funcional.

Eliana Nakamura, gerente Latam de Facilities, ressaltou o impacto positivo e o senso de pertencimento que foi proporcionado aos colaboradores.

A Workplace está determinada a expandir suas fronteiras, explorar novos horizontes e enfrentar desafios cada vez maiores, levando consigo a experiência e aprendizados adquiridos.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


19º Congresso InfraFM

Mais lidas da semana

Operações

Como a indústria pode se beneficiar das novas tecnologias?

Facility Managers da Bosch e Eurofarma compartilham cases de otimização e eficiência energética no RL Conecta.

Carreira

Nova especialista em FM da Raízen começou a carreira em alimentação

Conheça a trajetória de Aline Cardoso Amá e garanta insights sobre transição de carreira.

UrbanFM

Por que pensar na experiência do usuário? De biblioteca a planejamento urbano

Como arquitetura impacta o comportamento humano para além das paredes dos prédios. Garanta insights sobre projetos personalizados e criação de espaços urbanos de alta qualidade.

Operações

Como um pequeno dispositivo pode acabar com ruídos operacionais e prever afastamentos

Novas soluções podem revolucionar o mercado de Facilities Services.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP