11ª Expo InfraFM
 

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Google inaugura escritório inovador e sustentável em três andares do São Paulo Corporate Towers, tendo a equipe de Workplace Services como apoiadora do projeto.

Por Léa Lobo

Google Novo Workplace

Foto: Divulgação


O Google inaugurou seu novo escritório em São Paulo, localizado em três andares da Torre Sul do complexo triple A São Paulo Corporate Towers (SPCT). Com uma área total de 6.748 metros quadrados, os andares foram projetados para abrigar a equipe do Google Cloud e o time de Engenharia de São Paulo.

Essa expansão representa um marco na presença do Google na capital paulista, proporcionando um novo lar para o Google Cloud no Brasil e a equipe de Engenharia do Google em São Paulo a partir de julho de 2023.

O novo escritório está localizado no SPCT, que é conhecido por ser um dos destinos corporativos mais sustentáveis do mundo, sendo o primeiro empreendimento comercial brasileiro a obter a pré-certificação LEED Platinum 3.0 Core and Shell, estabelecida pelo United States Green Building Council. Essa certificação reconhece a abordagem sustentável em todo o ciclo de construção.

Eduardo López, Presidente do Google Cloud para a América Latina, ressalta que a expansão em São Paulo reflete o crescimento do negócio e a confiança no Brasil e na América Latina. O novo escritório foi projetado com vários espaços de colaboração, estimulando a cocriação e a sinergia, em linha com os valores do Google.

Alexandre Freire, diretor de Engenharia em São Paulo, destaca a importância do Brasil como potência em talentos de engenharia e parte essencial do ecossistema global de inovação do Google. Ele ressalta que esse espaço, juntamente com o centro de engenharia em Belo Horizonte, é um celeiro de inovação que impacta bilhões de usuários ao redor do mundo.

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Foto: Divulgação

 

Assim como o escritório localizado na Avenida Faria Lima (Edifício Pátio Victor Malzoni), esse novo espaço se inspira na cidade de São Paulo em seu projeto arquitetônico, com referências à infraestrutura técnica da empresa, como a conectividade e os cabos submarinos. Cada um dos três andares tem uma temática específica: o 12º andar é inspirado em lagos e represas, o 14º em parques e o 15º em ciclovias.

O novo escritório também oferece recursos como um auditório para eventos, um restaurante, diversas salas de reunião e cabines para videoconferências, além de academia, micro cozinhas, sala de amamentação, sala de yoga, sala de jogos e muito mais.

A área de workplace services desempenhou um papel crucial como sponsor do projeto, garantindo sua supervisão e sucesso, alinhado com as metas e interesses do Google. A equipe proporcionou suporte e recursos essenciais para a execução do projeto em colaboração com os stakeholders internos, com destaque para a área de workplace design & development grande responsável pelo design e construção dos espaços com a liderança de João Vieira.

De locação a inauguração, o time de WS liderou importantes discussões. Adriano Rosenthal, Regional Facilities Lead Latin America, atuou oferecendo suporte aos gerentes de país e partes interessadas. Sua experiência inclui o gerenciamento de ambiente de trabalho, engajamento dos funcionários, operações de imóveis e escritórios, bem como programas de operações de fornecedores, gerenciando contratos terceirizados para diversas unidades de negócios. Gabriela Rodas, grande conhecedora do jeito Google, se juntou à equipe do projeto desde o início, sendo um importante elo de conexão entre os stakeholders e WS garantindo atividades de engajamento com os clientes. Juliana Dias, por sua vez, desempenhou o papel de workplace experience, com suas habilidades na gestão de FM, adquiridas em sua trajetória profissional que abrange desde empresas centenárias até startups, fornecendo as ferramentas necessárias para oferecer soluções estratégicas e de alta qualidade para clientes altamente exigentes. Por fim, Luana Gitahy incorpora o time para suportar a implantação de serviços de conveniência e estacionamento. Veja o que nossos entrevistados nos contam dos bastidores do projeto:

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Foto: Divulgação

 

Quando o projeto foi iniciado e qual foi a necessidade que motivou a criação de um novo espaço?

O anúncio oficial foi feito no ano passado, durante a sessão do Google for Brazil 2022. Os times envolvidos neste projeto já vinham se reunindo a alguns meses para tratar da estratégia de localização e desenvolvimento de layouts entre outras atividades. O novo escritório reflete o crescimento dos negócios do Google Cloud no mundo, inclusive no Brasil. No ano passado anunciamos que desde 2017 o Google investiu R$ 1,6 bilhão em infraestrutura técnica no país, incluindo os cabos submarinos que passam por aqui. Foi também no ano passado que anunciamos investimentos importantes na América Latina para os próximos 5 anos. O novo escritório será também a casa dos membros da equipe de Engenharia baseados em São Paulo, uma área que também tem crescido bastante localmente.

Explique o processo de estudo de viabilidade até a entrega do projeto, abordando desde a escolha da localização até a conclusão.

A decisão por este novo espaço foi tomada com base no melhor local disponível para acomodar nossa força de trabalho neste momento de expansão e já pensando nos próximos anos. Este era um espaço até então ocupado por uma empresa também baseada em tecnologia. Nossa área de projetos foi extremamente criativa em aproveitar o que de melhor a estrutura antiga oferecia e fazer algumas melhorias. O resultado foi uma obra mais limpa. Deixamos de gerar cerca de 500m³ de resíduos, algo 70% a menos que uma intervenção comum em obras de escritórios.

Como foi concebido o projeto? Descreva o conceito por trás dele.

O SPCT está localizado onde costumava passar o rio Pinheiros e, com isso, buscamos retratar nos três andares que temos no prédio os principais aspectos que o rio Pinheiros representa, como as ciclovias, as pontes, os lagos e represas, os animais e os parques.

Além disso, o nosso escritório na  Avenida Faria Lima, PMA, tem como tema a cidade de São Paulo e o fato de nosso escritório no SPCT fazer referência ao rio Pinheiros dá continuidade ao nosso propósito de contar a história da capital paulista. 

Trazer referências das cidades  em  nossos espaços é uma forma de engajar os usuários que se veem representados naquele contexto e também uma maneira diferente de apresentar a cidade aos colegas visitantes de outros locais.

Foto: Divulgação

 

Detalhe os três andares do escritório. O 12º andar foi inspirado em lagos e represas, o 14º em parques e o 15º em ciclovias.

São três andares que somados representam uma área de de 6.748m². Todas as portas principais de acesso às áreas de trabalho contam com sistema de abertura automática de portas com o sistema “acene para abrir” pensado para uma experiência acessível desde a entrada. Além dos aspectos de acessibilidade, também implantamos os padrões sustentáveis Google neste novo escritório, como pontos de coleta seletiva centralizados (ao invés dos coletores individuais) e o mais alto padrão de filtragem de partículas em nosso sistema de ar condicionado.
 
O escritório conta com auditório para eventos, 24 salas de reuniões de diferentes tamanhos, 22 espaços colaborativos, 34 cabines telefônicas, 3 micro kitchens (que são as nossas copas), o restaurante que servirá o tradicional menu oferecido em nossos escritórios Google, sala de lactação, academia e outros espaços e serviços de conveniência para nossos ocupantes.

O SPCT segue o mesmo padrão dos locais de trabalho do Google, focando na colaboração, inovação e garantindo todo o cuidado necessário com os Googlers, clientes e parceiros.

Quais foram os destaques do projeto em termos de novas tecnologias e inovação?

O grande destaque deste novo espaço vai para os aspectos de  diversidade e inclusão que estão presentes desde a entrada em nossos andares com as portas automáticas e percorrem toda a jornada do nosso colaborador, passando pelos toaletes e chuveiros gênero neutro, espaços dedicados ou de uso prioritário de pessoas com deficiências, incluindo neurodivergentes, assentos para obesos em nosso auditório de eventos e outros aspectos de inclusão que garantem a experiência e o acesso equitativo a toda a nossa população. 

Quais foram os principais desafios enfrentados durante o projeto?

Este projeto se iniciou em um período crítico onde o mundo caminhava para o fim da pandemia, e o mercado como um todo lidava com os desafios dos estoques de equipamentos tecnológicos, importação e a oferta e demanda em desequilíbrio. Exigiu agilidade, acompanhamento e criatividade dos times para cumprir com entregas e prazos.

Agora que o novo escritório foi entregue, explique como será a estrutura de Facility Management para cuidar do espaço.

Contamos com um contrato robusto de gerenciamento de Facilities terceirizado. A estrutura de gestão e operação do site já está operando em capacidade total e em fase de estabilização. Além do gestor de Facilities, nossa equipe é composta de coordenadores de hard service e soft services além de Eventos. Cada time opera a sua carteira de fornecedores em um modelo de gestão Principal.

O que representou para vocês, Adriano e Juliana, terem a responsabilidade de cuidar de um projeto como esse em suas trajetórias profissionais?

Nós temos uma forte parceria com o time de projetos e demais times parceiros que foram essenciais para o sucesso desta entrega. Em um momento de grandes discussões sobre o futuro dos espaços de trabalho e a popularização do termo “anywhere office”, é muito bom testemunhar projetos e processos bem pensados e estruturados para durar. Tudo faz sentido ao vermos os espaços e serviços serem preenchidos por tanta vida e movimento. O anywhere pode ser aqui!

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Foto: Divulgação

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