PARTICIPE DA EDIÇÃO HISTÓRICA DA EXPO INFRAFM - EDIÇÃO 2025
 

Mudanças para o digital precisam de planejamento e visão holística

A adoção de um processo decisório baseado em dados vai muito além da tecnologia. Entenda como mover-se na direção correta.

Mudanças para o digital precisam de planejamento e visão holística

Imagem: canva.com/ Umnat Seebuaphan's 

Por Fabiano Funari

Há um ditado popular, cuja autoria é um pouco controversa e que diz: "a melhor maneira de se prever o futuro é criá-lo". Alguns atribuem a frase ao 16º presidente americano, Abraham Lincoln, outros à Alan Kay, um dos pioneiros da computação. Independente de quem seja o autor, a frase continua atual e cada vez mais relevante. O responsável pela criação do seu futuro e o futuro da sua carreira é você.

E não só o futuro, como também o presente, é digital. Outra frase que você também já deve ter escutado bastante é: transformação digital. Um termo que está na moda e, como tal, acaba sendo usado de forma excessiva. Mas, afinal, o que é transformação digital? A resposta é ainda mais próxima do ditado: é criar o futuro que você quer para os seus negócios.

Em outras palavras, não basta apenas digitalizar processos - embora isso seja muito desejável, pois processos digitais são comprovadamente mais rápidos, confiáveis e eficientes. Abraçar a verdadeira transformação digital não depende de adotar software, plataforma ou metodologia. É uma visão holística de como um negócio do futuro vai operar, e como você pode extrair o máximo valor dele. Adotar uma supply chain inteligente não é, por si só, transformação digital, mas, capturar, analisar e extrair valor dos dados criados por ela, assim como, devolvê-los para os usuários, sim.

Por isso, ter visão de futuro é essencial para a boa gestão de um projeto de transformação. Tais projetos são jornadas sujeitas aos passos acelerados do avanço tecnológico e, portanto, sem dia para acabar. Para serem efetivos, não podem ser superficiais, ficando apenas no nível dos processos de negócios, é preciso alterar o DNA da sua empresa, a mentalidade da sua equipe e a visão estratégica do futuro.

Um programa de transformação digital consolidado vai atuar em cinco dimensões:

1. Design de experiência de negócios: além do arcabouço tecnológico, é preciso pensar no lado humano. Como será a experiência de seus clientes, parceiros e colaboradores com a versão digital da sua empresa ou departamento?

2. Execução digital: a adoção de ferramentas de última geração e metodologias e processos de DevOps que aceleram a busca por soluções.

3. Tecnologia e arquitetura: a escolha certa de plataformas e arquiteturas que entreguem agilidade por meio da automação e microsserviços.

4. Agilidade organizacional: Um modelo que permita a livre circulação de dados, insights e valor entre a liderança, a organização e os modelos operacionais.

5. Primazia dos dados: A coleta e análise dos dados gerados para a criação de insights que vão guiar o próximo passo da sua jornada.

O que esses cinco itens têm em comum? Todos eles foram concebidos para facilitar a acelerar mudanças. Do uso de ferramentas e metodologias, que empoderam seus colaboradores a criarem de forma aberta, à adoção de um processo decisório baseado em dados, a filosofia por trás da transformação digital se materializa: a única coisa constante no futuro é a mudança. Sua empresa não só precisa mudar, mas precisa, também, abraçar uma mentalidade de eterna mudança e fazer isso de forma ágil. Quando sua equipe internalizar essas lições, o futuro estará nas suas mãos.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
Corporate Real Estate

A importância da visão holística de atuação do Corporate Real Estate na Cargill para traduzir os planos dos negócios em estratégias imobiliárias que otimizem o portfólio de imóveis e permitam o sucesso dos negócios

Infraestrutura de TI no modelo híbrido de trabalho

Mais da metade dos brasileiros preferem o modelo híbrido ao 100% presencial, segundo Datafolha. Será que a infraestrutura de TI das empresas está preparada para atender a essa nova forma de trabalhar?

De pessoas para pessoas

Um espaço com gestão sustentável de suas instalações pode ser atrativo, organizado, inovador e, se bem gerido, responsável por atrair e manter talentos.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Mercado

Newset quer jogar luz sobre a "caixinha preta" da climatização corporativa

Educar para transformar a contratação de serviços de manutenção em ar-condicionado

Workplace

Swile reposiciona escritório com base em estudo de geolocalização

Empresa usou dados de deslocamento da equipe para escolher novo endereço e transformar escritório em ferramenta de bem-estar e engajamento

Operações

Em 2025, a linguagem que você precisa falar é a do ESG

Entender o vocabulário ESG não é mais diferencial, é necessidade estratégica.

Mercado

PodeSubir é um startup que transformou o “pode subir” em experiência digital

Com crachás digitais, reconhecimento facial e independência de hardware

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

Revista InfraFM

Prédio limpo, negócio forte!

Como a opinião do cliente final está moldando o futuro da limpeza profissional

Revista InfraFM

Infraestrutura Hospitalar como Pilar de Excelência

Como a gestão estratégica de Engenharia, Real Estate e Facilities contribui para consolidar o Hospital Israelita Albert Einstein como referência mundial

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP