Black Friday - Congresso 2025
 

Sodexo lança programa de combate ao desperdício de alimentos

Projeto global WasteWatch já evitou o desperdício de mais de 12 milhões de refeições e agora chega ao Brasil

​Com 60% de seu negócio ligado à alimentação e atendendo milhões de consumidores em todo o mundo diariamente, a Sodexo On-site lança no Brasil o WasteWatch, um programa global que promove a gestão integrada de resíduos, perdas e sobras de alimentos em suas operações. Pautado nos pilares "processo, equipamento, tecnologia e conscientização", a iniciativa permite que as equipes Sodexo On-site capturem rápida e facilmente dados de resíduos de alimentos, trazendo a análise necessária para entender a quantidade que está sendo desperdiçada ou não aproveitada, os motivos e as melhorias que podem ser aplicadas.

Em operação em mais de 2.500 unidades de 26 países, o WasteWatch está sendo implantado no Brasil, reforçando o processo existente, e tem por objetivo contribuir com a meta da companhia de reduzir, até 2025, em 50% o volume de sobras e perdas de alimentos em nossos estabelecimentos. Marina Prevedello, gerente da Plataforma Food da Sodexo On-site Brasil conta que, mais do que cumprir uma meta, a Sodexo quer fazer o que é certo. "Por meio da gestão de dados por painéis de controle online fornecidos pelo sistema da Sodexo, podemos implementar mudanças operacionais e comportamentais direcionadas para ajudar a reduzir o desperdício e, principalmente, fazer o melhor uso dos nossos recursos. Uma medida urgente e necessária em toda cadeia do mercado de foodservice", destaca a executiva.

Resultados globais apontam que desde 2019 a iniciativa já permitiu economizar 48.000 toneladas de emissões de carbono e evitou o desperdício de cerca de 7.000 toneladas de alimentos - o equivalente a quase 12.700.000 refeições. Desde setembro deste ano, o WasteWatch passou a ser implementado em todos os restaurantes da companhia no Brasil, que desde maio de 2022 avalia os resultados do projeto piloto, realizado em sete unidades, entre clientes e escritórios da companhia. Após três meses do início dessa fase, o exercício já aponta uma redução média de 20% das taxas de geração de resíduos, sobras e desperdícios. A expectativa é que até final de 2023 todas as mais de duas mil unidades da companhia estejam operando com o sistema de mensuração e que o País contribua com a meta geral da Sodexo, de reduzir 50% do desperdício em suas operações até 2025.

Para medir os níveis de geração de perdas, sobras, resíduos e desperdícios, o sistema envolve uma pesagem rigorosa dos itens utilizados diariamente na produção das cozinhas da Sodexo. Depois de tudo pronto, inicia-se o processo de monitorar a geração de resíduos como cascas, talos, sementes, por exemplo, permitindo aos chefes e cozinheiros colocarem em prática estratégias de como aproveitar os ingredientes de forma integral. Também acontece a avaliação daquilo que não pode ser aproveitado para consumo, mas pode ser direcionado para compostagem ou biodigestores - sobras dos pratos e do que foi para a área de exposição e não pode mais ser aproveitado.

O programa ainda traz impactos relevantes de cunho social como a diminuição importante na geração de resíduos e de perdas de alimentos, com a correta destinação para o que for possível ser aproveitado, e climático, visando o menor consumo de recursos naturais e de geração de gases de efeito estufa. A executiva complementa ainda que a Sodexo é a primeira empresa de serviços de alimentação, no âmbito global, com um objetivo de redução de emissões de carbono em consonância com o Acordo de Paris para limitar o aumento da temperatura global a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais. "Somos o primeiro grupo do setor a vincular seu investimento às ações de combate ao desperdício de alimentos".

Com ações como o WasteWatch aliadas às demais tecnologias e inovações da companhia como a Cozinha Inteligente, o Restaurante 4.0, os serviços de gestão de resíduos, hortas urbanas, a doação de excedentes para entidades que apoiam pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica, entre outras, Marina conclui destacando que a Sodexo, desde da sua fundação, busca melhorar o dia a dia das pessoas, comunidades e planeta fazendo o que é certo e exercendo seu papel como líder em serviços de alimentação para aplicar diversas iniciativas que contribuem com a sustentabilidade e impactam positivamente as regiões em que atua, visando mudar o cenário de desperdício de alimentos ao realizar o manejo adequado dos resíduos.

Foto: Divulgação



Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP