Sorteio Nespresso
 

Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+

Entenda os impactos positivos de tornar o ambiente corporativo mais inclusivo

Dia 28 de junho é celebrado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+, e a pauta se estende ao longo do mês, que se tornou popularmente conhecido como o mês do orgulho, voltado para levantar pautas e conscientizar a população sobre diferentes causas da comunidade.

E uma das pautas levantadas nesse mês, é a forma como as empresas trabalham a diversidade em sua cultura organizacional, no desenvolvimento desses talentos e na disponibilização de oportunidades para todas as pessoas pertencentes ao grupo LGBTQIAP+.

Apesar de um progresso significativo nos índices de contratação, no fomento da diversidade e da inclusão dentro das companhias no Brasil, uma pesquisa realizada pelo Center for Talent Innovation aponta que 33% das empresas no País não contratariam profissionais pertencentes à comunidade para cargos de liderança, e 44% dos colaboradores entrevistados relatam já terem sofrido algum tipo de discriminação em decorrência da sua orientação sexual ou identidade de gênero. Felizmente, esse cenário está bastante longe de acontecer na Plusoft, empresa de human experience (HX) e customer experience (CX).


Solemar Andrade, CEO da Plusoft

“Para nós, a diversidade é vital e estratégica. Todos os dias praticamos e disseminamos o tema não somente no negócio, ele se estende para fora das fronteiras corporativas e já faz parte de toda a nossa cadeia de valor. Diversidade, portanto, está integrada à nossa cultura, que defino como um sentimento, está dentro de cada um de nós. Por isso, aqui as pessoas podem ser quem elas verdadeiramente são, sem julgamentos e muito respeito. Temos muito orgulho disso”, diz Solemar Andrade, CEO da Plusoft.

“O processo de exteriorizar minha orientação como mulher bixessual ainda é um grande desafio. Pois sei que, infelizmente, isso ainda julgado negativamente por muitas pessoas nas empresas. Vejo que em muitos lugares esse é um ponto que dificulta as pessoas de terem essa liberdade de se assumirem e se mostrarem como realmente são”, conta Kauane Cordeiro, analista de Marketing da Plusoft.

O mercado de trabalho ainda mostra despreparo para receber esse público de forma inclusiva e respeitosa, fazendo com que muitas pessoas escolham se esconder por medo de represálias, demissões e outras diferentes consequências que impactam negativamente sua posição profissional e invalidam suas conquistas.

Douglas Almeida, analista de Desenvolvimento da Plusoft, relatou um pouco da sua vivência: “Durante a minha vida passei por agressões físicas e verbais, além de microagressões, vindas de diferentes ambientes, inclusive o profissional. São xingamentos, olhares, frases disfarçadas de “piadas” ou de “ingenuidade” que faziam, e fazem, com que minha vida seja mais dolorosa. Por tal, é muito importante buscar lugares e pessoas que me respeitem e me entendam. E este é um dos motivos pelo qual eu estou na Plusoft.”

O impacto de uma cultura organizacional diversa e inclusiva

A desconstrução no ambiente de trabalho vem acontecendo gradativamente. As organizações ampliam sua perspectiva e abrem o seu espaço para promover discussões necessárias sobre a adaptação dos diferentes perfis profissionais e como recebê-los de forma correta.

Uma pesquisa realizada pela consultoria McKinsey em 2020 reforça que empresas com estratégias de diversidade e inclusão têm 21% mais chances de obter melhores resultados. É possível notar que essa vem sendo uma meta importante para o setor de RH, para que a empresa possa mostrar com mais afinco suas responsabilidades sociais.

Como benefício de inserir a diversidade no ambiente corporativo, vemos uma variedade maior de perspectivas e experiências, que acrescentam na estruturação de novas estratégias, no atendimento ao público, realizando uma melhor entrega e comunicação mais próxima com os clientes de diferentes perfis.

Um quadro de colaboradores mais diverso auxilia na inovação, no desenvolvimento de soluções criativas e fora da caixa, que possuem um impacto mais abrangente e superam barreiras impostas pelo mercado. Diferentes vivencias trazem ainda uma melhor resolução dos problemas e uma tomada de decisão mais assertiva e inteligente, garantindo que todos auxiliem nesse processo e se engajem na rotina empresarial.

Conheça a cultura inclusiva da Plusoft

Na Plusoft, com a implementação do Programa de Diversidade, em 2020, muitas iniciativas e ações afirmativas foram colocadas em prática desde então. Com o auxílio do Comitê de Diversidade, Igualdade e Inclusão (DII), todos os meses, são levantadas pautas que geram informação e conscientizam os colaboradores, o que torna o ambiente mais acolhedor, receptivo e inclusivo.

As lideranças receberam instruções por meio da Trilha de Liderança Inclusiva, que auxilia na comunicação não-violenta, no letramento dos recortes da diversidade e na tratativa de vieses inconscientes.

Com todas as ações afirmativas feitas pela empresa durante os anos de 2021 e 2022, hoje, 8% das pessoas contratadas se identificam e fazem parte da comunidade LGBTQIAP+ na Plusoft.

“Quando me deparei com o Programa de Estágio inclusivo da Plusoft me candidatei sem pensar duas vezes, pois alinhava-se muito bem com os temas de tecnologia e diversidade. Aqui, me sinto respeitado, compreendido e validado. Tenho muito a agradecer ao Comitê, do qual faço parte, e a todos os colaboradores que estão em constante contato comigo”, comenta Almeida.

“Estou na Plusoft há quase 4 anos, e sempre a vi como uma empresa diversa, em várias questões, e hoje eu tenho o privilégio de participar do Comitê DII, das inúmeras ações de conscientização sobre pautas superimportantes que tratam e apoiam todos da comunidade LGBTQIA+. Estar em um lugar diverso e inclusivo torna tudo mais fácil”, finaliza Kauane.

Fotos: Divulgação.

CONFIRA AQUI A VERSÃO DIGITAL DESTA EDIÇÃO.

 

Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP