Expo
 

Fachadas verdes crescem e demandam por novas soluções em todo o mundo

Floreira de Fachada Predial da VG chega para atender às demandas de projetos

​No dia 13 de julho, o Grupo VG - holding responsável por gerir e acelerar as greentechs, como Vertical Garden, ONE, G-BRANDS, Watanabe e Verdetec - , e com maior equipe multidisciplinar de sustentabilidade e ESG da América Latina, apresentou na Sala Filomena Cucina do Hotel Rosewood, uma grande inovação para o mercado imobiliário: Floreira de Fachada Predial.

Trata-se de uma solução inovadora desenvolvida a partir da necessidade urbana onde as construções passam a se verticalizar, optando também pelo modelo de verticalização da paisagem nas fachadas.

O evento trouxe uma roda de conversa sobre mercado de arquitetura, incorporação, tecnologia e sustentabilidade

com: Harry Lorenzi, Engenheiro Agrônomo e Fundador do Instituto Plantarum; ; Benedito Abbud Me da Arquitetura e Urbanismo Paisagista; Bruno Watanabe, CEO da Vertical Garden; Grazielle Gomes Rocha, Diretora na Aflalo e Gasperini Arquitetos e Felipe Faria, CEO da GBC Brazil.

Na conversa os temas pontuados pelos especialistas permearam da importância da formação profissional, considerando que o paisagismo integra vários modelos e dimensões de projetos, bem como a inteligência artificial que veio contribuir para identificar e apresentar os nomes de uma infinidade de plantas disponível no ecossistema. Também foi comentado que o aumento pelo consumo de plantas durante a pandemia, quase que dobrou a produção na cidade Holambra/SP.

Nos lares, os 3 "P" continuam muito presentes, principalmente com a vivência da pandemia:  As Pessoas (é claro), os Pets e as Plantas. E os especialistas deixam claro que é importante perceber que hoje a natureza é premissa nos projetos de arquitetura, que precisam ter uma visão ecossistêmica do edifício, pois estamos no meio de uma revolução verde, em todo o mundo.

Watanabe, comenta que foram desenvolvidos dois projetos de Floreira, a estrutural e a embutida. "O intuito é simplificar a vida das incorporadoras, trazendo a tecnologia e praticidade na hora de projetar e executar, sendo modular e totalmente ajustável às necessidades dos edifícios."

As floreiras de fachada predial desenvolvidas pela Vertical Garden funcionam com a tecnologia autoirrigável, baseada no princípio da capilaridade da água, além de evitar a proliferação de mosquitos, minimiza a periodicidade de manutenções e fornecedores num único espaço, entre eles jardineiro, revestimento, drenagem, serralheria e outros.

Danilo Vilela, Diretor de Negócios I Especialista em Marketing & Design Biofílico, informa que a Vertical Garden oferecerá ao seu cliente a Biblioteca BIM (Building Information Modelling) ou Modelagem da Informação da Construção, no qual estão disponíveis os desenhos 3D das Floreiras de Fachada, tanto a embutida quanto a estrutural, contendo os parâmetros para a modulação do produto no projeto e a configuração para o levantamento de quantitativos dos materiais envolvidos.

Um ponto que se destaca da Floreira estrutural é a tecnologia "Air Pruning" que controla naturalmente a temperatura das plantas, evita o mofo e apodrecimento das raízes, promovendo a rapidez no desenvolvimento das espécies de plantas e possui uma melhor absorção de nutrientes, não sendo necessário oferecer muita água, além de proporcionar economia aos cultivadores.

Além da necessidade de uma solução estética, funcional e sustentável, este tipo de floreira também permite conforto nos apartamentos, equilíbrio de temperatura, redução da poluição de ar e redução de barulho externo. " Trata-se de uma evolução deste conceito para novos empreendimentos. Uma vez que os atuais não são tão funcionais", explica Bruno Watanabe CEO da Vertical Garden.

Foto: Divulgação. 


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Wet´n Wild

Mais lidas da semana

Carreira

Retorno ao presencial é uma tendência, aponta pesquisa da GPTW

Daniela Diniz, diretora de conteúdo e relações institucionais do Ecossistema Great People & GPTW, analisa a volta de 46% dos entrevistados ao modelo de trabalho.

Mercado

Christian Mina é novo executivo da Neowrk

Com passagem pela Tennant Company, Nilfisk e Cushman & Wakefield, profissional vai atuar na expansão comercial da empresa.

Workplace

O erro comum na concepção de espaços de trabalho

Muita prioridade se dá ao visual, mas quais os efeitos de ignorar a parte acústica?

UrbanFM

Inovar e sustentar na indústria da construção civil brasileira

Plataforma Sidac contribuir para um futuro construtivo realmente verde.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP