PARTICIPE DA EDIÇÃO HISTÓRICA DO CONGRESSO INFRAFM
 

Economia de mais de 30% nas contas de energia do empreendimento

Sistema de climatização como principal ferramenta de eficiência energética

Com a evolução dos projetos e das construções nos últimos anos, bem como dos materiais utilizados, as infraestruturas e utilidades que integram estes projetos também evoluíram. O sistema de climatização, parte destas infraestruturas, possui diversas ferramentas que podem colaborar e integrar o projeto de arquitetura de forma muito consistente.

As ferramentas de análises térmicas, por exemplo, podem ajudar desde a geolocalização do empreendimento, como também na escolha dos materiais adotados na construção, nos acabamentos etc. Com o projeto de civil desenvolvido, pode se utilizar da mesma ferramenta e promover o estudo das cargas térmicas. Com isto, em conjunto com uma empresa de engenharia de climatização, pode ser analisado qual o melhor e mais eficiente sistema para o empreendimento, e simular diversas aplicações e colaborar na escolha do sistema e equipamentos adequados. Pode se avaliar também, o custo de implantação, de retorno da economia de energia, os gastos com a manutenção, e por fim, o retorno do capital investido, sobre a tecnologia escolhida.

A escolha de equipamentos com alta eficiência energética (COP) pode promover uma economia de mais de 30% na energia do empreendimento, tendo um payback rápido em relação aos equipamentos de baixo custo.

Outro ponto importante é aplicação de sistemas de permitam variar sua capacidade ao longo da operação, como em cenários de baixa e alta demanda, buscando sempre a paridade de melhor performance e com melhor perfil energético. Como, por exemplo, chillers com mancal magnético e sistema VFD, para sistemas de expansão indireta, ou sistemas de VRF com inversores de frequência e controle de simultaneidade dos consumidores, além de outras mais que podem ser aplicadas, mas sempre com os estudos e análise de riscos pelo parceiro de engenharia de climatização, efetivando assim a melhor performance energética possível.

Em conjunto com os equipamentos, o sistema de climatização deve possuir motores elétricos de alta eficiência combinados com inversores de frequência, ou motores eletrônicos do tipo EC, quando possível, proteções elétricas de ponta e, como tutora de todos os elementos, a automação.

Tão importante quando o sistema, é a automação a responsável por reger a melhor condição de operação dos equipamentos, aproveitando o ponto de melhor consumo energético. Buscando manter as condições e set points de operação projetadas pela empresa de engenharia de climatização, o sistema de automação vai controlar os equipamentos de forma a manter a melhor eficiência energética durante a operação do empreendimento, por exemplo, pode ligar o ar-condicionado antes de o empreendimento ser ocupado, facilitando a remoção da carga térmica durante o dia, e à medida que este estabelecimento for desocupado, reduz a capacidade, ou até mesmo, desliga alguns equipamentos. Esta manobra, gerenciada pela automação, traz um ganho energético significativo, além de facilitar a operação e manutenção dos sistemas de ar-condicionado.

Conte com a Star Center para conhecer mais sobre sistemas de climatização, clique aqui

Foto: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Afinal, onde estamos quando o assunto é workplace?

Mais lidas da semana

Mercado

Newset quer jogar luz sobre a "caixinha preta" da climatização corporativa

Educar para transformar a contratação de serviços de manutenção em ar-condicionado

Workplace

Swile reposiciona escritório com base em estudo de geolocalização

Empresa usou dados de deslocamento da equipe para escolher novo endereço e transformar escritório em ferramenta de bem-estar e engajamento

Operações

Em 2025, a linguagem que você precisa falar é a do ESG

Entender o vocabulário ESG não é mais diferencial, é necessidade estratégica.

Mercado

PodeSubir é um startup que transformou o “pode subir” em experiência digital

Com crachás digitais, reconhecimento facial e independência de hardware

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Fórum Econômico Mundial 2025

As discussões do encontro trazem sete lições e ações necessárias para Facilities Management com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização

Revista InfraFM

Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Revista InfraFM

Os 10 erros cruciais em IA que você precisa evitar

Como tirar maior proveito dessa tecnologia revolucionária?

Revista InfraFM

Facilities nas aldeias

Iniciativa da W-Energy transforma a vida de aldeias indígenas

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP