Sorteio Nespresso
 

EATON comemora 65 anos de Brasil

Transição energética, sustentabilidade e digitalização são os principais focos da empresa

A EATON celebra 65 anos de Brasil com uma trajetória que teve início em São José dos Campos (SP) com a inauguração da primeira fábrica da multinacional fora dos Estados Unidos. A introdução no setor elétrico, segmento em que a empresa já tinha sólida atuação globalmente, aconteceu em 1979 com a aquisição da Cutler-Hammer e o portfólio completo de dispositivos de energia.

Atualmente, uma planta industrial em Porto Feliz e um escritório em São Paulo se dedicam ao mercado elétrico e outras quatro plantas do país (Caxias do Sul, Mogi Mirim, São José dos Campos e Valinhos) desenvolvem e produzem soluções para o setor automotivo. Ao longo das últimas décadas, a EATON cresceu em solo brasileiro conquistando marcos relevantes e fornecendo suas tecnologias para os mais diversos clientes, como concessionárias de energia, redes de fast food, estádios, hospitais, emissoras de TV, usinas, mineradoras, shoppings, hotéis e centros de pesquisa. No segmento automotivo e do agronegócio, grandes montadoras de veículos comerciais, vocacionais, carros de passeio e máquinas agrícolas são clientes da empresa.

Para acompanhar um mercado que está em constante evolução, uma estratégia sólida focada em três importantes macrotendências: transição energética, sustentabilidade e digitalização está norteando os negócios da multinacional a nível global e local. "Como uma empresa de gerenciamento inteligente de energia, a EATON tem o compromisso de impactar a vida de pessoas e empresas fornecendo soluções eficientes e sustentáveis. Para isso, ao longo dos anos, expandimos nosso conhecimento e portfólio integrando competências por meio de novos desenvolvimentos e aquisições estratégicas para o setor elétrico, sempre com a visão de suportar nossos clientes nas fases de transição da indústria e atender as novas demandas em digitalização e sustentabilidade", comenta Gustavo Schmidt, vice-presidente e gerente geral do setor Elétrico da EATON para a América Latina.

O Grupo Elétrico é dividido em seis frentes de atuação: Power Distribution e Bussmann Series (Distribuição, controle e automação de sistemas de energia elétrica como disjuntores, fusíveis, contatores, comando e sinalização, CLP, entre outros ); Power Systems (religadores, equipamentos de proteção de redes subterrâneas, capacitores e automação de redes de distribuição); Life & Safety (iluminação de emergência e sistemas de alarme de incêndio); Residencial (dispositivos de proteção residenciais); Crouse-Hinds Series (Iluminação LED e Plugues para aplicações em atmosferas explosivas) e, por fim, CPDI ((UPS/Nobreaks, softwares de gerenciamento de energia e data center, conectividade, baterias, serviços de manutenção e estudos elétricos).

Com foco em ter um portfólio completo e abrangente, empresas importantes do setor elétrico foram adquiridas. Após a Cutler-Hammer, em 1994, as aquisições da Westinghouse, Blindex e Marine&Daminelli garantiram um passo relevante para ampliação da atuação da EATON no país, com um portfólio de componentes para distribuição, controle e automação de energia elétrica, além de painéis elétricos. Em 2004, a aquisição da Powerware contribuiu para a estrutura atual de CPDI, enquanto em 2008, com a compra da Moeller, a multinacional trouxe um conjunto de soluções totalmente voltado ao mercado brasileiro, seguindo todas as normas técnicas locais - hoje formam o portfólio IEC. Já em 2012, a compra da Cooper Industries possibilitou o retorno ao segmento de concessionárias de energia elétrica em toda América Latina, com o portfólio da Power Systems e a entrada em novos mercados e soluções para as frentes de Life&Safety, Bussmann e Crouse-Hinds. A CPDI - antiga Power Quality - passou por essa mudança devido a um alinhamento estratégico para prover mais produtos e serviços através de aquisições de empresas como Optimum Path Systems e TrippLite.

A expertise global e o padrão de excelência da EATON no setor elétrico renderam certificação World Class para a operação de Porto Feliz, conquistas e cases de destaque no Brasil. A atuação da EATON também é totalmente consolidada no âmbito de transmissão eficiente de energia, afinal todas as concessionárias de energia que atuam no país, inclusive em áreas rurais, possuem produtos EATON em suas malhas elétricas e utilizam tecnologias de controle e gerenciamento.

Além disso, um exemplo recente de solução apresentada ao mercado que unifica a expertise da EATON em gerenciamento inteligente de energia é o Brightlayer. A solução consolida produtos com conectividade aliados à plataforma digital, software, colaboração e análise, permitindo uma experiência e gestão elevada para clientes diversos. "Temos uma estratégia de transformação digital a nível global, que contempla fatores importantes como novos modelos de negócio, experiência digital do cliente e aumento de produtividade. Iniciativas como o Projeto Digital Office tem o objetivo de automatizar informações em tempo real, levando nossos negócios a um novo patamar", finaliza Schmidt.

​Fotos: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP