Expo
 

Gestão, Techfin e Business Performance

Esses são os temas principais que fizeram parte do conteúdo do Universo TOTVS 2022

Universo TOTVS aconteceu nos dias 14 e 15 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo. Foram dois dias de conteúdo com masterclasses compostas por palestrantes nacionais e internacionais, mais de 90 trilhas segmentadas, que abordaram lançamentos de produto, inovações e tendências nas três dimensões de negócios da empresa: Gestão, Techfin e Business Performance.  No evento,  especialistas e executivos compartilham o seu conhecimento sobre tecnologia e negócios, para ajudar empresas a se tornar muito mais produtiva e competitiva.

Na abertura do evento, o presidente Dennis Herszkowicz trouxe o tema "Mudanças tecnológicas: como isso transforma você, seu negócio e a Totvs", onde afirmou que o objetivo da companhia é trazer o melhor resultado, na última linha do balanço, para cada um de seus clientes. Reforçou que o Brasil é o 51º no ranking de competitividade digital e que o país investe pouco em tecnologia em relação a outros países, o que cria um desafio adicional gigante para as empresas. Lembrou uma citação de Laercio Constantino, fundador da Totvs, "a empresa que não se digitalizar não será mais competitiva. É preciso olhar para a sociedade e ver como ela tem ditado novos comportamento e formas de consumo, totalmente ligados à tecnologia." E ressaltou que esse é um dos motivos pelos quais o gestor de TI torna-se um grande agente de inovação e de interface com o mercado.

Na sequência, o vice-presidente de Plataformas & TI da TOTVS, Gustavo Bastos apresentou a "Evolução da Plataforma Tech" e registrou que a estratégia de cloud da empresa é híbrida e multi-cloud e com disponibilidade para todo o Brasil, o que traz benefícios como diminuição da latência de comunicação, aumento da produtividade para os negócios e maior disponibilidade de dados. E que algumas das premissas para desenvolver uma jornada de modernização passa por atualizar os aplicativos para uso na nuvem, abstrair domínios tanto quanto possível e acelerar mudanças usando o modelo DevOps, que é uma metodologia de desenvolvimento de software que utiliza a comunicação para integrar desenvolvedores (dev) de software e profissionais de infraestrutura (ops) de TI.

Para finalizar a parte da manhã, Christopher Garman que lidera a cobertura da Eurasia Group sobre o Brasil e analisa temas relacionados à gestão macroeconômica e seus impactos na sociedade trouxe o tema "Cenário Geopolítico e Econômico Mundial". Garman alerta sobre a importância de olhar o mundo e, particularmente na atualidade, não apenas sobre tecnologias, questões climáticas, mas também sobre choques, guerras, insegurança alimentar, aspectos financeiros e geopolíticos etc. Enfim, ter uma visão sistêmica sobre a confluência dessas questões traz oportunidades e riscos, já que estamos num momento instável em todo o mundo e com uma economia global desacelerando. Citou três grandes riscos para a economia global:

1. A política de zero Covid não vai acabar tão cedo na China e os lockdowns do país estão afetando os setores de manufatura e exportação mundial, além de baixo crescimento e rupturas na cadeia de abastecimento.

2. Os USA atingem a maior taxa de juros desde o início da pandemia, com o risco de queda de investimento na região.

3. Conflito da Ucrânia, que traz tensões com OTAN, mais sanções, com impasse instável e diplomacia limitada. Tudo isso impacta no aumento de riscos da Guerra e aumento da recessão global. A esperança é que haja um cessar-fogo e o fim da escalada das tensões podem criar bases para um alívio das sanções até o fim de 2022.

Em um bate papo com o Diretor de Segmentos - Construção e Projetos, Educacional e Serviços da TOTVS, Eduardo Pires da Silva, falamos sobre a necessidade de profissionalização para evolução do setor e sobre a importância do entendimento sobre o momento de cada cliente. Para que se tenha sucesso na implantação de um sistema, primeiramente é necessário planejamento sobre onde se quer chegar, traçar bem os objetivos e lembrar que um software é uma ferramenta de gestão e não a solução de todos os problemas do cliente. Para uma solução vencedora é preciso que o cliente esteja disposto a ajustar seus processos e não esquecer que sistema que dá resposta é aquele que se retroalimenta com informações reais no dia a dia das organizações. Ou seja, é necessário tempo não para potencializar as dificuldades, mas ter tempo para planejar e arrumar o que é necessário.

Uma das palestras sobre serviços, falava sobre a evolução da tecnologia para a terceirização e segurança armada, um mercado que vive de margens apertadas, muita concorrência e onde a negociação dos contratos é pautada em custo. A pergunta é como precificar e da melhor maneira possível? Uma das soluções da TOTVS atendem a esse perfil de demanda do mercado especializado em prestação de serviços. Segundo a empresa, o software permite organizar as informações - quando imputadas corretamente - para maior rentabilidade dos contratos, dimensionamento adequado de recursos humanos e materiais, indicadores de gestão, entre outros benefícios.

PREMIAÇÃO

Além das masterclasses, no segundo dia do Universo TOTVS houve a cerimônia do Prêmio TOTVS Brasil que Faz. Os 54 finalistas dos "cases" de digitalização acompanharam o anúncio dos vencedores das 12 categorias (Agro, Logística, Manufatura, Distribuição, Varejo, Construção, Educação, Jurídico, Prestadores de Serviços, Saúde e Hospitalidade, além da categoria especial de RH). Na categoria prestadores de serviço, a vencedora foi a Security Segurança e Serviços.

Foto: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Wet´n Wild

Mais lidas da semana

Carreira

Retorno ao presencial é uma tendência, aponta pesquisa da GPTW

Daniela Diniz, diretora de conteúdo e relações institucionais do Ecossistema Great People & GPTW, analisa a volta de 46% dos entrevistados ao modelo de trabalho.

Mercado

Christian Mina é novo executivo da Neowrk

Com passagem pela Tennant Company, Nilfisk e Cushman & Wakefield, profissional vai atuar na expansão comercial da empresa.

Workplace

O erro comum na concepção de espaços de trabalho

Muita prioridade se dá ao visual, mas quais os efeitos de ignorar a parte acústica?

UrbanFM

Inovar e sustentar na indústria da construção civil brasileira

Plataforma Sidac contribuir para um futuro construtivo realmente verde.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP