Sorteios 11ª Expo
 

Além do conforto térmico, avalie a qualidade do ar

A manutenção dos sistemas de climatização pode evitar doenças nos ocupantes. Sem ventilação há um mês, hospital em Salvador aumenta o risco de proliferação de bactérias

Durante o ápice da pandemia, enquanto os escritórios permaneceram fechados com os seus colaboradores trabalhando em home office, a umidade do ar parado propiciou a criação de fungos e bactérias, proliferando o mofo não apenas em carpetes, tecidos e móveis, mas também nos equipamentos de ar-condicionado.

Segundo o engenheiro Arnaldo Parra, Diretor de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava), assim como uma casa de praia precisa de reparos quando fica fechada por longos períodos, o mesmo acontece com os sistemas de ar condicionado em ambientes corporativos, que devem dispor de um Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC), para não expor os funcionários às infecções bacterianas, que são tão letais quanto a Covid-19.

O manual de Qualidade do Ar Interno da Abrava, é bem específico ao mencionar os avanços que o PMOC trouxe para o setor de HVAC-R. Segundo o estudo, "a Lei 13.589/18 determina que todos os edifícios de uso público e coletivo que possuem ambientes de ar interior climatizados, devem dispor de um PMOC dos respectivos sistemas de climatização, visando à eliminação ou minimização de riscos potenciais à saúde dos ocupantes".

Seja o aparelho voltado para a ventilação, circulação ou renovação do ar, ele deve obedecer aos parâmetros de qualidade do ar seguindo métodos de controle que possam avaliar as condições biológicas, químicas e físicas do local, de modo que os sistemas de climatização mantenham o ar limpo e saudável, gerando conforto aos usuários.

Pacientes da unidade pediátrica ficam sem ventilação em hospital

Apesar da constante luta do setor HVAC-R para a adoção de medidas capazes de promover a qualidade do ar em ambientes internos, casos como do Hospital Universitário Professor Edgard Santos (HUPES), em Salvador, ainda acontecem com frequência em todo o País.

Para entender, no dia 25 de abril um vídeo publicado na internet mostrou uma mãe abanando um bebê internado no hospital com a tampa de uma marmita. Segundo os pacientes, há mais de um mês o hospital está sem ar condicionado, com crianças e familiares sofrendo de calor na unidade de pediatria.

Em nota, a assessoria de imprensa do Hospital Universitário Professor Edgard Santos, da Universidade Federal da Bahia e vinculado à Rede Ebserh (Hupes/UFBA-Ebserh), informou que o sistema de refrigeração da Unidade Pediátrica encontra-se em fase de manutenção e que a empresa responsável já foi acionada para realizar a inspeção.

Com o uso de ventiladores proibido em ambiente hospitalar devido a NBR-7256, que dispõe que Estabelecimentos Assistenciais de Saúde (EAS), precisam de sistemas de controle para propor condições de conforto higrotérmico e de qualidade do ar diferentes, com exigências específicas para setores críticos, destinados à assepsia e conforto, tais como salas de cirurgia, UTI, berçário, nutrição parenteral, etc. Nesse sentido, a solução encontrada pelos pais diante o calor, é deixar as crianças sem roupa.

Mesmo com o alto risco de proliferação de bactérias, o hospital não apresentou um prazo para finalizar os ajustes e também não informou se o problema está restrito à Unidade Pediátrica ou se afeta todo o local.

Para se manter atualizado sobre as tendências do setor de Climatização e Manutenção para uma gestão mais estratégica e eficiente, a Infra FM te espera nos dias 28 e 29 de junho no 2º Fórum Infra FM Climatização & Manutenção para aproveitar visitas técnicas, palestras de peso e muito networking entre os profissionais do setor. CLIQUE AQUI para conferir a programação e inscreva-se!

Fotos: Divulgação


Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP