TELELOK
 

Além do conforto térmico, avalie a qualidade do ar

A manutenção dos sistemas de climatização pode evitar doenças nos ocupantes. Sem ventilação há um mês, hospital em Salvador aumenta o risco de proliferação de bactérias

Durante o ápice da pandemia, enquanto os escritórios permaneceram fechados com os seus colaboradores trabalhando em home office, a umidade do ar parado propiciou a criação de fungos e bactérias, proliferando o mofo não apenas em carpetes, tecidos e móveis, mas também nos equipamentos de ar-condicionado.

Segundo o engenheiro Arnaldo Parra, Diretor de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava), assim como uma casa de praia precisa de reparos quando fica fechada por longos períodos, o mesmo acontece com os sistemas de ar condicionado em ambientes corporativos, que devem dispor de um Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC), para não expor os funcionários às infecções bacterianas, que são tão letais quanto a Covid-19.

O manual de Qualidade do Ar Interno da Abrava, é bem específico ao mencionar os avanços que o PMOC trouxe para o setor de HVAC-R. Segundo o estudo, "a Lei 13.589/18 determina que todos os edifícios de uso público e coletivo que possuem ambientes de ar interior climatizados, devem dispor de um PMOC dos respectivos sistemas de climatização, visando à eliminação ou minimização de riscos potenciais à saúde dos ocupantes".

Seja o aparelho voltado para a ventilação, circulação ou renovação do ar, ele deve obedecer aos parâmetros de qualidade do ar seguindo métodos de controle que possam avaliar as condições biológicas, químicas e físicas do local, de modo que os sistemas de climatização mantenham o ar limpo e saudável, gerando conforto aos usuários.

Pacientes da unidade pediátrica ficam sem ventilação em hospital

Apesar da constante luta do setor HVAC-R para a adoção de medidas capazes de promover a qualidade do ar em ambientes internos, casos como do Hospital Universitário Professor Edgard Santos (HUPES), em Salvador, ainda acontecem com frequência em todo o País.

Para entender, no dia 25 de abril um vídeo publicado na internet mostrou uma mãe abanando um bebê internado no hospital com a tampa de uma marmita. Segundo os pacientes, há mais de um mês o hospital está sem ar condicionado, com crianças e familiares sofrendo de calor na unidade de pediatria.

Em nota, a assessoria de imprensa do Hospital Universitário Professor Edgard Santos, da Universidade Federal da Bahia e vinculado à Rede Ebserh (Hupes/UFBA-Ebserh), informou que o sistema de refrigeração da Unidade Pediátrica encontra-se em fase de manutenção e que a empresa responsável já foi acionada para realizar a inspeção.

Com o uso de ventiladores proibido em ambiente hospitalar devido a NBR-7256, que dispõe que Estabelecimentos Assistenciais de Saúde (EAS), precisam de sistemas de controle para propor condições de conforto higrotérmico e de qualidade do ar diferentes, com exigências específicas para setores críticos, destinados à assepsia e conforto, tais como salas de cirurgia, UTI, berçário, nutrição parenteral, etc. Nesse sentido, a solução encontrada pelos pais diante o calor, é deixar as crianças sem roupa.

Mesmo com o alto risco de proliferação de bactérias, o hospital não apresentou um prazo para finalizar os ajustes e também não informou se o problema está restrito à Unidade Pediátrica ou se afeta todo o local.

Para se manter atualizado sobre as tendências do setor de Climatização e Manutenção para uma gestão mais estratégica e eficiente, a Infra FM te espera nos dias 28 e 29 de junho no 2º Fórum Infra FM Climatização & Manutenção para aproveitar visitas técnicas, palestras de peso e muito networking entre os profissionais do setor. CLIQUE AQUI para conferir a programação e inscreva-se!

Fotos: Divulgação


Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Carreira

Saúde mental entra no radar das fiscalizações trabalhistas

Em 2024, o Brasil ultrapassou 470 mil afastamentos por transtornos mentais

Operações

A importância da coleta seletiva em ambientes corporativos

Coleta seletiva se torna critério decisivo em contratos de limpeza corporativa e exige soluções práticas, padronizadas e economicamente viáveis

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

Revista InfraFM

Prédio limpo, negócio forte!

Como a opinião do cliente final está moldando o futuro da limpeza profissional

Revista InfraFM

Infraestrutura Hospitalar como Pilar de Excelência

Como a gestão estratégica de Engenharia, Real Estate e Facilities contribui para consolidar o Hospital Israelita Albert Einstein como referência mundial

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP