NEOWRK
 

Raia olímpica da USP ganha projeto de corredor verde

Estrutura de vidro usada para separar a Cidade Universitária da Marginal Pinheiros, ganha novo projeto que visa integrar os espaços através de um corredor verde

Foto: Marcos Santos/USP Imagens

A manutenção das áreas verdes sempre fez parte do escopo das atividades de Facility Management, com o objetivo de integrar pessoas e espaços em um ambiente acolhedor, garantindo assim um equilíbrio microclimático, diminuindo a incidência de doenças respiratórias, contribuindo para o alívio mental de estresse e depressão, entre outros fatores.

Um novo projeto que tem o propósito aumentar o conceito de sustentabilidade ambiental e substituir os vidros quebrados ao longo da estrutura que separa a raia olímpica da Universidade de São Paulo (USP) da Marginal Pinheiros, o corredor verde será instalado com vegetação nativa e ocupará tanto o lado externo, quanto a parte interna da raia.

Apresentado pela arquiteta e urbanista Raquel Rolnik, nova prefeita do campus da USP, "ele será multifuncional, com funções de estética, de drenagem de contenção de encostas da raia e de minimização da poluição acústica e atmosférica", afirmou em entrevista ao jornal da USP. Sob a gestão da universidade, o novo projeto será realizado com o auxílio de empresas, e irá utilizar toda a estrutura local existente. Ou seja, cerca dos 800 vidros instalados serão mantidos e receberão uma película para evitar mortes de pássaros por choque contra o muro; também haverá a instalação de gradis em locais que os vidros não foram colocados ou estão quebrados e todos serão recobertos por vegetação.

Com a promessa de mudar a paisagem da raia olímpica, a obra do corredor verde começará com a instalação de gradil em 45 espaços abertos. O material adquirido ao custo de R$ 160 mil deve ter obra inicial concluída dentro de um mês. A finalização do projeto está prevista para dezembro.

Importante para manter o equilíbrio climático das cidades, os corredores verdes atuam minimizando as ilhas de calor; na absorção de águas de chuvas, melhorando as condições de drenagem; além de constituir abrigo para a fauna e incidir de forma positiva para uma paisagem urbana mais agradável.


Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


TEMON

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP