Cassia e Brita
 

Pessoas: o maior ativo que uma empresa possui

Empresas passam a investir em processos mais humanizados

*Por André Rufatto

A pesquisa Moving Toward Excellence: Key Practices That Differentiate Leaders and Laggards (em tradução livre, "Em direção à excelência: principais práticas que diferenciam líderes e retardatários"), que contou com a participação de mais de 600 gestores de recursos humanos (RH) de empresas norte-americanas, mostra a diferença entre as organizações que estão à frente em seus programas de experiência do colaborador e as organizações que estão sempre atrás, que não enxergam o seu colaborador como um ativo valioso. Esse levantamento mostrou que

as empresas com programas ativos de experiência do colaborador têm 12 vezes mais probabilidade de conquistar crescimento de receitas superiores a 20% em relação ao faturamento obtido nos anos anteriores.

Uma empresa que se preocupa com seus colaboradores está atenta ao ambiente de trabalho que precisa estar adequado ergonomicamente e psicologicamente além de livre de riscos de acidentes. Tais medidas fazem parte da responsabilidade da organização. No entanto, se a empresa se concentrar apenas em resultados e se opuser totalmente à postura de valorização, dificilmente o sucesso será total e duradouro.

A construção da empresa se dá através dos seus colaboradores. É graças aos profissionais que passaram por aqui  - Rufatto Transportes e Logística - que a empresa tem a forma que tem hoje. Todos contribuíram, cada um à sua maneira, independente de continuarem fazendo

parte da empresa atualmente ou não. São elas, as pessoas, a base para tudo dentro da organização. São, de fato, essenciais.

Uma empresa de origem e ambiente familiar como a Rufatto colabora para ter uma administração com um trabalho bastante humanizado, o bem-estar dos seus colaboradores está sempre dentre as prioridades, fazendo com que as taxas de produtividade e de lealdade aumentem. Como diferencial, a empresa possui um relacionamento bem próximo do fundador com todos os funcionários e oferece muitas oportunidades de crescimento.

Ter esse contato muito próximo com o fundador da empresa e com toda a diretoria facilita bastante o trabalho nesse sentido. As pessoas se sentem mais valorizadas e nós as ouvimos quando elas nos trazem ideias. Conseguimos acompanhá-las de perto, dar e receber feedback, fazendo questão de agradecer pessoalmente e em público cada um, sempre que possível. Além disso, semanalmente, fazemos um almoço com os colaboradores com intuito de descontrair e aumentar a sinergia. Com isso, eles entendem a história que há aqui dentro, entendem o porquê de a empresa estar onde está e se alinham com os nossos valores.

Nesse contexto, as pesquisas de satisfação interna também são um aparato de extrema importância para as empresas. Além de ser possível saber com mais precisão o que precisa ser aprimorado internamente, esses levantamentos são uma forma de mostrar aos funcionários que a empresa se preocupa com eles e espera criar um ambiente eficiente e agradável para todos.

Estamos desenvolvendo e implantando uma pesquisa de satisfação de maneira formal dentro da transportadora. Houve uma reestruturação recente em nossa área de Gestão de Pessoas visando principalmente humanizarmos as ações a serem realizadas, fazendo com que não só os colaboradores administrativos, mas também os motoristas fiquem mais próximos de nós. Ainda que não houvesse uma política mais definitiva sobre o assunto anteriormente, sempre estivemos bastante atentos com as questões dos colaboradores em geral. Isso sempre foi priorizado.

A empresa dispõe de colaboradores muito leais e comprometidos, e com uma ótima taxa de produtividade. Isso deixa claro que estamos no caminho certo e os métodos humanizados implementados colaboram muito para criar esse clima agradável entre todos.

André Rufatto é formado em administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, especialista em Design Thinking, Administração e Negócios pela Stanford University e é coordenador do núcleo da Comissão de Jovens Empresários e Executivos do Transporte Rodoviário de Cargas da NTC&Logística (COMJOVEM) em Foz do Iguaçu.

Foto: Divulgação/Linkedin.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Wet´n Wild

Mais lidas da semana

Mercado

Property Manager compartilha atuação em país destruído pela guerra

Diego Mitrovich Rienzi, Gestor Patrimonial do Family Office Ernesto Zarzur, compartilha trajetória profissional com detalhes sobre atuação na Angola no pós-guerra.

Carreira

Nove em cada dez empresas brasileiras adotam híbrido, aponta pesquisa

Estudo da JLL revela que modelo mais popular é de dois dias de trabalho no escritório e três dias remotos por semana.

Mercado

Uma nova era na gestão inteligente do Workplace: Neowrk recebe aporte de R$10 milhões

Startup utiliza tecnologia que une hardware, software e AI para revolucionar o gerenciamento dos espaços corporativos; foco é no crescimento e expansão local e internacional.

Operações

A palavra "gerenciamento" te impede de enxergar lacunas na operação?

Profissionais da Planoa comentam quais os aspectos negligenciados em operações de obras.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP