NEOWRK
 

Pessoas: o maior ativo que uma empresa possui

Empresas passam a investir em processos mais humanizados

*Por André Rufatto

A pesquisa Moving Toward Excellence: Key Practices That Differentiate Leaders and Laggards (em tradução livre, "Em direção à excelência: principais práticas que diferenciam líderes e retardatários"), que contou com a participação de mais de 600 gestores de recursos humanos (RH) de empresas norte-americanas, mostra a diferença entre as organizações que estão à frente em seus programas de experiência do colaborador e as organizações que estão sempre atrás, que não enxergam o seu colaborador como um ativo valioso. Esse levantamento mostrou que

as empresas com programas ativos de experiência do colaborador têm 12 vezes mais probabilidade de conquistar crescimento de receitas superiores a 20% em relação ao faturamento obtido nos anos anteriores.

Uma empresa que se preocupa com seus colaboradores está atenta ao ambiente de trabalho que precisa estar adequado ergonomicamente e psicologicamente além de livre de riscos de acidentes. Tais medidas fazem parte da responsabilidade da organização. No entanto, se a empresa se concentrar apenas em resultados e se opuser totalmente à postura de valorização, dificilmente o sucesso será total e duradouro.

A construção da empresa se dá através dos seus colaboradores. É graças aos profissionais que passaram por aqui  - Rufatto Transportes e Logística - que a empresa tem a forma que tem hoje. Todos contribuíram, cada um à sua maneira, independente de continuarem fazendo

parte da empresa atualmente ou não. São elas, as pessoas, a base para tudo dentro da organização. São, de fato, essenciais.

Uma empresa de origem e ambiente familiar como a Rufatto colabora para ter uma administração com um trabalho bastante humanizado, o bem-estar dos seus colaboradores está sempre dentre as prioridades, fazendo com que as taxas de produtividade e de lealdade aumentem. Como diferencial, a empresa possui um relacionamento bem próximo do fundador com todos os funcionários e oferece muitas oportunidades de crescimento.

Ter esse contato muito próximo com o fundador da empresa e com toda a diretoria facilita bastante o trabalho nesse sentido. As pessoas se sentem mais valorizadas e nós as ouvimos quando elas nos trazem ideias. Conseguimos acompanhá-las de perto, dar e receber feedback, fazendo questão de agradecer pessoalmente e em público cada um, sempre que possível. Além disso, semanalmente, fazemos um almoço com os colaboradores com intuito de descontrair e aumentar a sinergia. Com isso, eles entendem a história que há aqui dentro, entendem o porquê de a empresa estar onde está e se alinham com os nossos valores.

Nesse contexto, as pesquisas de satisfação interna também são um aparato de extrema importância para as empresas. Além de ser possível saber com mais precisão o que precisa ser aprimorado internamente, esses levantamentos são uma forma de mostrar aos funcionários que a empresa se preocupa com eles e espera criar um ambiente eficiente e agradável para todos.

Estamos desenvolvendo e implantando uma pesquisa de satisfação de maneira formal dentro da transportadora. Houve uma reestruturação recente em nossa área de Gestão de Pessoas visando principalmente humanizarmos as ações a serem realizadas, fazendo com que não só os colaboradores administrativos, mas também os motoristas fiquem mais próximos de nós. Ainda que não houvesse uma política mais definitiva sobre o assunto anteriormente, sempre estivemos bastante atentos com as questões dos colaboradores em geral. Isso sempre foi priorizado.

A empresa dispõe de colaboradores muito leais e comprometidos, e com uma ótima taxa de produtividade. Isso deixa claro que estamos no caminho certo e os métodos humanizados implementados colaboram muito para criar esse clima agradável entre todos.

André Rufatto é formado em administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, especialista em Design Thinking, Administração e Negócios pela Stanford University e é coordenador do núcleo da Comissão de Jovens Empresários e Executivos do Transporte Rodoviário de Cargas da NTC&Logística (COMJOVEM) em Foz do Iguaçu.

Foto: Divulgação/Linkedin.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


TEMON

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP