Sorteios 11ª Expo
 

Conheça as startups que estão mudando o mercado imobiliário

Soluções levam segmento a um novo patamar no Brasil

Luiz Prado e Wagner Dias, fundadores da Hiperdados, proptech que auxilia incorporadoras imobiliárias na compra de terrenos para novos empreendimentos.

Assim como em todos os segmentos, o mercado imobiliário vem passando por profundas  mudanças nos últimos anos. A adoção de soluções tecnológicas nas  operações de empresas imobiliárias deixou de ser uma opção e passou a ser uma necessidade. Tudo isso para promover o desenvolvimento de um bom trabalho e cumprimento de prazos para melhorar indicadores de negócios.

Para suprir a demanda de todo o processo de incorporação imobiliária, startups estão aproveitando este momento e investindo em soluções tecnológicas que facilitem todo o processo, desde a procura por um espaço para a construção até a entrega das chaves. Essas inovações digitais são chamadas de proptechs.

Segundo um levantamento feito pela Terracotta Ventures, o Brasil contava com 702 startups focadas no mercado imobiliário. Neste ano, o número subiu para 840 construtechs e proptechs. Nos últimos cinco anos, o crescimento é ainda maior, alcançando a marca de mais de 235%.

Entre as soluções disponíveis no mercado às construtoras estão o suporte para a escolha do terreno onde o imóvel será construído, edificação do empreendimento e até mesmo captação de recursos via investimento coletivo para a realização da obra em sua fase inicial (uma das mais desafiadoras de todo o ciclo).

Com essas soluções desenvolvidas, o mercado imobiliário se adequa à tecnologia e torna todo o processo ainda mais fácil, seja para incorporadoras, investidores, clientes e até mesmo as próprias empresas e startups que atuam na área. Conheça as startups que estão promovendo uma verdadeira revolução no mercado imobiliário:

Busca por terrenos

Entre as startups voltadas em auxiliar as incorporadoras imobiliárias na avaliação, escolha e compra de terrenos está a Hiperdados. A proptech viabiliza filtrar diversos espaços e permite avaliação online sobre qual é a melhor opção para as incorporadoras construírem seus empreendimentos de forma simples, com dados estruturados e que facilitam tomadas de decisões em análises imobiliárias.

Além do serviço de análise de terrenos, a Hiperdados oferece em sua plataforma a gestão de landbank que, baseado em estudos de mercado, oferece um espaço para contratos, registro, relatórios das construtoras, documentos e também entrega recursos de proteção a dados confidenciais e estratégicos das incorporadoras.

O uso da plataforma Hiperdados permite que as incorporadoras analisem em 20 minutos todas as informações necessárias sobre um terreno. A análise realizada de forma tradicional pode levar mais de dois meses.

A solução oferecida pela startup disponibiliza mais de 16 milhões de dados estruturados e confiáveis sobre o mercado, com cerca de 4 mil variáveis relacionadas à avaliação de terrenos para incorporação imobiliária em mais de 80 cidades com cobertura nacional.  A adoção do software pode ainda representar um desempenho econômico que propicia aumento de 200 vezes em análises de terrenos fazendo com que incorporadoras consigam adquirir os melhores terrenos para incorporação imobiliária, com o aperfeiçoamento e a evolução dos processos de gestão, fazendo em minutos aquilo que levaria semanas.

Investimento coletivo

No que tange à captação de investimentos que viabilizam a construção do empreendimento na sua fase inicial - considerada uma das etapas mais delicadas de toda a incorporação -, o mercado conta com fintechs como a CapRate.

Com sede em Porto Alegre (RS), trata-se de uma plataforma peer-to-peer lending (P2P) do ramo imobiliário (Crédito Privado) e a primeira do segmento a atuar como Sociedade de Empréstimo entre Pessoas (SEP) autorizada e regulamentada pelo Banco Central (BC) no país.

Por meio deste trabalho, a fintech une duas pontas do mercado imobiliário: o investidor e a incorporadora.

Neste esquema, as construtoras podem colocar ofertas de quotas de investimentos nos projetos disponíveis na plataforma. A partir daí, as pessoas podem investir nestes empreendimentos com o objetivo de obter um retorno financeiro pré-fixado ao fim da obra.

Essa modalidade de investimento no mercado imobiliário, que facilita a vida de quem trabalha em incorporadoras, torna-se uma opção atrativa aos investidores. Atualmente o retorno estimado é maior do que outras modalidades de renda fixa, como tesouro direto, poupança e SELIC. A taxa de retorno varia de acordo com cada empreendimento, podendo chegar em até 16% a.a.

Home equity

A ideia de fundar a CashMe, fintech do grupo Cyrela, surgiu a partir da crise causada pela pandemia de Covid-19. A incorporadora observou que seus consumidores não conseguiam financiamentos imobiliários com os bancos tradicionais e passou a oferecer o home equity (empréstimo com garantia de imóveis) a eles.

A operação é simples, livre de burocracias em razão do uso da tecnologia. A solução é mais acessível que um refinanciamento comum de imóveis e por ser integralmente digital, pode ser contratada de qualquer lugar do Brasil, sem a necessidade de sair de casa ou encarar filas.

Materiais para construção

A startup Oico é um marketplace que reúne fornecedores de materiais de construção. Com a alta demanda e os prazos apertados, pessoas físicas e construtoras podem ter problemas para fazer levantamentos e escolher qual o melhor local para aquisição de matéria-prima para erguer a obra. A Oico oferece um serviço que facilita a obtenção desses recursos. As empresas enviam uma requisição com os materiais necessários e definem o prazo em que podem recebê-los. A startup então, organiza a operação com base em 40 mil produtos únicos e 400 fornecedores localizados no estado de São Paulo, para atender a demanda de pedidos.

Serviços e manutenção

A Fix funciona como uma plataforma que oferece aos seus usuários uma lista de prestadores de serviços e manutenções para auxílio em caso de acidentes, panes ou a necessidade de serviços como reformas e manutenções em casas e apartamentos. O serviço pode ser contratado por pessoas físicas e também por imobiliárias.

Dentre os serviços, a startup indica profissionais selecionados que executam serviços de eletricista, encanador, pintor, entre outros. A contratação do serviço é rápida, o cliente informa seu endereço, seleciona o serviço que necessita, detalha a situação, escolhe uma data e recebe o orçamento em minutos.

Decoração de imóveis

Depois da obra pronta, é hora de investir na decoração do imóvel. Um exemplo é o Planejador de Quartos, considerado um dos melhores do segmento nos mercados de aplicativos. Na tela do celular é possível simular como ficarão os cômodos do imóvel. O aplicativo traz algumas opções de quarto, sala, cozinha e banheiro, oferecendo um ponto de partida a quem está decorando e não conta com o auxílio de um profissional de arquitetura contratado naquele momento. A solução foi desenvolvida por uma loja de móveis sueca. Apesar de não comercializar os produtos no Brasil, o usuário pode pegar as sugestões do aplicativo e procurar por móveis similares em terras nacionais. O aplicativo é completo e intuitivo, o que torna a experiência do usuário ainda mais fácil.

Moradia por assinatura

As plataformas Housi e Yuca disponibilizam opções para os clientes alugarem imóveis por assinatura. É um processo simples e rápido, onde o cliente escolhe a localização do apartamento em que quer residir, o tempo que pretende ficar e se prefere morar sozinho, um casal ou dividir o apartamento com três pessoas.

O maior benefício para quem escolhe essa modalidade de aluguel de um imóvel, é que eles já estão mobiliados e as contas (IPTU, água, luz, telefone, internet e outros) já estão inclusos no valor da assinatura. Serviços de manutenção e reparos ficam por conta das plataformas.

Compra, venda e locação

Quando o comprador está à procura de um imóvel para comprar ou alugar, ele pode contar com plataformas e aplicativos que simplificam este processo e demandam menor tempo e burocracia do que quando feito da maneira tradicional. Plataformas como Quinto Andar, Loft, EmCasa e Zap Imóveis são ideais para quem quer comprar ou alugar um imóvel, pois nessas plataformas os compradores podem navegar por milhares de localidades, observar os imóveis por dentro e até mesmo marcar uma visita, tudo feito pelo smartphone.

Há ainda  plataformas que disponibilizam um catálogo de imóveis para hospedagem, seja para passar um dia ou então uma temporada. É o caso do AirBnB, plataforma que une locadores e hosts de imóveis, facilitando a vida de quem está viajando para outra cidade, estado ou até mesmo país a negócios ou a passeio.


Foto: Rafael Hupsel.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP