NEOWRK
 

Telhado verde com cisterna para melhor drenagem urbana

[Vitrine Facilities] Solução gerencia escoamento de água para evitar enchentes nas cidades

As enchentes constituem um grave problema nos grandes centros urbanos. Uma das causas está relacionada à acumulação de água das chuvas sem a existência de meios necessários para o seu escoamento. A drenagem urbana é uma questão urgente nas cidades e a arquitetura verde promete inovar e trazer soluções a partir da captação e do gerenciamento da escoa de água em telhados verdes.

O excesso de áreas pavimentadas, prédios e residências em áreas de baixa altitude e o acúmulo de resíduos sólidos contribuem para um cenário de enchentes e alagamentos constantes. Agora, imagine o que acontecerá se parte da água a chuva for amortecida e mantida em cisternas na cobertura. Com o novo Sistema Azul e Verde Ecotelhado, empresa especialista em infraestrutura verde e design biofílico, será possível evitar o transtorno que acontece ano após ano em muitas regiões durante a chuvarada.

No sistema convencional, a água da chuva escoa sobre telhas e passa pelas ruas e calçadas carregando impurezas.  Com a laje cisterna, ela é recolhida e utilizada para irrigação do próprio telhado verde e outros fins não potáveis, como descargas de sanitários e jardinagem.

Segundo o engenheiro agrônomo João Manuel Feijó, o sistema cumpre duas funções ao mesmo tempo: promove a drenagem urbana com o amortecimento da água da chuva e age como um purificador do ar. A estrutura retém partículas de impurezas que ficam sob as coberturas e realiza a troca do CO2 por oxigênio. Isso traz melhorias na qualidade do ar e, consequentemente, proporciona bem-estar às pessoas. Outro ponto importante é usar o sistema para diminuir a temperatura interna do ambiente e garantir a eficiência energética, reduzindo uso de ar condicionado e gastos com energia.

 "Telhados verdes, jardins verticais, horta urbana contribuem para o aumento de áreas verdes na cidade, diminuem a incidência de doenças respiratórias, estresse e depressão", ressalta Feijó.

Como funciona a Bacia de amortecimento Azul e Verde da Ecotelhado

A água é retida através de uma estrutura colocada abaixo da vegetação formando uma bacia superior colocada sobre a laje. Assim, o excesso de chuva infiltra para a bacia de amortecimento e, lentamente, a água passa pelo tubo inferior de menor diâmetro. Além disso, quando a intensidade da chuva aumenta, a água passa a escoar também pelo tubo superior.

"A Bacia de Amortecimento Azul e Verde da Ecotelhado é a evolução do telhado verde: vamos captar água, prolongar o tempo de escoamento para as ruas e evitar enchente. Com o sistema, é possível minimizar as ilhas de calor e problemas causados pela poluição", acrescenta o engenheiro agrônomo.

Confira 5 benefícios

- Elimina custo elevado das usuais bacias de concreto para drenagem urbana;

-  Diminui o risco de enchentes, alagamentos e inundações;

- Reduz o volume de água descartada no sistema de esgoto pluvial em períodos de chuva;

- Realiza a troca de CO2 por oxigênio;

- Promove o ambiente biofílico que aproveita a finidade com a natureza e proporciona saúde e bem-estar físico e mental às pessoas nas grandes cidades. 

Foto: Divulgação


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


TEMON

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP