NEOWRK
 

Siemens lança portfólio para prédios inteligentes

[Vitrine Facilities] Soluções que reduz consumo de energia e auxilia no distanciamento

Automatizar os sistemas de energia e ar-condicionado, otimizar os trabalhos relacionando a localização de equipamentos e o mapeamento do fluxo de pessoas dentro do escritório ou fábrica, e adotar medidas de distanciamento social a partir da identificação das atividades dos colaboradores. Essas facilidades integram a nova plataforma de automação predial que a Siemens lança no mercado brasileiro para tornar os prédios inteligentes. O primeiro local do país a ter o sistema baseado em Internet das Coisas (IoT) é a unidade da companhia em Jundiaí (SP), que passa a ser um showroom com todas as soluções do portfólio instaladas.

Com o uso de sensores, o novo sistema facilita o gerenciamento de atividades do local como consumo de energia, funcionamento do ar-condicionado, monitoramento de equipamentos e fluxo de pessoas ao longo do dia. No uso de energia, por exemplo, o sistema consegue identificar os ambientes onde têm funcionários para direcionar as luzes apenas para os locais onde há pessoas e programar o ar-condicionado de acordo com o número de colaboradores naquele espaço.

Além disso, a iluminação é desligada automaticamente quando uma sala ou parte de um ambiente passa a ficar vazio, como após o término de uma reunião. Em locais onde já foi instalado, esse novo sistema ajudou a reduzir o consumo de energia em até 90% quando somado a outras iniciativas, como a troca de lâmpadas fluorescentes por LED. Com esse novo portfólio, a unidade de Jundiaí da Siemens teve uma economia de mais de 290.000 kW entre os meses de janeiro e maio deste ano, considerando apenas o sistema de iluminação.

"Esse novo sistema é o que há de mais inovador em soluções voltadas para prédios inteligentes onde é possível gerenciar por um aplicativo todo o sistema de energia, ar-condicionado e localização de equipamentos e pessoas", afirma Sergio Jacobsen, CEO de Smart Infrastructure da Siemens. "É um portfólio de automação predial que está em linha com as ações em prol do meio ambiente pela eficiência energética de suas soluções, e também vai ajudar as empresas na volta aos escritórios por possibilitar o mapeamento do fluxo das pessoas no trabalho", aponta o executivo.

Inteligência na volta aos escritórios

Essa nova plataforma de automação predial também vai ajudar as empresas a adotarem as melhores medidas de distanciamento social com a volta aos escritórios no pós-pandemia. A partir de identificação nos crachás dos funcionários, o sistema consegue mapear a movimentação das pessoas ao longo do dia para sugerir iniciativas visando otimizar os trabalhos. Com essa inteligência de dados é possível remanejar a localização de equipamentos e readequar a estrutura de um escritório ou fábrica de acordo com o mapa de calor dos ambientes, visando otimizar os trabalhos e elevar a produtividade.

O sistema também auxilia as empresas a atender as recomendações dos órgãos de saúde em relação ao distanciamento social na volta aos escritórios no pós-pandemia. Com os sensores e o uso de crachás especiais pelos colaboradores, caso um funcionário teste positivo para Covid-19, é possível mapear as pessoas que tiveram contato com ele nos últimos dias. Além disso, esse sistema também gera alertas caso dois funcionários fiquem a uma distância de menos de 1,5 metro por mais de 15 minutos. A identificação dos colaboradores é realizada por códigos, e ocorre em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Foto: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


TEMON

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP