TELELOK
 

A tecnologia aliada no combate à pandemia: Chronus i-Passport

[Vitrine Facilities] App funciona como uma carteira de vacinação digital

​Da mesma forma em que a tecnologia colabora com médicos no diagnóstico precoce de enfermidade e indicando processos terapêuticos mais eficazes, aumentando as possibilidades de cura nas mais diversas especialidades, ela é também uma importante ferramenta aliada no combate à disseminação do coronavírus. Destaca-se, neste sentido a Chronus i-Passport, da empresa franco-brasileira Mooh Tech.

Largamente utilizado em vários países e em alguns estados e municípios do Brasil, o i-Passport é um passaporte de profilaxia, ou seja, uma carteira de vacinação digital. Ele registra informações como vacinas e resultados de testes, tendo a funcionalidade de um cartão de vacinação nacional e internacional, e um passaporte convencional, caso esteja condicionado ao acesso de alguns países. Tudo isso em um único e prático aplicativo de smartphone.

O Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) habitual é uma espécie de carteirinha internacional de vacinação. Por meio dela, é possível o cidadão provar às autoridades de imigração que está devidamente vacinado contra diversas doenças. O documento é emitido em papel e em casos de perda ou extravio os percalços são burocráticos e extremamente desagradáveis, principalmente, aos viajantes.

Pensando nisso, e por experiência própria, o piloto de avião e desenvolvedor de software brasileiro residente em Paris, Everton Cruz criou, ainda em 2013, o aplicativo. "Por diversas vezes, trabalhando como piloto, funcionário de multinacionais, como Microsoft, e, ainda antes, como modelo, me encontrei nessa situação de ou não estar com o CIVP ou até mesmo a autoridade imigratória não aceitar o documento" conta Cruz.

A Chronus, que é a plataforma na qual o i-Passport está inserido, é direcionada à segurança e à comunicação de emergência, dentro do conceito de smart cities, que são sistemas com pessoas atuando mutuamente e usando energia, materiais, serviços e financiamento para catalisar o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida em geral, inclusive, no que diz respeito à saúde. "Quando a pandemia surgiu, percebemos que a nossa plataforma poderia ser utilizada também no controle da disseminação do vírus", complementa o desenvolvedor.

O funcionamento é simples e o app é de fácil manuseio. Após o usuário baixá-lo, ele será direcionado para o agendamento de um teste de Covid-19 em qualquer unidade de saúde, pública ou privada, que registrará o resultado. Também notificará sobre a aplicação de vacinas de qualquer tipo, em especial COVID-19, que sejam compulsórias para livre movimentação entre cidades, estados e países como por exemplo, a vacina contra a Febre Amarela. Sendo o resultado do exame negativo e o cidadão estando com as vacinas em dia, o sistema gerará um QR Code que será lido por catracas, leitores manuais ou quaisquer outros pórticos de leitura digital.

"Em caso de resultado positivo, o usuário receberá automaticamente a orientação sobre isolamento e avisos serão disparados, através da localização por georreferenciamento e da tecnologia contact tracing, a todos os outros usuários que, de alguma maneira, teve contato", explica Jonas Carlos Girão, sócio e representante da tecnologia no Brasil.

O i-Passport também envia notificações sobre o vencimento das vacinas do usuário e segue todas as diretrizes de respeito à privacidade, pois, disponibiliza os dados apenas para as autoridades sanitárias locais. Além disso, o aplicativo mantém convênios com laboratórios e redes de farmácias para facilitar a realização de exames e, posteriormente, a vacinação. Sua instalação é gratuita, contudo, algumas funcionalidades são reservadas à versão premium.

Importante salientar que o i-Passport não é o autorizador de entrada nos países, pois, o responsável por isso são as autoridades governamentais. O app é uma ferramenta facilitadora sanitária para tal acesso.

"O grande diferencial do nosso sistema é que ele não é voltado apenas ao Covid-19. É um app multifuncional, com registro de dados, como quaisquer tipos de vacinas, possibilitando o acompanhamento da imunização dos cidadãos e, portanto, podendo estabelecer protocolos médicos e sanitários que permitam evitar o surgimento de novas pandemias e epidemias. Outra vantagem é que o aplicativo pode ser usado como um pequeno prontuário médico, tornando o dia a dia do usuário mais prático e seguro, pois, a equipe de emergência poderá acessar seus dados médicos na eventualidade de um acidente ou mal-estar súbito", finaliza Everton.

Foto: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP