Expo
 

Sistema de Chuveiros Automáticos

Solução contribui para concepção de imóveis mais flexíveis

O Sistema de Chuveiros Automáticos com emprego de mangueiras flexíveis possui maior versatilidade na concepção de imóveis mais flexíveis sendo, portanto, um bom indicador de sustentabilidade.

Certificado pelas entidades mais conceituadas mundialmente (FM, UL, NFPA, ASTM), o sistema de Chuveiros Automáticos com uso de mangueiras flexíveis se apresenta como sendo uma alternativa muito vantajosa para emprego em imóveis flexíveis, tanto do ponto de vista da versatilidade, facilidade de instalação e redução dos custos de instalação, quanto levado em conta o custo ocasionado pelas ações de retiradas das tubulações e instalação de novas, sempre que ocorre uma mudança de layout interno.

Conforme indicado pelo fabricante Alvenius (Tyco), na figura abaixo, esse sistema de combate a incêndio com sprinklers conectados a tubos flexíveis compreende sprinklers (1), conectados a uma tubulação de distribuição (2) por meio de tubos flexíveis (3). O sistema tem ainda um quadro principal (6) de apoio estrutural sobre o teto, que recebe apoios intermediários (7).

O posicionamento da extremidade do tubo flexível no qual é montado o sprinkler (1), em relação ao teto, se dá pelo encaixe do tubo flexível (3) a um elemento posicionador (5), por sua vez fixado a um apoio intermediário (7). Os apoios intermediários (7) podem ser posicionados ao longo do quadro principal (6), possibilitando o posicionamento dos sprinklers (1) em quaisquer pontos relacionados ao quadro principal (6). Da mesma forma, o elemento posicionador (5) pode ser fixado ao longo de todo o apoio intermediário (7), possibilitando o posicionamento dos sprinklers (1) em quaisquer pontos relacionados ao quadro principal (6). 

Fonte: https://bit.ly/3xEQ8jL

Principais vantagens do sistema: 

- Saída para sprinkler sem solda;
- Instalação flexível;
- Facilita o ajuste no forro;
- Ajuda em eventuais reconfigurações de layout;
- Reduz significativamente a mão-de-obra;
- Diminui consideravelmente o prazo de execução da obra;
- Minimiza potenciais retrabalhos;
- Supera os padrões de qualidade;
- Não é necessário despressurizar o sistema na entrega dos conjuntos;
- Facilidade no alinhamento e/ou posicionamento dos bicos no forro;
- Acabamento perfeito entre bico e forro;
- A montagem pode ser iniciada sem a confirmação da cota do forro;
- Possibilita efetuar "desvios" de obstáculos instalados no entre forro;
- Não é necessário cortar ou roscar;
- Funciona em espaços estreitos e reduzidos;
- Sistema aprovado pelo Corpo de Bombeiros de SP e RJ, aprovado pela FM, listado pela UL e aprovado pelo IPT.


Fonte: https://bit.ly/2Ub3Tbp

Essa versatilidade e liberdade de adaptabilidade (Vide fotos acima) do Sistema de Chuveiros Automáticos com mangueiras flexíveis faz com que seja uma alternativa viável do ponto de vista da necessidade de cada vez mais buscarmos soluções com menor impacto ambiental, pois o material instalado pode ser reutilizado várias vezes, e com isso temos um indicador de sustentabilidade bastante significativo na concepção de imóveis flexíveis do tipo open space com grande frequência de alterações de layouts.



Reginaldo Rocha Vidal, Engenheiro Civil com ênfase em Engenharia Urbana pela UFSCar, Engenheiro de Segurança do Trabalho pela Poli/USP, Especialista em Sistemas de Segurança Contra Incêndio, CEO & Founder da Aprovidal Consultoria em Engenharia e Regularizações de Imóveis.
[email protected]

Fotos: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Wet´n Wild

Mais lidas da semana

Carreira

Retorno ao presencial é uma tendência, aponta pesquisa da GPTW

Daniela Diniz, diretora de conteúdo e relações institucionais do Ecossistema Great People & GPTW, analisa a volta de 46% dos entrevistados ao modelo de trabalho.

Mercado

Christian Mina é novo executivo da Neowrk

Com passagem pela Tennant Company, Nilfisk e Cushman & Wakefield, profissional vai atuar na expansão comercial da empresa.

Workplace

O erro comum na concepção de espaços de trabalho

Muita prioridade se dá ao visual, mas quais os efeitos de ignorar a parte acústica?

UrbanFM

Inovar e sustentar na indústria da construção civil brasileira

Plataforma Sidac contribuir para um futuro construtivo realmente verde.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP