Sorteios 11ª Expo
 

Fani Metais mostra como atenuar os impactos socioambientais da sua atividade industrial

Ações abrangem todo o processo produtivo e o cotidiano da fábrica e dos escritórios

À medida que mais empresas passam a adotar políticas e práticas de governança ambiental, social e corporativa (ESG), aumentam as oportunidades de um relacionamento bem-sucedido com o meio ambiente e a comunidade como um todo. Há mais de três décadas dentre as referências no setor, a Fani Metais e Acessórios tem revisado e implementado melhorias no processo de desenvolvimento dos metais e acessórios na fundição, em Ferraz de Vasconcelos/SP, e na fábrica, localizada no bairro Vila Carrão em São Paulo/SP.

As etapas dessa jornada são divididas em departamentos, sob a supervisão das gerências: Projetos, Planejamento e Controle de Produção, Ferramentaria, Fundição, Usinagem, Galvanoplastia, Montagem e Gestão de Qualidade.

Com todo um caminho a percorrer desde a compra dos insumos até a fabricação dos produtos, algumas iniciativas são necessárias para atenuar os impactos socioambientais.

Filtros e tanques da estação de tratamento de água - Galvanoplastia - São Paulo/SP

No setor de Galvanoplastia, por exemplo, a Fani desenvolveu uma estação para tratar 100% da água da utilizada - sendo que mais da metade (60%) retorna ao sistema para ser reutilizada. Todos esses processos estão certificados pelo IBAMA e pela CETESB.

Os metais e acessórios da marca são majoritariamente fabricados a partir de ligas de latão e cobre, metais não-contaminantes. Cerca de 30% são reutilizados graças à coleta de tudo que é gerado de cavacos e aparas no processo. 

Aparas que serão reutilizadas - Fundição - Ferraz de Vasconcelos/SP

"Também compramos sucatas de metal de parceiros recicladores para compor o nosso volume e todo esse material é destinado para uma usina, que o transforma em barras para serem utilizadas novamente. Já os pingos de metal e até o pó que é varrido do chão da fundição, apesar de não voltarem para nosso processo produtivo, são destinados à reciclagem", complementa Rafaela Palmira, gerente de compras da Fani Metais e Acessórios. Sucatas de latão - Fábrica - São Paulo/SP


Separação de resíduos - Fundição - Ferraz de Vasconcelos/SP

A retirada e a reciclagem de todo material que não é reutilizado na empresa, como a areia da fundição, por exemplo, são feitas por parceiros. O mesmo ocorre com os produtos químicos contaminantes usados no processo do banho galvânico.

"Esse banho é feito dentro de nossa galvanoplastia com estrutura e EPIs adequados e supervisão de um químico. Todos os produtos químicos são comprados de empresas certificadas pelos órgãos governamentais responsáveis e ficam encarregadas pela entrega e, posteriormente, a retirada das bombonas (tambores) contaminadas para um descarte adequado", explica Rafaela Palmira.

Os fornos da empresa são de indução elétrica e toda a fumaça gerada na fundição passa por uma espécie de "lavador de gases" para remover os resíduos sólidos e não dispersar metais pesados na atmosfera, tornando-se um material apto para a reutilização por uma empresa parceira.

Lavador de gases - Fundição - Ferraz de Vasconcelos/SP

Para minimizar o desperdício de água, as torneiras dos banheiros da fábrica e da fundição possuem sensores de abertura/fechamento. A meta é reduzir 10m³ da média de consumo mensal, que hoje é de 68 m³ na fundição e 135 m³ na fábrica.

Atividades de conscientização interna complementam essa iniciativa, além da distribuição para os funcionários, na admissão, de uma garrafa squeeze para água e uma caneca para café para diminuir o resíduo gerado com a hidratação. 

Garrafas e canecas diminuíram o uso de copos descartáveis

"Conseguimos somente com a iniciativa do squeeze reduzir o consumo de copos descartáveis para 4.000 unidades/mês, algo muito relevante se compararmos com 2019, quando esse índice passava das 10.000 unidades/mês. A oferta de copos descartáveis contempla hoje visitantes, fornecedores e prestadores de serviço, mas já estamos estudando alternativas para diminuir ainda mais essa utilização", completa Rafaela.

As lâmpadas dos galpões de fundição, fabricação, estoque, distribuição e administrativo, gradualmente, estão sendo trocadas por modelos LED durante a manutenção predial, resultando em economia na conta de luz.

"O objetivo é estudar todo processo administrativo, comercial, produtivo e logístico para verificar o que precisamos corrigir, em que podemos melhorar e o que está certo, conduzindo discurso e prática em prol da Fani, do meio ambiente e da sociedade" conclui Thiago Cristofani, diretor-geral da Fani Metais e Acessórios.

Foto: Divulgação


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP