TELELOK
 

Fani Metais mostra como atenuar os impactos socioambientais da sua atividade industrial

Ações abrangem todo o processo produtivo e o cotidiano da fábrica e dos escritórios

À medida que mais empresas passam a adotar políticas e práticas de governança ambiental, social e corporativa (ESG), aumentam as oportunidades de um relacionamento bem-sucedido com o meio ambiente e a comunidade como um todo. Há mais de três décadas dentre as referências no setor, a Fani Metais e Acessórios tem revisado e implementado melhorias no processo de desenvolvimento dos metais e acessórios na fundição, em Ferraz de Vasconcelos/SP, e na fábrica, localizada no bairro Vila Carrão em São Paulo/SP.

As etapas dessa jornada são divididas em departamentos, sob a supervisão das gerências: Projetos, Planejamento e Controle de Produção, Ferramentaria, Fundição, Usinagem, Galvanoplastia, Montagem e Gestão de Qualidade.

Com todo um caminho a percorrer desde a compra dos insumos até a fabricação dos produtos, algumas iniciativas são necessárias para atenuar os impactos socioambientais.

Filtros e tanques da estação de tratamento de água - Galvanoplastia - São Paulo/SP

No setor de Galvanoplastia, por exemplo, a Fani desenvolveu uma estação para tratar 100% da água da utilizada - sendo que mais da metade (60%) retorna ao sistema para ser reutilizada. Todos esses processos estão certificados pelo IBAMA e pela CETESB.

Os metais e acessórios da marca são majoritariamente fabricados a partir de ligas de latão e cobre, metais não-contaminantes. Cerca de 30% são reutilizados graças à coleta de tudo que é gerado de cavacos e aparas no processo. 

Aparas que serão reutilizadas - Fundição - Ferraz de Vasconcelos/SP

"Também compramos sucatas de metal de parceiros recicladores para compor o nosso volume e todo esse material é destinado para uma usina, que o transforma em barras para serem utilizadas novamente. Já os pingos de metal e até o pó que é varrido do chão da fundição, apesar de não voltarem para nosso processo produtivo, são destinados à reciclagem", complementa Rafaela Palmira, gerente de compras da Fani Metais e Acessórios. Sucatas de latão - Fábrica - São Paulo/SP


Separação de resíduos - Fundição - Ferraz de Vasconcelos/SP

A retirada e a reciclagem de todo material que não é reutilizado na empresa, como a areia da fundição, por exemplo, são feitas por parceiros. O mesmo ocorre com os produtos químicos contaminantes usados no processo do banho galvânico.

"Esse banho é feito dentro de nossa galvanoplastia com estrutura e EPIs adequados e supervisão de um químico. Todos os produtos químicos são comprados de empresas certificadas pelos órgãos governamentais responsáveis e ficam encarregadas pela entrega e, posteriormente, a retirada das bombonas (tambores) contaminadas para um descarte adequado", explica Rafaela Palmira.

Os fornos da empresa são de indução elétrica e toda a fumaça gerada na fundição passa por uma espécie de "lavador de gases" para remover os resíduos sólidos e não dispersar metais pesados na atmosfera, tornando-se um material apto para a reutilização por uma empresa parceira.

Lavador de gases - Fundição - Ferraz de Vasconcelos/SP

Para minimizar o desperdício de água, as torneiras dos banheiros da fábrica e da fundição possuem sensores de abertura/fechamento. A meta é reduzir 10m³ da média de consumo mensal, que hoje é de 68 m³ na fundição e 135 m³ na fábrica.

Atividades de conscientização interna complementam essa iniciativa, além da distribuição para os funcionários, na admissão, de uma garrafa squeeze para água e uma caneca para café para diminuir o resíduo gerado com a hidratação. 

Garrafas e canecas diminuíram o uso de copos descartáveis

"Conseguimos somente com a iniciativa do squeeze reduzir o consumo de copos descartáveis para 4.000 unidades/mês, algo muito relevante se compararmos com 2019, quando esse índice passava das 10.000 unidades/mês. A oferta de copos descartáveis contempla hoje visitantes, fornecedores e prestadores de serviço, mas já estamos estudando alternativas para diminuir ainda mais essa utilização", completa Rafaela.

As lâmpadas dos galpões de fundição, fabricação, estoque, distribuição e administrativo, gradualmente, estão sendo trocadas por modelos LED durante a manutenção predial, resultando em economia na conta de luz.

"O objetivo é estudar todo processo administrativo, comercial, produtivo e logístico para verificar o que precisamos corrigir, em que podemos melhorar e o que está certo, conduzindo discurso e prática em prol da Fani, do meio ambiente e da sociedade" conclui Thiago Cristofani, diretor-geral da Fani Metais e Acessórios.

Foto: Divulgação


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP