Afinal, onde estamos quando o assunto é workplace?
 

Tarkett adota o selo eureciclo para pisos vinílicos

Comunicando consumidores sobre o engajamento da empresa com a reciclagem

A logística reversa das embalagens da Tarkett nos pisos vinílicos, agora é certificada pelo selo eureciclo. A ação é comprovada por meio de uma plataforma de rastreamento de notas fiscais emitidas por cooperativas e operadores de reciclagem parceiros.

Criada pela startup New Hope Ecotech em 2016, a solução funciona da seguinte forma: as marcas informam quantas toneladas de plástico, vidro, papel ou metais geraram com a venda dos seus produtos e o selo eureciclo calcula o passivo ambiental equivalente. Com base nesse valor, as marcas pagam pelo serviço ambiental de forma proporcional à quantidade de embalagens que vendem.

O pagamento pelo serviço é destinado às cooperativas de reciclagem que comprovam que estão operando formalmente e reciclando materiais equivalentes aos das embalagens. Assim, as empresas recebem o selo que é inserido em suas embalagens para informar ao consumidor o engajamento com a reciclagem.

Além disso, por meio do conceito de compensação ambiental, ele garante que as marcas que o carregam destinem recursos para o desenvolvimento da cadeia de reciclagem, estabelecendo-se como uma solução para a Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei que estipulou inicialmente uma meta de 22% de logística reversa das embalagens geradas pelas empresas.

Já no que diz respeito à criação de oportunidades de trabalho, o perfil das centrais de triagem é caracterizado da seguinte forma: 33% são mulheres; 6% não tem mais problemas com álcool e/ou outras drogas; e 2% não estão mais em situação de rua.

Sendo a primeira empresa do segmento de pisos vinílicos a adotar este selo, ao atingir a meta estipulada pela legislação nacional, a Tarkett irá contribuir para esse desenvolvimento e, junto aos outros players, vai contribuir nos aumentos progressivos previstos na taxa de reaproveitamento de materiais no país - 34% em 2023, 40% em 2027, 45% em 2031 -, formalizando e valorizando os agentes dessa cadeia.

Em paralelo ao programa de créditos de logística reversa de embalagens, através do seu programa ReStart e em parceria com seus revendedores e clientes, a Tarkett recolhe sobras de obras de pisos e acessórios para reutilizá-los em seu processo produtivo, deixando de enviar para aterros mais de 105.000 toneladas, entre 2010 a 2019, no Brasil, Europa e Estados Unidos.

Globalmente, a Tarkett possui uma estratégia de ecoinovação baseada nos princípios Cradle to Cradle® e promove a economia circular, com o objetivo de contribuir para a saúde e o bem-estar das pessoas e preservar o capital natural.

Foto: Divugalção


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Congresso 2025

Mais lidas da semana

Carreira

Gestão Eficiente de CNPJ: Desafios e Soluções

Dicas e lições para manter sua empresa dentro da conformidade em meio à mudanças na legislação

Mercado

Grandes desafios para 2025: dados, IA e a busca pela eficiência

As práticas que definirão sucesso para as empresas em 2025

Mercado

Como as tecnologias estão revolucionando a manutenção de ativos no setor de óleo e gás?

IoT, Digital Twins e SCADA estão entre as tendências para o futuro

Mercado

Futuro do trabalho híbrido: o caso JPMorgan

Grandes companhias estão repensando políticas de trabalho remoto, algumas reforçando a flexibilidade, enquanto outras pressionam pelo retorno presencial

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Fórum Econômico Mundial 2025

As discussões do encontro trazem sete lições e ações necessárias para Facilities Management com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização

Revista InfraFM

Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Revista InfraFM

Os 10 erros cruciais em IA que você precisa evitar

Como tirar maior proveito dessa tecnologia revolucionária?

Revista InfraFM

Facilities nas aldeias

Iniciativa da W-Energy transforma a vida de aldeias indígenas

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP