Expo
 

EQS Engenharia é certificada ABNT NBR ISO 41001:2020 Facility Management

Todo o processo de certificação foi conduzido pela empresa Solarplex, que tem sede no Rio de Janeiro

A EQS Engenharia é a sétima empresa do Brasil e a primeira da Região Sul a conquistar a certificação ABNT NBR ISO 41001:2020 Facility Management, que é focada no Sistema de Gestão - Requisitos com orientação para uso, sendo a mais importante da série, pois permite a certificação dos sistemas de gestão das facilidades construídas.​

Acompanhe a entrevista com Elói José Figueiredo Neto, Diretor Comercial da EQS Engenharia sobre a certificação.

Por quê a EQS optou pela certificação na 41001, já que já é certificada na 9001, 14001 e 45001?

Entre os objetivos da empresa, temos a melhoria contínua dos nossos processos.  Em função disto, nos certificamos nos segmentos da qualidade, sustentabilidade e segurança nas atividades que realizamos em nossos clientes.  No ano de 2019, participei de um encontro promovido pela Revista INFRA, e tive o primeiro contato com os objetivos da certificação ISO 41001, momento que percebi o quanto era importante para EQS buscar esta certificação.

A ISO 41001 por se tratar de uma certificação específica em nossa área de atuação,  veio para agregar ainda mais credibilidade ao nosso negócio.  Atuamos na área de gestão de facilities a muitos anos e a ISO 41001 nos trouxe a possibilidade de certificar nosso potencial em  gerir contratos de facilities com o máxima excelência e foco na satisfação dos clientes, tornando assim um diferencial perante o mercado. É um diferencial por se tratar de norma recém-publicada, ainda observamos que são poucas  as empresas no Brasil que podem oferecer essa garantia nos serviços prestados. Além disso, aliado a melhoria contínua, o bem-estar,  conforto  e qualidade de vida  de nossos clientes internos sempre foi prioridade para EQS, e a ISO 41001 foi a oportunidade de formalizarmos este compromisso e futuramente replicar para todos os demais clientes. Atualmente temos em nossa Matriz, localizada em São José/SC, com 150 colaboradores distribuídos em uma área construída com mais de 3.000 m2, portanto foi um excelente local para iniciarmos o projeto melhoria de gestão, com a certificação da ISO 41001.

O que melhorou com a implantação?

O monitoramento e controle das atividades realizadas foi um dos itens de melhoria.  Através do nosso software de gestão de equipes, fizemos uma sinergia do aplicativo Mobile ARENAGO x Processos ISO 41001, estendendo o uso do aplicativo Mobile também aos serviços de limpeza possibilitando maior precisão no acompanhamento das demandas. Implementamos também a possibilidade de o usuário registrar demandas através do uso de QR-Codes espalhados pela empresa, possibilitando assim, maior conforto e agilidade nas aberturas de chamados.

Como foi a implantação?

Iniciamos em dezembro de 2020 com a escolha certa de uma consultoria especializada para nos assessorar neste novo projeto, a Solarplex, pioneira em certificação ISO 41001 e com vasta experiência no mercado. Já possuíamos internamente um setor de qualidade focado na implementação de novas normas e manutenção das já existentes. Nosso trabalho consistiu basicamente em identificar os diferenciais trazidos pela ISO 41001 e integrá-los ao nosso sistema. Nosso SGI, Sistema de Gestão Integrado, por se tratar de um sistema robusto, bem estruturado e constituído por 3 certificações, absorveu muito bem os novos requisitos e melhorias trazidas pela ISO 41001 e o processo transcorreu de forma tranquila e rápida, cumprindo o prazo estabelecido, sem maiores dificuldades. Desde o início do projeto, todo processo teve apoio e respaldo da alta diretoria EQS e engajamento de todas as áreas envolvidas, que encararam o desafio com muita motivação e garra atuando ativamente, sendo assim fundamentais para o sucesso do novo projeto. Hoje, somos a primeira empresa da Região Sul a ter este certificado e a sétima em todo país e temos muito orgulho de mais esta conquista.

Como a Certificação poderá mudar suas relações comerciais?

Por se tratar de uma norma reconhecida internacionalmente no segmento de FM, ser certificado nesta norma, já é um grande diferencial  perante um  mercado globalmente competitivo. A EQS Engenharia tem como diferencial perante seus concorrentes alguns pontos, como capilaridade nacional, escopo multi skill e agilidade, tudo isto, sendo gerido por nossos gerentes de projeto e coordenadores com uma ferramenta informatizada de gestão de equipes de campo. Neste sentido, a ISO 41001, vem direcionar nossas boas práticas de forma transparente e consistente, reforçando perante os nossos clientes o diferencial competitivo que a EQS representa.

Como já mencionado, somos pioneiros na região Sul em oferecer serviços de facilities certificados pela ISO 41001. Por experiência própria, ter um certificado ISO amplia as possibilidades de negócio abrindo as portas para novos clientes, atestando que somos devidamente habilitados para atender todas as expectativas e a ISO 41001 certamente será mais um diferencial para EQS. De forma estratégica, a gestão aplicada aqui em nossa Matriz é padronizada e replicada em todos as nossas filiais, contratos e clientes a nível Brasil, possibilitando inúmeras oportunidades de crescimento e melhorias para todos os envolvidos em nossas atividades.

Entendemos que, através desta nova certificação, com tecnologia aplicada, inovação e padronização de nossos processos, teremos um futuro promissor, pois garantiremos uma maior eficiência operacional, atendendo nossos clientes sempre com excelência. O mercado de facilites está em expansão em todo mundo e, com esta certificação, acreditamos que num futuro próximo cresceremos de forma consistente neste segmento de negócios. 

Elói José Figueiredo Neto, Diretor Comercial da EQS Engenharia.

Foto: Divulgação


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Wet´n Wild

Mais lidas da semana

Mercado

Property Manager compartilha atuação em país destruído pela guerra

Diego Mitrovich Rienzi, Gestor Patrimonial do Family Office Ernesto Zarzur, compartilha trajetória profissional com detalhes sobre atuação na Angola no pós-guerra.

Carreira

Nove em cada dez empresas brasileiras adotam híbrido, aponta pesquisa

Estudo da JLL revela que modelo mais popular é de dois dias de trabalho no escritório e três dias remotos por semana.

Mercado

Uma nova era na gestão inteligente do Workplace: Neowrk recebe aporte de R$10 milhões

Startup utiliza tecnologia que une hardware, software e AI para revolucionar o gerenciamento dos espaços corporativos; foco é no crescimento e expansão local e internacional.

Operações

A palavra "gerenciamento" te impede de enxergar lacunas na operação?

Profissionais da Planoa comentam quais os aspectos negligenciados em operações de obras.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP