Sorteios 11ª Expo
 

Economia de 14 milhões de reais em 10 anos

Todos os detalhes do projeto de energia solar do O2 Corporate & Offices, que deixará de emitir 5 toneladas de dióxido de carbono, o equivalente ao plantio de 90 mil árvores/ano

​​

O O2 Corporate & Offices é um empreendimento de alto padrão, localizado na Barra da Tijuca, uma das áreas mais valorizadas do Rio de Janeiro. Em aproximadamente 70.000m2, comporta um complexo de escritórios, praça de alimentação, centro de convenções e academia.

Além de contar com os variados recursos de segurança e oferecer uma ampla área de convivência ao ar livre incluindo praças de eventos cercadas por um belo projeto paisagístico, o empreendimento concluiu recentemente o projeto de se tornar autossuficiente a partir da energia solar.

A ideia segue a estratégia de agregar inovações e alternativas para redução de custos, trabalho conduzido pela síndica, proprietários, conselho e pela administradora CBRE. "Em 2019, acompanhamos uma visita técnica do Congresso INFRA Rio de Janeiro à CADEG, onde foi instalado um grande projeto de energia solar. A partir de então, começamos a avaliar a viabilidade também para o O2", conta André Coscarelli, Gerente de Operações da CBRE.

O estudo de viabilidade envolveu uma análise prévia com uma empresa da área da energia solar e também a contratação de um consultor especialista no tema que desenvolveu análise da melhor alternativa e um edital para concorrência.

Ao todo, foram investidos R$ 3.898.824,00 com recursos próprios do condomínio em uma usina que irá gerar 1,2 MegaWatt de energia, deixando de emitir 5 toneladas de dióxido de carbono, o equivalente ao plantio de 90mil árvores por ano. O projeto irá gerar uma economia de R$ 14 milhões em 10 anos.

"O O2 Corporate & Offices, como o próprio nome diz, é um empreendimento planejado com foco em sustentabilidade, temos um grande paisagismo, espelhos d'água, reaproveitamento de água, coleta seletiva etc. Termos a energia elétrica de fonte renovável agrega ainda mais valor ao empreendimento e também às empresas ocupantes com a mesma filosofia de sustentabilidade. A economia com energia elétrica que est solução trará também é ponto importante para a gestão administrativa e para os custos de ocupação tanto corporativa, quanto para os serviços na área de convivência", complementa André.

Fotos: Divulgação


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
FM 2020: Revolução no FM do Bradesco

Objetivando a eficiência operacional e o melhor custo através da automação, simplificação e integração de processos, o Bradesco investe na revolução do seu modelo de gestão de Facilities Management, sem perder de vista o compromisso socioambiental, mantendo resultados perenes

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP