Sorteios 11ª Expo
 

Brasanitas assume os cuidados de 2 hospitais de campanha

Operação emprega diferentes técnicas com o suporte tecnológico de lavadoras de piso, nebulizadores e atomizadores

A criação de hospitais de campanha é um movimento global, uma forma de atender a alta demanda em um tempo relativamente rápido, com baixo custo de construção e de forma personalizada para a necessidade local. São obras de caráter emergencial, ou seja, não havendo necessidade, podem ser "desmontados" também de forma rápida, o que os torna uma solução eficaz em tempos de crise.

O objetivo dos hospitais de campanha é desafogar o sistema de saúde de um determinado local, realizando apenas atendimentos provenientes de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que não teriam capacidade para abrigar tantas pessoas. Com isso, estas unidades realizam o atendimento apenas de casos que possuem sintomas leves e de baixa complexidade. No entanto, por possuir quase a mesma estrutura de um hospital tradicional, necessita de equipes multiprofissionais, além de um time operacional que realize a gestão dos serviços de facilities, com treinamento adequado que ofereça qualidade e cuidados diferenciados para tais estruturas.

A Brasanitas Hospitalar possui mais de 30 anos no segmento da saúde com equipe especializada para prestar serviços com eficiência e cuidado, além de oferecer uma gestão multidisciplinar, sob supervisão de enfermeiros e especialistas em hotelaria. E, por meio desta área técnica, desenvolve protocolos específicos para higienização de ambientes no combate à Covid-19.

A metodologia é definida de acordo com a necessidade e, neste caso específico, a Brasanitas Hospitalar possui experiência atuando em hospitais de referência no tratamento da Covid-19 e com pioneirismo na gestão de facilities em hospitais de campanha no Brasil.

Hospital de Campanha Amaral de Carvalho

Localizado na cidade de Jaú, no estado de São Paulo, foi inaugurado no final do mês de fevereiro para oferecer suporte ao hospital Amaral de Carvalho como uma extensão especializada no combate à Covid-19.

O pavilhão tem aproximadamente 2 mil m² e conta com 39 leitos para tratamento de pacientes clínicos de baixa complexidade, além de farmácia, rouparia, dois postos de enfermagem, copa para distribuição de alimentos e refeitório.

A Brasanitas Hospitalar iniciou as atividades antes mesmo da entrega do hospital, na limpeza pós-obra. E, hoje, atua na higienização com 20 colaboradores treinados, para garantir a limpeza e segurança da estrutura, empregando diferentes técnicas com o suporte tecnológico de lavadoras de piso, nebulizadores e atomizadores.

Hospital de Campanha Cantareira

Localizado na cidade de São Paulo, capital do estado, esta estrutura está localizada no antigo hospital psiquiátrico da Cantareira que foi desativado e adaptado para o atendimento de pacientes com Covid-19.

Ele está em fase final de adaptação e foi inaugurado no último dia 22 de março. Com uma estrutura de quatro andares, 33 quartos (sendo 3 quartos de isolamento) e 100 leitos.

A Brasanitas Hospitalar iniciou as atividades também no início, durante a limpeza pós-obra. Após este período, seguiu com os serviços de higienização hospitalar (limpeza concorrente e terminal em todas as áreas: críticas, semicríticas, não críticas e comuns, além da limpeza terminal de leitos), coleta e transporte de resíduos I e II, serviços de rouparia (recolhimento, controle, distribuição e gerenciamento de enxoval sujo), controle de acesso e apoio ao almoxarifado com o gerenciamento dos insumos descartáveis. Para a realização dessas tarefas foram alocados 34 colaboradores treinados que contaram com o suporte tecnológico de nebulizadores.

Foto: Divulgação


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP