Sorteios 11ª Expo
 

Transformação digital

A importância da automação de processos

Não há novidade no fato de que um dos grandes gargalos em empresas está diretamente relacionado a processos emperrados, compostos por tarefas e rotinas que, invariavelmente, são realizadas de maneira repetitiva - e, por isso, sujeitas a erros e falhas humanas. A morosidade dessas atividades, aliás, possui um forte impacto negativo na produtividade da organização, e pode até mesmo levá-la a pique.   

Mas esse é só um aspecto. Em um mundo cada vez mais dinâmico e competitivo - e, principalmente, em meio a mercados que se reinventam constantemente - é essencial estar um passo à frente da concorrência. Afinal, a transformação digital impôs um novo ritmo e não há exagero ao afirmar que nada será como antes. Isso, por si, expressa a necessidade de utilizar todos os recursos disponíveis para que os gestores possam se dedicar mais à estratégia do negócio.

Os velhos métodos não funcionam mais

Porém, o fato é que, lamentavelmente, muitas companhias ainda prosseguem com as velhas maneiras de executar operações de backoffice. Aqui, porém, cabe uma frase de efeito: resistir é inútil. A tecnologia é fundamental para responder rapidamente aos desafios impostos por mercados cada vez mais voláteis. Nessa nova realidade (e isso será ainda mais intenso no pós-pandemia), adaptação é a palavra-chave - não importa o porte ou o segmento em que a empresa atua.

Informações confiáveis em tempo real

A lição é clara: a automação proporciona mais tempo para analisar, corrigir ou mesmo reestruturar os rumos da empresa - e isso se aplica a todas as áreas, não importa o segmento. Sob tal cenário, um sistema que otimize a gestão de processos e disponibilize informações confiáveis em tempo real, além de integrar todos os departamentos, proporciona um panorama confiável da companhia e oferece todo o suporte necessário para uma tomada de decisão mais assertiva.

Mais produtividade e apoio à tomada de decisão

Há, ainda, outros grandes benefícios decorrentes da utilização da tecnologia para automatizar processos: eliminação do retrabalho, menor intervenção humana em meio às tarefas (e, consequentemente, menos erros), considerável redução de custos e mais produtividade. Em outras palavras, isso significa atingir um patamar mais elevado de eficiência operacional e, dessa maneira, obter grandes resultados.

Entretanto, é muito importante levar em conta que o sucesso dessa jornada tecnológica requer o apoio de um parceiro especializado e experiente para mapear processos, identificar os aspectos que devem ser aprimorados e realizar a implementação - além de possibilitar o monitoramento dos resultados em meio a um ciclo de melhoria contínua totalmente alinhado ao perfil e às demandas da empresa.

Um exemplo disso é a DigiExpress, que há 25 anos trabalha com foco nos melhores e mais eficazes sistemas de gestão para organizações em diversos segmentos, sob medida e de acordo com suas características e necessidades, por meio da atuação de profissionais altamente capacitados e com ampla experiência. 

Foto: Divulgação


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
INFRA FM Training

Educação digital para o mercado de FM 4.0. e tudo sobre o curso online Facility Manager: Performar a Gestão Estrategicamente e Pensar a Carreira de Forma Sistêmica

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP