Como garantir eficiência energética no uso do aparelho de ar-condicionado

Dá pra economizar, no mínimo, 20% de energia; veja como

O uso correto de equipamentos de ar-condicionado aliado à manutenção periódica garante o maior desempenho do aparelho e também economia de energia de, no mínimo, 20%. Para o uso correto, primeiramente, é preciso contratar uma empresa que faça o projeto dimensionado para o seu ambiente. Hoje, o mercado dispõe de sistemas de automação que conseguem controlar de forma inteligente o equipamento aumentando muito sua eficiência. Conheça algumas dicas para o melhor desempenho do aparelho:

- Projeto certo: contrate uma empresa que faça um projeto dimensionado para que o aparelho trabalhe com a temperatura efetivamente adequada para o seu ambiente. Por exemplo, em São Paulo, o projeto é calculado para o momento mais quente do ano, garantindo o desempenho do ar para temperaturas externas de 38 graus, porém é importante ressaltar que a cidade apresenta essa temperatura por poucos dias no ano, gerando grande potencial de otimização. Além disso, por vezes, com o objetivo de aumentar sua capacidade de refrigerar o ambiente, o equipamento é configurado no controle para temperaturas menores que 22°C, um comportamento equivocado que piora o conforto térmico e não atinge o objetivo. O uso além do necessário, somado com a folga no projeto, acaba por sobrecarregar o aparelho e consumir mais energia.

- Disposição correta dos equipamentos: o ar-condicionado é uma máquina de transferência de calor. Ele absorve calor do ambiente interno para jogar no externo. Portanto, a máquina externa precisa estar em um lugar arejado e com condições de dissipar esse ar quente.

- Aposte no uso de sensores inteligentes: o sensor inteligente tem diversas vantagens. Ele mede de fato a temperatura ambiente e calcula a quantidade necessária de aparelhos e temperatura ideal para que o ambiente se torne confortável.  Na maioria dos casos, essa temperatura confortável gira em torno de 21 e 25 graus.

Inclusive, o aparelho precisa trabalhar de maneira "inversa" para gerar eficiência. Na prática, ao contrário do que muitos pensam, vamos aumentar o uso do ar condicionado, quando estiver mais fresco (momento de maior eficiência do equipamento) e reduzir o uso no momento mais quente (de menor eficiência). Dessa forma, a climatização se mantém confortável, não sobrecarrega o aparelho e reduz o consumo. Essa modulação inteligente aumenta a vida útil do aparelho e gera até 37% de economia de energia.

Num ambiente com diversas máquinas, o sistema inteligente também consegue desligar algumas, eliminando o excesso de máquinas do projeto, deixando apenas a quantidade necessária para manter a temperatura desejada.

- Manutenção: os aparelhos precisam estar limpos constantemente para garantir o bom desempenho e redução de consumo. Nossos estudos apontam que com a ausência de manutenção por seis meses, o aparelho já perde 5% de eficiência e, em dois anos, mais de 20%. Dessa forma, a manutenção preventiva e a limpeza completa periodicamente são fundamentais.

A falta de manutenção em aparelhos parados por muito tempo também provoca o acúmulo de fungos causadores de doenças. Portanto, tenha um responsável técnico para fazer o Plano de Manutenção, Operação e Controle de sistemas de climatização (PMOC), obrigatório pela Lei 13.589/2018, que busca garantir a qualidade do ar no ambiente interno e preservar a saúde das pessoas. Pela lei, a manutenção dos filtros deve ocorrer mensalmente, das serpentinas externas, a cada três meses e a manutenção mais aprofundada (quando técnico desmonta o aparelho para limpá-lo), no mínimo uma vez por ano.

A manutenção também garante a regulagem da quantidade de fluidos necessários para o bom desempenho do equipamento, que inclusive, quando mal regulado gasta energia e não resfria o ambiente. Em uma loja de uma grande rede de varejo que visitamos este ano, as máquinas estavam desperdiçando mais de R$ 11.500 mensais de energia e não resfriavam o ambiente.

Diante dessas dicas, um projeto correto, aliado aos sensores inteligentes e manutenção preventiva periódica vai garantir mais economia e mais eficiência dos aparelhos de ar-condicionado.

Leandro Solarenco é CEO da Vetor Frio & Clima

Foto: Divulgação


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Operações

Carregamento de veículos elétricos em condomínios divide opiniões

Como equilibrar os custos e as preocupações dos condôminos de forma justa e transparente. Leia artigo exclusivo.

Carreira

Fábio Pace Adamo assume Real Estate Management da Volvo

Com mais de 20 anos de experiência, profissional assume gestão em nível nacional.

Mercado

Soluções de economia de água com o fim do desconto da Sabesp

Tecnologias e estratégias inovadoras tornam sustentável o consumo de água.

Workplace

Pinterest transforma escritório em oportunidade de novos negócios

Daiane Silva, Workplace Manager da multinacional, fala sobre gestão focada em clientes externos e cultura flexível.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Diversidade de ideias no 10º Fórum InfraFM Hospitais & Ambientes de Saúde

Evento abordou sustentabilidade, cases de sucesso, otimização de gestão e outros temas em voga no setor.

Revista InfraFM

Guardiões do movimento

Assegurando o bem-estar dos colaboradores ao longo dos 14 mil quilômetros de ferrovias, que cortam nove estados brasileiros.

Revista InfraFM

Oportunidades e inovações no World Workplace 2024 da IFMA

Transformando o setor de FM com foco em tecnologia e sustentabilidade

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP