Ambiente Comum de Dados?

Veja aqui os benefícios de gerenciar os requisitos de desempenho dos projetos utilizando o BIM

Dentre as áreas da construção civil, o atendimento aos requisitos do projeto é um dos aspectos mais críticos de todo o desenvolvimento do empreendimento, pois é a principal fonte de informações para o seu avanço. Essas exigências podem ser específicas ao projeto, mas ganham destaque aquelas advindas de normas técnicas, que se propõem a atender às necessidades dos usuários e agregar qualidade na construção, como os critérios de desempenho de uma edificação.

É inegável que a Modelagem da Construção da Informação (BIM) está alterando o modo como enxergamos os edifícios, sendo um dos mais promissores desenvolvimentos para a indústria da Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC). Assim, uma vez que a premissa é garantir, da melhor maneira possível, o atendimento aos critérios de desempenho, os profissionais do setor passam a ter maior munição para cumprir a tarefa com os processos e ferramentas BIM, cujos benefícios facilitam uma visão mais sistêmica do empreendimento, fomentam a colaboração e comunicação com diferentes pessoas, além de melhorar a verificação de projetos para este fim.

Uma das grandes oportunidades que surgem neste contexto é a utilização de um Ambiente Comum de Dados, conhecido como CDE, que é capaz de centralizar e gerenciar todas as informações e requisitos do projeto, garantindo que o modelo siga todas as exigências necessárias. Há diversas opções disponíveis no mercado, mas o ideal é optar por uma solução que lide diretamente com a informação e com o dado, conversando com o modelo.

Além disso, a utilização do CDE pode poupar muito tempo na posterior verificação da qualidade dos projetos, normalmente feita de maneira manual e mais propensas a erros. Mesmo não sendo um verificador automático de regras, essa solução ainda sim confere maior automatização para este processo, garantindo maior controle no atendimento aos requisitos de desempenho, graças às suas fichas de dados e à capacidade de gerenciar famílias. As tecnologias do BIM já estão aí, disponíveis. A grande questão é realmente se apropriar delas em prol das nossas necessidades.

*Paola Nicolai é Gerente de Produtos do Construtivo, empresa de tecnologia com DNA de engenharia

Foto: Divulgação


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Operações

Carregamento de veículos elétricos em condomínios divide opiniões

Como equilibrar os custos e as preocupações dos condôminos de forma justa e transparente. Leia artigo exclusivo.

Carreira

Fábio Pace Adamo assume Real Estate Management da Volvo

Com mais de 20 anos de experiência, profissional assume gestão em nível nacional.

Mercado

Soluções de economia de água com o fim do desconto da Sabesp

Tecnologias e estratégias inovadoras tornam sustentável o consumo de água.

Workplace

Pinterest transforma escritório em oportunidade de novos negócios

Daiane Silva, Workplace Manager da multinacional, fala sobre gestão focada em clientes externos e cultura flexível.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Diversidade de ideias no 10º Fórum InfraFM Hospitais & Ambientes de Saúde

Evento abordou sustentabilidade, cases de sucesso, otimização de gestão e outros temas em voga no setor.

Revista InfraFM

Guardiões do movimento

Assegurando o bem-estar dos colaboradores ao longo dos 14 mil quilômetros de ferrovias, que cortam nove estados brasileiros.

Revista InfraFM

Oportunidades e inovações no World Workplace 2024 da IFMA

Transformando o setor de FM com foco em tecnologia e sustentabilidade

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP