Aeroporto de Salvador estreia tecnologia de reconhecimento facial

[Vitrine Facilities] Solução da Gunnebo passa a ser utilizada no embarque do passageiro; procedimento é 100% automatizado

Quase um ano depois de obter a homologação do e-Gate ImmSec, portão automatizado para o controle de fronteira e áreas de imigração, no Aeroporto de Salvador, na Bahia, a Gunnebo participa, também na capital baiana, do projeto-piloto Embarque +Seguro, iniciativa do governo federal de embarque aéreo com uso de reconhecimento facial. O objetivo é tornar mais eficiente o processo de embarque nos aeroportos e mais seguras as viagens aéreas.

Após a aprovação dos testes, que ocorreram no dia 14 de dezembro com passageiros reais da Gol em Salvador, a tecnologia deverá ser instalada nos principais aeroportos do país, como Brasília e Galeão, no Rio de Janeiro. O projeto é idealizado pelo Ministério da Infraestrutura, através da Secretaria de Aviação Civil (SAC), em parceria com o Serpro, empresa de inteligência em TI do Governo Federal.

Hoje as verificações nos aeroportos são feitas basicamente em duas etapas. Uma, para entrar na área de embarque, em que o passageiro sai com seu cartão, informa o voo e passa pelas máquinas de raio-x. Depois, para entrar na aeronave, um funcionário da empresa aérea verifica o bilhete no portão de embarque e confere o documento de identidade do passageiro.

No Embarque +Seguro as duas entradas serão usadas por máquinas de biometria facial, sem que documentos sejam trocados manualmente. É o sistema da Gunnebo, conhecido como Self Boarding Gate (SBG), que possibilita o reconhecimento biométrico do passageiro no momento do embarque. "Com a nossa tecnologia o procedimento será 100% automatizado, sem qualquer intervenção humana. A autenticação, por sua vez, é realizada pela base do Serpro, que valida ou não os dados do passageiro", diz Marcelo Andrade, gerente de Desenvolvimento de Produtos da Gunnebo. "Além do fim da preocupação sanitária que vivemos com o coronavírus, a biometria facial traz mais agilidade e segurança às operações. Além disso, oferece toda a rastreabilidade do passageiro, da hora em que ele entrou no avião até o momento do desembarque", completa o executivo.

O Embarque +Seguro, além de comprovar a identidade de quem embarca, garantindo mais segurança aos passageiros, vai reduzir o tempo de espera em filas. O viajante poderá ter acesso, futuramente, às informações sobre a saída do voo e a rota mais rápida para chegar até a área de embarque. "Ganham o turista, que é liberado rapidamente com a automatização do processo de entrada e coleta de dados; o aeroporto, que tem passageiros mais satisfeitos e com mais tempo livre para usufruir da estrutura de serviços e compras, e também as autoridades aeroportuárias, que aumentam a segurança com a integração de tecnologia biométrica", afirma Andrade, da Gunnebo.

Fotos: Ulisses Dumas/Argo Imagens


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Operações

Carregamento de veículos elétricos em condomínios divide opiniões

Como equilibrar os custos e as preocupações dos condôminos de forma justa e transparente. Leia artigo exclusivo.

Carreira

Fábio Pace Adamo assume Real Estate Management da Volvo

Com mais de 20 anos de experiência, profissional assume gestão em nível nacional.

Mercado

Soluções de economia de água com o fim do desconto da Sabesp

Tecnologias e estratégias inovadoras tornam sustentável o consumo de água.

Workplace

Pinterest transforma escritório em oportunidade de novos negócios

Daiane Silva, Workplace Manager da multinacional, fala sobre gestão focada em clientes externos e cultura flexível.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Diversidade de ideias no 10º Fórum InfraFM Hospitais & Ambientes de Saúde

Evento abordou sustentabilidade, cases de sucesso, otimização de gestão e outros temas em voga no setor.

Revista InfraFM

Guardiões do movimento

Assegurando o bem-estar dos colaboradores ao longo dos 14 mil quilômetros de ferrovias, que cortam nove estados brasileiros.

Revista InfraFM

Oportunidades e inovações no World Workplace 2024 da IFMA

Transformando o setor de FM com foco em tecnologia e sustentabilidade

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP