Sorteio Nespresso
 

Aeroporto de Salvador estreia tecnologia de reconhecimento facial

[Vitrine Facilities] Solução da Gunnebo passa a ser utilizada no embarque do passageiro; procedimento é 100% automatizado

Quase um ano depois de obter a homologação do e-Gate ImmSec, portão automatizado para o controle de fronteira e áreas de imigração, no Aeroporto de Salvador, na Bahia, a Gunnebo participa, também na capital baiana, do projeto-piloto Embarque +Seguro, iniciativa do governo federal de embarque aéreo com uso de reconhecimento facial. O objetivo é tornar mais eficiente o processo de embarque nos aeroportos e mais seguras as viagens aéreas.

Após a aprovação dos testes, que ocorreram no dia 14 de dezembro com passageiros reais da Gol em Salvador, a tecnologia deverá ser instalada nos principais aeroportos do país, como Brasília e Galeão, no Rio de Janeiro. O projeto é idealizado pelo Ministério da Infraestrutura, através da Secretaria de Aviação Civil (SAC), em parceria com o Serpro, empresa de inteligência em TI do Governo Federal.

Hoje as verificações nos aeroportos são feitas basicamente em duas etapas. Uma, para entrar na área de embarque, em que o passageiro sai com seu cartão, informa o voo e passa pelas máquinas de raio-x. Depois, para entrar na aeronave, um funcionário da empresa aérea verifica o bilhete no portão de embarque e confere o documento de identidade do passageiro.

No Embarque +Seguro as duas entradas serão usadas por máquinas de biometria facial, sem que documentos sejam trocados manualmente. É o sistema da Gunnebo, conhecido como Self Boarding Gate (SBG), que possibilita o reconhecimento biométrico do passageiro no momento do embarque. "Com a nossa tecnologia o procedimento será 100% automatizado, sem qualquer intervenção humana. A autenticação, por sua vez, é realizada pela base do Serpro, que valida ou não os dados do passageiro", diz Marcelo Andrade, gerente de Desenvolvimento de Produtos da Gunnebo. "Além do fim da preocupação sanitária que vivemos com o coronavírus, a biometria facial traz mais agilidade e segurança às operações. Além disso, oferece toda a rastreabilidade do passageiro, da hora em que ele entrou no avião até o momento do desembarque", completa o executivo.

O Embarque +Seguro, além de comprovar a identidade de quem embarca, garantindo mais segurança aos passageiros, vai reduzir o tempo de espera em filas. O viajante poderá ter acesso, futuramente, às informações sobre a saída do voo e a rota mais rápida para chegar até a área de embarque. "Ganham o turista, que é liberado rapidamente com a automatização do processo de entrada e coleta de dados; o aeroporto, que tem passageiros mais satisfeitos e com mais tempo livre para usufruir da estrutura de serviços e compras, e também as autoridades aeroportuárias, que aumentam a segurança com a integração de tecnologia biométrica", afirma Andrade, da Gunnebo.

Fotos: Ulisses Dumas/Argo Imagens


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP