3º Fórum InfraFM Indústrias
 

Estes são os propósitos que você deve adicionar a sua lista de 2021

92% dos executivos consideram que a pandemia fez sua companhia repensar a forma de trabalhar

No início deste ano, todos tínhamos propósitos a cumprir, mas muitas viagens, planos, metas e outras coisas tiveram que ser deixadas em suspenso por causa da pandemia. Inclusive, chegamos a nos perguntar se este seria um ano perdido. A resposta é não. Foi um ano com desafios, mas também muitos aprendizados e experiências, sobretudo com o trabalho remoto e a inovação tecnológica nas empresas. De acordo com um estudo da ServiceNow, 92% dos executivos consideram que a pandemia fez sua companhia repensar a forma de trabalhar, e é por isso que quero compartilhar os propósitos que deveriam estar na lista das empresas e dos altos executivos para 2021.

1. Digitalize sua empresa: Neste ano, nos demos conta de que muitas empresas não estavam preparadas para mandar todos os seus empregados para casa, e as as que tinham tudo digitalizado e armazenado na nuvem foram as primeiras a conseguir adotar o trabalho remoto quase sem nenhum problema.

2. Inove suas ferramentas de trabalho: Este propósito tem muito a ver com o anterior; ter equipamentos portáteis, como laptop e celular, facilita que os empregados possam mudar do escritório para o modo home office sem necessidade de um processo longo de transição.

3. Experiência do cliente: Sem dúvida, neste ano o atendimento digital aos clientes cresceu, e lhes dar uma boa experiência, agora mais do que nunca, ganhou grande relevância. É por isso que resolver os problemas muito antes que os clientes saibam que esses problemas existem ajudará fazer com que a experiência deles melhore; as empresas que investem em tecnologia de experiência do cliente estão mais bem preparadas para continuar resistentes e impulsionar o crescimento hoje em dia [1].

4. Ambiente de trabalho: Fazer com que os funcionários se sintam à vontade e confiantes em todos os momentos ajudará a torná-los produtivos, por isso você pode utilizar plataformas como o Workplace, que conta com o Virtual Agent da ServiceNow e onde os empregados podem solicitar suporte, receber atualizações e se conectar com atendentes ao vivo com um só clique.

5. Retorne com a ajuda da tecnologia: Se um de seus propósitos for retornar ao local de trabalho, você deve se certificar de que isso ocorra com todas as medidas necessárias e com ferramentas digitais, como o Safe Workplace, que lhe ajudem a ter controle de limpeza, monitoramento de uso de escritórios e de inventário, para que seus empregados se sintam seguros [2].

6. Monitore sua força de trabalho: Se aprendemos alguma coisa neste ano, foi que monitorar a saúde de todos é importante. Em 2021, você pode utilizar aplicações como o Emergency Response Operation em qualquer emergência que houver para compartilhar as medidas de saúde com seus funcionários e para monitorar sintomas de alguma doença que tiverem, bem como suas viagens feitas recentemente ou a necessidade de ficarem isolados.

7. Continuidade do negócio apesar dos obstáculos: Sem dúvida, um de seus propósitos deve ser a continuidade de seu negócio e, para fazer isso, é importante conseguir se adaptar às situações, seja digitalizando seus fluxos de trabalho, seja mudando suas ferramentas de TI, seja se aconselhando com consultores profissionais.

8. Torne o trabalho fácil: Muitas vezes, pensamos que, se o trabalho se torna digital, é necessário ter uma pessoa com conhecimento de TI. Mas a realidade é que, se você implementar as ferramentas certas, que sejam tão intuitivas quanto as aplicações que usamos diariamente, todas as ferramentas digitais podem ser usadas por todos, desde o CEO até cada executivo da companhia.

9. Preste atenção em seu setor: Muitas vezes, pensamos que, porque um setor ou área se desenvolve fora de um escritório, não é possível digitalizar o trabalho. Porém, existem plataformas como a ServiceNow que permitem digitalizar inventários, equipes e horários, tudo em seu dispositivo móvel [3].

10. Equilibre sua vida pessoal e profissional: Com o novo esquema de home office, muitas pessoas não têm conseguido estabelecer um equilíbrio. Em 2021, você deve se propor a automatizar os processos mais maçantes para ter uma gestão mais inteligente de suas tarefas e conseguir liberar tempo, a ser dedicado à família, aos amigos e a si mesmo.

11. Busque o crescimento profissional: Durante este ano, nos demos conta de que não é necessário fazer treinamentos presenciais, e sim que, agora, eles podem ser realizadas em qualquer lugar. Por meio de plataformas digitais, você pode oferecer a seus empregados uma capacitação contínua, que lhes permita explorar suas habilidades e aumentar sua produtividade.

12. Não se esqueça de seus parceiros: Crie programas para abordar o fluxo de trabalho específico de certos setores, assim como as necessidades de transformação digital de clientes, para que seus parceiros possam impulsionar a diferenciação, defender sua experiência em determinadas verticais e liberar novas oportunidades de crescimento.

Em 2020, a pandemia nos pegou de surpresa e muitas empresas não estavam prontas para uma crise sanitária dessa magnitude. No entanto, um novo ano vem aí e, com ele, novas metas a serem atingidas para que tanto empregados como executivos e gestores tornem seu trabalho mais produtivo e eficaz e, sobretudo, o façam com muita felicidade e de qualquer lugar. Que 2021 seja bem-vindo!

[1] A  pesquisa global feita pelo ESI ThoughtLab e pela ServiceNow mostrou que 53% das organizações planejam criar experiências de cliente imersivas e personalizadas nos próximos três anos.
[2] O estudo Work Survey, da ServiceNow, revelou que 46% dos empregados não acreditam que sua empresa dará os passos necessários para garantir sua segurança.
[3] Segundo a pesquisa do ESI ThoughtLab e da ServiceNow, quase nove em cada dez empresas de telecomunicações automatizaram a gestão e o atendimento ao cliente, muito acima da média de 61% de outros setores, incluindo finanças, assistência em saúde, indústria e setor público.

Foto: Divulgação


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
6ª Edição INDICADOS INFRA FM 2020

Noite de festa na Hípica Paulista e o destaque no perfil corporativo de 33 empresas das 156 indicadas em 2020 reforçam o valor de facilities services no Brasil

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Cassia e Brita

Mais lidas da semana

Operações

Japan House: de visita da princesa do Japão à conquista de LEED

Bruno Mattedi, supervisor de operações da instituição cultural, compartilha insights sobre desafios do dia a dia e conquista da certificação.

Operações

Quatro iniciativas da Telhanorte Tumelero para reduzir impacto ambiental

Diretora de operações gerais fala sobre programa de sustentabilidade da varejista e impacto do setor de construção no meio ambiente.

UrbanFM

Enel X introduz Zona Sul de SP no mercado de carros elétricos

Novo eletroposto vai de encontro ao crescimento do mercado de veículos sustentáveis no Brasil.

Mercado

De volta ao Brasil, Erika Porcaro retorna a Telelok

Conheça a jornada de coragem, resiliência e inovação da mãe do Noah.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP