Como tornar sua marca pessoal atraente para 2021

A personal branding Érika Gonsales explica o passo a passo para você não cair em armadilhas no ano novo

O ano de 2020 serviu para todo mundo como aprendizado. Mas mais do que isso, é um ano que elevou ainda mais a importância de alguns temas, como - estratégia, planejamento, desenvolvimento e inovação. Muitas pessoas que não se importavam com esses assuntos, passaram, pelo menos, a pensar sobre eles. Principalmente porque muitas delas precisaram desses conceitos e ferramentas para conseguir sair de uma situação, na qual foi pega desprevenida. Esse foi o reflexo da pandemia para milhões de pessoas, pois as consequências vieram e doeram no bolso, através da falta de perspectiva financeira, impactando muito nas carreiras e profissões. Para prevenir futuros imprevistos, é necessário realizar uma revisão, definir sua estratégia e elaborar o plano para o futuro. Para qualquer tipo de situação - pessoal ou profissional - e prazo - curto, médio ou longo.

Confira três passos para entrar 2021 com um ótimo planejamento:

1) Revisão do ano de 2020

Relembre todos os momentos do seu ano por trimestre, mensal, semanal, ou como preferir, e escreva quais fatos e acontecimentos foram os mais importantes. Liste as três maiores realizações - O que você fez para alcançá-las? Quem ajudou você a alcançá-las? Como isso aconteceu?

Em seguida, faça uma lista de seus maiores desafios enfrentados - Quem ou o quê ajudou você a superar esses desafios? O que você aprendeu sobre si mesmo enquanto esperava esses desafios?  Defina o seu ano de 2020 em três palavras.

2) Quem é você e onde deseja chegar?

Quem sou eu - O que você ama fazer? O que as pessoas precisam, de acordo com a sua visão?  Em que você é bom/boa? Pelo o que você pode ser remunerado para fazer? Três coisas que você está pronto (a) para se livrar?

Onde desejo chegar - Complete as frases:

- Em 2021, eu não procrastinarei mais em...

- Em 2021, eu vou extrair mais energia de...

- Meu conselho para eu mesma em 2021 é...

- O ano de 2021 será especial para mim porque...

- Como me vejo em 2021? O que vou realizar?

- Essas pessoas vão me ajudar, caso eu precise de ajuda...

3) Plano para o futuro

Esse é o momento de utilizar todas as informações extraídas dos momentos anteriores e fazer o seu planejamento: O que você precisa desenvolver? Quais são as suas necessidades? Quais são as pessoas que você precisa de ajuda? Que tipo de recurso você precisa (tempo, dinheiro, conhecimento)? O que você pode começar a fazer? Quais serão os pequenos passos que você precisa dar em direção ao seu objetivo maior para o próximo ano?

Um passo importante que você jamais pode deixar de fazer é estabelecer um objetivo, pois sem isso seria a mesma coisa que entrar em um carro desgovernado, e não se planejar, pois mesmo que entre no carro, é preciso saber o caminho a seguir. Portanto, uma vida pessoal e profissional sem destino é a mesma coisa que desperdiçar o nosso precioso tempo de vida. Portanto, assuma o rumo e o controle da sua vida.

Cuidado com as distrações. Caso você esteja focado, sabendo a direção e o rumo a ser tomado, consciente do que é preciso fazer, você dificilmente será abduzido pelas armadilhas do caminho. Por mais que você se deixe levar no começo, vai sentir o distanciamento do seu objetivo e logo volta para o rumo. Além disso, toda a revisão feita do período anterior é também base e alerta para situações semelhantes futuras, ou seja, se aprendeu algo com o que passou, com certeza não repetirá o comportamento no futuro.

É muito comum, em períodos de grande caos, as pessoas se apavorarem e esquecerem daquilo que as mantém firmes na rota. Geralmente, quando nos encontramos nesse tipo de situação, temos a tendência de olhar para fora mudando o nosso foco do interno para o externo. Quando isso acontece, damos mais importância ao outro do que a nós mesmos.

Sendo assim, o que enxergamos é exatamente um mercado saturado, concorrência intensa, sem diferenciação, baixa lucratividade (devido à alta pressão por preços), marcas mal posicionadas e sem estratégia, ações inconsistentes. Um verdadeiro caos. Parece que em uma situação como essa é quase impossível se destacar. Mas com um olhar para dentro, estratégia e planejamento é possível mudar o rumo dessa história. Para isso, você precisa ter claro:

- A sua história, experiência adquirida até o momento

- Seus talentos, conhecimentos e habilidades

- Seus valores inegociáveis

- O seu ponto de excelência - a intersecção dos três pilares: ser apaixonado por algo, ser o melhor nisso e algo que possa te dar retorno financeiro

O mundo mudou e estamos vivendo um "novo normal", ou seja, você deve ficar cada vez mais atento às mudanças no comportamento das pessoas, pois os impactos da COVID-19 foram tão intensos que causaram mudanças drásticas na forma como as pessoas enxergam e lidam com produtos e serviços. Além disso, estar sempre atento aos diversos relatórios e pesquisas de institutos que divulgam informações sobre esse tema (e outros diversos), para que esteja sempre antenado e em posse de informações que possam ser utilizadas ao longo do ano para tomada de decisões.


Érika Gonsales é graduada pela ESPM em administração com ênfase em marketing, especialização em CRM (customer relationship management), pós-graduada em Gestão de Negócios de Marketing e estrategista em personal branding pela FAAP. Ela também é ex-executiva da Nestlé, Unilever, Sadia, Hypermarcas e Coty

Foto: Divulgação

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Operações

Carregamento de veículos elétricos em condomínios divide opiniões

Como equilibrar os custos e as preocupações dos condôminos de forma justa e transparente. Leia artigo exclusivo.

Carreira

Fábio Pace Adamo assume Real Estate Management da Volvo

Com mais de 20 anos de experiência, profissional assume gestão em nível nacional.

Mercado

Soluções de economia de água com o fim do desconto da Sabesp

Tecnologias e estratégias inovadoras tornam sustentável o consumo de água.

Workplace

Pinterest transforma escritório em oportunidade de novos negócios

Daiane Silva, Workplace Manager da multinacional, fala sobre gestão focada em clientes externos e cultura flexível.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Diversidade de ideias no 10º Fórum InfraFM Hospitais & Ambientes de Saúde

Evento abordou sustentabilidade, cases de sucesso, otimização de gestão e outros temas em voga no setor.

Revista InfraFM

Guardiões do movimento

Assegurando o bem-estar dos colaboradores ao longo dos 14 mil quilômetros de ferrovias, que cortam nove estados brasileiros.

Revista InfraFM

Oportunidades e inovações no World Workplace 2024 da IFMA

Transformando o setor de FM com foco em tecnologia e sustentabilidade

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP