Sorteios 11ª Expo
 

Como tornar sua marca pessoal atraente para 2021

A personal branding Érika Gonsales explica o passo a passo para você não cair em armadilhas no ano novo

O ano de 2020 serviu para todo mundo como aprendizado. Mas mais do que isso, é um ano que elevou ainda mais a importância de alguns temas, como - estratégia, planejamento, desenvolvimento e inovação. Muitas pessoas que não se importavam com esses assuntos, passaram, pelo menos, a pensar sobre eles. Principalmente porque muitas delas precisaram desses conceitos e ferramentas para conseguir sair de uma situação, na qual foi pega desprevenida. Esse foi o reflexo da pandemia para milhões de pessoas, pois as consequências vieram e doeram no bolso, através da falta de perspectiva financeira, impactando muito nas carreiras e profissões. Para prevenir futuros imprevistos, é necessário realizar uma revisão, definir sua estratégia e elaborar o plano para o futuro. Para qualquer tipo de situação - pessoal ou profissional - e prazo - curto, médio ou longo.

Confira três passos para entrar 2021 com um ótimo planejamento:

1) Revisão do ano de 2020

Relembre todos os momentos do seu ano por trimestre, mensal, semanal, ou como preferir, e escreva quais fatos e acontecimentos foram os mais importantes. Liste as três maiores realizações - O que você fez para alcançá-las? Quem ajudou você a alcançá-las? Como isso aconteceu?

Em seguida, faça uma lista de seus maiores desafios enfrentados - Quem ou o quê ajudou você a superar esses desafios? O que você aprendeu sobre si mesmo enquanto esperava esses desafios?  Defina o seu ano de 2020 em três palavras.

2) Quem é você e onde deseja chegar?

Quem sou eu - O que você ama fazer? O que as pessoas precisam, de acordo com a sua visão?  Em que você é bom/boa? Pelo o que você pode ser remunerado para fazer? Três coisas que você está pronto (a) para se livrar?

Onde desejo chegar - Complete as frases:

- Em 2021, eu não procrastinarei mais em...

- Em 2021, eu vou extrair mais energia de...

- Meu conselho para eu mesma em 2021 é...

- O ano de 2021 será especial para mim porque...

- Como me vejo em 2021? O que vou realizar?

- Essas pessoas vão me ajudar, caso eu precise de ajuda...

3) Plano para o futuro

Esse é o momento de utilizar todas as informações extraídas dos momentos anteriores e fazer o seu planejamento: O que você precisa desenvolver? Quais são as suas necessidades? Quais são as pessoas que você precisa de ajuda? Que tipo de recurso você precisa (tempo, dinheiro, conhecimento)? O que você pode começar a fazer? Quais serão os pequenos passos que você precisa dar em direção ao seu objetivo maior para o próximo ano?

Um passo importante que você jamais pode deixar de fazer é estabelecer um objetivo, pois sem isso seria a mesma coisa que entrar em um carro desgovernado, e não se planejar, pois mesmo que entre no carro, é preciso saber o caminho a seguir. Portanto, uma vida pessoal e profissional sem destino é a mesma coisa que desperdiçar o nosso precioso tempo de vida. Portanto, assuma o rumo e o controle da sua vida.

Cuidado com as distrações. Caso você esteja focado, sabendo a direção e o rumo a ser tomado, consciente do que é preciso fazer, você dificilmente será abduzido pelas armadilhas do caminho. Por mais que você se deixe levar no começo, vai sentir o distanciamento do seu objetivo e logo volta para o rumo. Além disso, toda a revisão feita do período anterior é também base e alerta para situações semelhantes futuras, ou seja, se aprendeu algo com o que passou, com certeza não repetirá o comportamento no futuro.

É muito comum, em períodos de grande caos, as pessoas se apavorarem e esquecerem daquilo que as mantém firmes na rota. Geralmente, quando nos encontramos nesse tipo de situação, temos a tendência de olhar para fora mudando o nosso foco do interno para o externo. Quando isso acontece, damos mais importância ao outro do que a nós mesmos.

Sendo assim, o que enxergamos é exatamente um mercado saturado, concorrência intensa, sem diferenciação, baixa lucratividade (devido à alta pressão por preços), marcas mal posicionadas e sem estratégia, ações inconsistentes. Um verdadeiro caos. Parece que em uma situação como essa é quase impossível se destacar. Mas com um olhar para dentro, estratégia e planejamento é possível mudar o rumo dessa história. Para isso, você precisa ter claro:

- A sua história, experiência adquirida até o momento

- Seus talentos, conhecimentos e habilidades

- Seus valores inegociáveis

- O seu ponto de excelência - a intersecção dos três pilares: ser apaixonado por algo, ser o melhor nisso e algo que possa te dar retorno financeiro

O mundo mudou e estamos vivendo um "novo normal", ou seja, você deve ficar cada vez mais atento às mudanças no comportamento das pessoas, pois os impactos da COVID-19 foram tão intensos que causaram mudanças drásticas na forma como as pessoas enxergam e lidam com produtos e serviços. Além disso, estar sempre atento aos diversos relatórios e pesquisas de institutos que divulgam informações sobre esse tema (e outros diversos), para que esteja sempre antenado e em posse de informações que possam ser utilizadas ao longo do ano para tomada de decisões.


Érika Gonsales é graduada pela ESPM em administração com ênfase em marketing, especialização em CRM (customer relationship management), pós-graduada em Gestão de Negócios de Marketing e estrategista em personal branding pela FAAP. Ela também é ex-executiva da Nestlé, Unilever, Sadia, Hypermarcas e Coty

Foto: Divulgação

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP