Estresse, o grande vilão da pandemia

Atitudes positivas podem ajudar a minimizar ou resolver o problema

Nestes quase oito meses de pandemia no Brasil, as preocupações tomam a maior parte do nosso tempo e nossos pensamentos. Além do distanciamento social, que nos afasta de amigos e familiares, e a insegurança quanto à própria saúde, a maioria dos brasileiros tem que lidar com incertezas em relação ao futuro, como o emprego, a economia e a educação das crianças. Tudo isto coloca o nosso corpo em constante estado de alerta.

No entanto, no atual estágio de evolução do ser humano, o estado de alerta não é mais uma necessidade de sobrevivência, como nos tempos primitivos. O corpo não está preparado para isso. Hoje, situações assim são consideradas um problema com nome e sobrenome: estresse crônico.

A medicina moderna mostra que o estado de alerta gera uma alteração do eixo hipotálamo-hipófise-glândula, o que leva a alterações em todo o sistema hormonal. Isso pode ser o ponto inicial de doenças crônicas tais como diabetes, doenças cardiovasculares e doenças autoimunes, entre outras.

Internamente, há uma grande luta para lidar com esta situação e tentar diminuir cada vez mais o impacto deste mal. Para melhorar humor, nosso corpo possui um neurotransmissor chamado serotonina. Ele tem grande impacto sobre a qualidade de vida e o prazer. A boa notícia é que podemos tomar atitudes para aumentar a serotonina de forma natural, como praticar exercícios físicos, tomar sol, ingerir alimentos anti-inflamatórios como o abacate, o brócolis, a beterraba e oleaginosas, e outros ricos em triptofano, um aminoácido precursor da síntese de serotonina, encontrado no cacau, na banana e nos peixes.

Muitas vezes, o estresse leva também a transtornos de ansiedade e de humor, e para tal, sempre devemos avaliar se não há alguma alteração hormonal, como as de adrenal, que levam ao hiperortisolismo, e de tireoide, que causam hipertireoidismo e hipotireoidismo). Há ainda problemas relacionados ao excesso de ingestão de açúcares, como o hiperinsulinismo e resistência insulínica, e a falta ou diminuição de estrogênio e progesterona, sobretudo em mulheres na perimenopausa e menopausa.

Cabe ao endocrinologista uma avaliação detalhada, em que o especialista irá correlacionar queixas e sinais a eventuais patologias hormonais a serem tratadas. Mas ele não é o único. A saúde mental está em alta e não é mais considerada uma questão secundária, portanto saiba que nunca é tarde para buscar ajuda de um psiquiatra ou terapeuta, além de outras formas de encontrar o equilíbrio emocional.

Afinal, todos esses sintomas acabam por minar a saúde de forma geral, criando pontos fracos e portas de entradas para doenças mais graves, como a Covid-19. E o estresse anda de mãos dadas com ela.

Dr. Ricardo Rienzo, endocrinologista do Hospital Santa Catarina (SP)

​Foto: Divulgação


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Operações

Carregamento de veículos elétricos em condomínios divide opiniões

Como equilibrar os custos e as preocupações dos condôminos de forma justa e transparente. Leia artigo exclusivo.

Carreira

Fábio Pace Adamo assume Real Estate Management da Volvo

Com mais de 20 anos de experiência, profissional assume gestão em nível nacional.

Mercado

Soluções de economia de água com o fim do desconto da Sabesp

Tecnologias e estratégias inovadoras tornam sustentável o consumo de água.

Workplace

Pinterest transforma escritório em oportunidade de novos negócios

Daiane Silva, Workplace Manager da multinacional, fala sobre gestão focada em clientes externos e cultura flexível.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Diversidade de ideias no 10º Fórum InfraFM Hospitais & Ambientes de Saúde

Evento abordou sustentabilidade, cases de sucesso, otimização de gestão e outros temas em voga no setor.

Revista InfraFM

Guardiões do movimento

Assegurando o bem-estar dos colaboradores ao longo dos 14 mil quilômetros de ferrovias, que cortam nove estados brasileiros.

Revista InfraFM

Oportunidades e inovações no World Workplace 2024 da IFMA

Transformando o setor de FM com foco em tecnologia e sustentabilidade

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP